A reabertura da linha de shows melhorou as condições da emissora. Tanto que, no dia 26 de abril de 1989, estreava um outro humorístico apresentado por Agildo Ribeiro. O "Cabaré do Barata " foi uma verdadeira inovação em programas humorísticos, pois contava com a participação de bonecos que viviam os principais personagens de nossa política numa época conturbada de nosso país.

Jornal da Manchete – 1989
Em agosto de 1989, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo (até então apresentando o Jornal da Globo) foram contratados para ancorar o Jornal da Manchete, substituindo Ronaldo Rosas e Carlos Bianchinni. Essa época de ouro da Manchete, caracterizada com novelas de sucesso e infantis vice-líderes, também se caracterizou por um show de jornalismo. A Rede Manchete, que até então se destacava nesse departamento, abriu ainda maior distância em relação à concorrência. O jornalismo era ousado, inovador e independente. Os repórteres chegavam antes e davam seguidos furos de reportagens. A inovação fazia escola na TV. Nesssa época, a Manchete já suspendia a programação para exibir initerruptamente qualquer acontecimento importante no país. O Jornal da Manchete era ágil, tinha correspondentes espalhados pelo mundo, e trazia a data e imagens do dia integradas à abertura. Leila e Eliakim se consagraram como o Casal 20 do telejornalismo.
O casal 20 do telejornalismo, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, são contratados por Adopho Bloch para a reformulação do Jornal da Manchete. Os âncoras deixaram a Rede Globo, onde apresentavam o Jornal da Globo, e se mudaram para a Manchete. O casal assumiu a bancada do Jornal da Manchete Primeira Edição, e também ancoraram a cobertura das eleições de 89, a primeira direta para presidente após a reabertura poítica.
Em agosto entra no ar o polêmico "Documento Especial, Televisão Verdade", que revolucionou a maneira de se fazer documentários na TV brasileira, abordando as matérias de forma sensacionalista. O programa ia ao ar semanalmente, apresentado por Roberto Maia, com direção de Nelson Roinnef .
Em meio a todos esses sucessos, a música africana ganhava destaque com a série African Pop, exibida em cinco programas na faixa das 22:20. Co-produzido com a produtora independente Meta-vídeo, propriedade de Roberto Feith, custou cerca de 420 mil dólares.
Entrou no ar ainda o Cometa Alegria, programa infantil apresentado por Cinthya Raquel e Patrick de Oliveira das 9h as 12h, com os mesmos desenhos e seriados apresetados no Clube. Nessa época, movida pela febre dos seriados japoneses, o programa contava com a participação do Mestre Kim, que ensinava todos os dias um novo golpe de tae-kwon-do.
Ainda neste ano, Angélica estreava à frente de uma nova atração. Dirigido ao publico jovem, o "Milk Shake" agitava as tardes de sábado com muitos jogos e musicais, registrando bons índices de audiência.