Vinheta Manchete Logo 1994

1994: Cavaleiros do Zodíaco agitam ano de austeridade

Foco em programas com bom potencial de faturamento e baixos custos são a tônica de 1994. A audiência ainda não era o principal objetivo. A exclusiva Copa do Brasil e a boa surpresa “Cavaleiros do Zodíaco” garantiram bons índices de audiência.

O primeiro ano de gestão 100% Bloch após a retomada seria marcado pelo forte controle dos gastos e apostas em programas que aliariam baixo custo com potencial comercial. O objetivo era fazer receita, evitar loucuras, e ajudar a reconquistar credibilidade da TV Manchete. A emissora voltou a se posicionar como – na época de sua estreia – uma TV de qualidade.

Vinheta Manchete Logo 1994
Vinheta Manchete Logo 1994

Qualidade em primeiro lugar!

slogan da emissora em 1994: volta no tempo.

Novidades da Programação 1994

Novela independente

Apesar de não contar com orçamento para a produção de novelas no ano, a Manchete manteve a tradição de oferecer ao público uma novela inédita. Graças a um arranjo inovador para a época, lançou 74.5 Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus.

Protagonizada por Letícia Sabatella e Ângelo Antônio, e gravada em Búzios,  foi a segunda novela feita por uma produtora independente no país. A audiência foi de cerca de 5 pontos, que não era ruim para uma novela de baixos custos. Sofreu duas trocas de horário devido à Copa do Mundo, e trocas de autores e diretores durante o desenrolar da trama.

Às 19hs, ainda em 94, com o fim de “74.5”, estreou a produção argentina “Além do Horizonte“. Os resultados iniciais foram acima do esperado: a novela registrou audiência de 5 pontos.

A série “Incrível, Fantástico, Extraordinário“, outra obra dramatúrgica inédita naquele ano, foi a única produção dramatúrgica feita pela própria emissora. O seriado era exibido semanalmente, às quartas, com episódios autocontidos (as histórias não eram interligadas entre episódios). A cada semana era contada uma história diferente, mas mantendo o suspense como “pano de fundo”. Marcos Schetmann era o diretor de dramaturgia naquela época’.

Câmera Manchete

Logo do Câmera Manche em 1994/95te
Logo do Câmera Manche em 1994/95te

Em setembro de 1994, estreou o Câmera Manchete, um jornalístico semanal de reportagens, cujo estilo não figurava na grade da emissora desde a extinção do Documento Verdade, no início do ano anterior. Ronaldo Rosas foi o escolhido para apresentá-lo. O programa mostrava reportagens de três temas distintos. Era exibido às quartas-feiras, logo após o Jornal da Manchete.

Heróis da audiência

Mesmo sem grandes ambições de audiência em 1994, o anime Cavaleiros do Zodíaco” surpreendeu, se tornando rapidamente a nova mania nacional entre crianças e adolescentes. Logo no primeiro mês, levantou a TV Manchete São Paulo de 3 para sete pontos no Ibope. Chegou a registrar médias de 14 pontos em cada uma de suas duas exibições diárias em capitais como o Rio de Janeiro.

O anime acelerou o processo de re-popularização da Manchete, que aconteceria mais fortemente a partir do ano seguinte. A série nipônica era levada ao ar pela manhã, dentro do Dudalegria, às10h15. Mais tarde, às 18h15, ainda dentro do Clube da Criança, o episódio era reprisado.

O Clube da Criança, meses antes da estreia dos Cavaleiros, já tinha sido reformulado, devido à troca da atriz Milla Christie pela então Miss Brasil Patrícia Nogueira.

A Grande Jogada

A Manchete exibiu com exclusividade a Fórmula Indy e a Copa do Brasil. Criou a faixa “A Grande Jogada” aos sábados e domingos, com programas e eventos esportivos.

A TV Sport era a produtora responsável pelas transmissões esportivas, exibindo campeonatos de futebol estrangeiros como o Campeonato Italiano, seções de luta livre, boxe, telecatch,  Fórmula 3, Fórmula DTM, além da Copa do Brasil e Indy. 

A maioria das transmissões eram narradas por Osmar Santos e Oscar Ulysses, com comentários de Silvio Lancelotti, todos contratados pela TV Sport. A dupla Paulo Stein e Marcio Guedes – da Manchete/RJ – entravam no rodízio nos jogos da Copa do Brasil.

A faixa, que claramente fazia frente Show do Esporte, da Band, ressuscitou o lendário Canal 100, cine documentário que nas décadas de 60 e 70 eram exibidos nas salas de cinema antes do início dos filmes. O Canal 100, dentro de A Grande Jogada, foi o primeiro programa de TV apresentado por Milton Neves.

Cinema todos os dias

À tarde, Anna Bentes Bloch literalmente “colocava a mão na massa”. A então esposa de Adolpho Bloch estreou à frente de “Os Médicos“, um programa de entrevistas com especialistas em saúde e profissionais da medicina. Os convidados esclareciam dúvidas dos telespectadores, que participavam por fax e telefone. Foi um spin-off do Bate Boca, que Solange Bastos apresentava desde o ano anterior, passando a sucedê-lo diariamente, das 14h30 às 15h30.

Nessa mesma época, de segunda à sexta após o Jornal da Manchete, a emissora exibia uma sessão de cinema por dia, o Cine Manchete, quando não havia jogos da Copa do Brasil nem do Campeonato Paulista: Primeira Classe(seg), Sessão Faroeste/Terça Especial(ter), Sala Vip(qua), Sessão Extra(qui) e Cine Suspense/Sexta Máxima(filmes picantes)(sex). Sem títulos inéditos, as sessões traziam filmes para todos os gostos e premiadas produções do cinema mundial.

Pelo fato do grupo IBF não ter pago as parcelas dos direitos de transmissão, a emissora deixou de exibir a Copa do Mundo de Futebol, mas garantiu o Desfile das Escolas de Samba do Rio.

Fazendo caixa

A produtora Telemil invadiu a tela da emissora com atrações que tinham como finalidade vender os produtos milagrosos do Grupo Imagem. Via compra de horário, dois programas femininos foram lançados, que na realidade não passavam de comerciais disfarçados: o Momento Mulher, diariamente às 11h, emulava a volta do Mulher 90. Já o Papo Sério. anunciado como programa de entrevistas, apresentado pela veterana Lolita Rodrigues, era exibido às 16h. Ambos tinham uma hora de duração, durante o qual eram exibidas televendas, intercaladas com pílulas do que deveriam ser seus conteúdos.

Logo do Momento Mulher, 1994/95
Logo do Momento Mulher, 1994/95

Programas de entrevistas baratos, mas que pudessem trazer prestígio e patrocinadores, também foram a tônica do ano. Como exemplos, tinha o Dose Dupla, com Bob Coutinho, o Jogo do Poder (do Carlos Chagas), e o Gente de Expressão. Mas o faturamento e a confiança do mercado de anunciantes só viriam com mais força ao longo de 1995.

Além disso, a direção da emissora estava convencida que uma superprodução na dramaturgia era a o melhor caminho ara reconquistar prestígio, faturamento e levantar a grade. Por isso começou a conceber a adaptação para a TV de “Tocaia Grande”, obra literária de Jorge Amado. Acreditava-se que, com essa história, a Manchete reconquistaria seu lugar de destaque na TV.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.