Categorias
Ano a ano

1984: Liderança com o carnaval e início da produção dramatúrgica

Líder no carnaval

Logotipo do FMTV
Logotipo do FMTV

Em seu segundo ano de vida, a estratégia de uma programação para as classes A e B ainda estava de pé. A emissora inicia o ano lançando, no dia 23 de janeiro, o FMTV, o primeiro programa de videoclipes do Brasil, revelando como apresentadores João Kleber, e mais tarde, Patrícia Pilar. Ia ao ar diariamente, das 19 às 19h30, e aos sábados a partir das 18h30.

Folheto do carnaval 1984
Folheto do carnaval 1984

Em fevereiro a Rede Manchete transmitiu com exclusividade o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, inaugurando o sambódromo da Marquês de Sapucaí. A já reconhecidamente completa cobertura das revistas do Grupo Bloch acabou se repetindo de forma positiva na TV, que contava, naquela época, com modernos equipamentos que em muito auxiliaram na transmissão. A emissora liderou a audiência, ficando acima dos 30 pontos percentuais.

Surgia também neste ano, o Jornal da Manchete Edição da Tarde, de segunda à sexta às 12h30.

Em junho a emissora estreou suas transmissões esportivas com a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles. As transmissões tiveram a participação de Paulo Stein, apresentador da "Manchete Esportiva", que foi praticamente um dos fundadores da emissora.

Ainda em 1984, surgiu a idéia de se produzir uma minissérie. A paixão pela retratação histórica de seus diretores, levou a emissora e seus até então inexperientes funcionários em dramaturgia, a produzir , naquele ano, a minissérie Marquesa de Santos. Protagonizada por Maitê Proença, a trama estreou em 21 de agosto do mesmo ano e atingiu um audiência média de 7 pontos, colocando a emissora em terceiro lugar no horário. Nesse embalo, a rede produziu ainda mais duas minisséries: Santa Marta Fabril e Tudo em Cima.

Marquesa de Santos

De 21 de agosto a 5 de outubro de 1984, diariamente as 21h15
Escrita por Wilson Aguiar Filho
Colaboracao de Carlos Heitor Cony
Baseada no livro de Paulo Setubal
Direcao de Ary Coslov
Protagonizada por Maite Proenca e Gracindo Jr.
Registrou media de 7 pontos, colocando a Manchete em terceiro lugar.
Foi reprisada cinco vezes.

Veja videos, fotos e saiba mais sobre “A Marquesa de Santos” »

No cenário político, começava por todo o país o movimento das Diretas Já. Dentre todas as emissoras de TV, A Manchete foi a que dedicou mais horas da programação para a cobertura dos comícios e passeatas, superando muito a atuação de suas concorrentes, nesse que foi um dos mais importantes acontecimentos políticos durante a existência da emissora.

Por Diogo Montano, em 24/09/1999

tudo sobre

Horários da Programação

Grade de Programação de 1984

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado