1994: Sem altas apostas, Cavaleiros surpreendem

Foco em programas com bom potencial de faturamento e baixos custos são a tônica de 1994. A audiência ainda não era o principal objetivo. A exclusiva Copa do Brasil e a boa surpresa “Cavaleiros do Zodíaco” garantiram bons índices de audiência.

O primeiro ano de gestão 100% Bloch após a retomada começaria com forte controle de gastos e aposta em programas de baixo custo, mas com potencial comercial. O objetivo era ganhar dinheiro, evitar loucuras e ajudar a reconquistar credibilidade. A emissora voltou a se posicionar como na época de sua estreia: TV de qualidade.

Índice

  1. Teve novelas…
  2. Câmera Manchete
  3. Heróis da audiência
  4. A Grande Jogada
  5. Mais atrações
  6. Fazendo caixa
Vinheta Manchete Logo 1994
Vinheta Manchete Logo 1994

Qualidade em primeiro lugar!

slogan da emissora em 1994: volta no tempo.

Novidades da Programação 1994

Teve novelas…

Apesar de ser um ano sem orçamento para a produção de , a Manchete não ficaria sem exibir uma obra inédita para seu público. Graças a um arranjo inovador para a época, lançou 74.5 Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus.

Protagonizada por Letícia Sabatella e Ângelo Antônio e gravada em Búzios,  foi a primeira novela feita por uma produtora independente no país. A audiência foi de cerca de 5 pontos, que não era ruim para uma novela de orçamento reduzido. Sofreu duas trocas de horário devido à Copa do Mundo, e trocas de autores e diretores no desenrolar da trama.

Às 19hs, ainda em 94, com o fim de “Uma onda no ar”, entrou a produção argentina “Além do Horizonte“. Os resultados iniciais foram acima do esperado: a novela registrou audiência de 5 pontos.

A série “Incrível, Fantástico, Extraordinário” foi a única produção dramatúrgica feita pela própria emissora. Em cada episódio era contado uma diferente, mas que tinha sempre muito suspense como “pano de fundo”.

Câmera Manchete

Logo do Câmera Manche em 1994/95te
Logo do Câmera Manche em 1994/95te

Em setembro de 1994, estreou o , um jornalístico semanal de grandes reportagens, cujo estilo faltava na grade da emissora desde a extinção do Documento Verdade, no início do ano anterior. Ronaldo Rosas foi escolhido para apresentá-lo. O programa mostrava três reportagens, de temas distintos. Era exibido às quartas-feiras, logo após o .

Heróis da audiência

Mesmo sem grandes pretensões em audiência, o anime Cavaleiros do Zodíaco” surpreendeu, se tornando rapidamente a nova mania nacional de crianças e adolescentes. Dava médias de 14 pontos em cada uma de suas duas exibições diárias. No primeiro mês, dobrou a audiência em São Paulo.

O anime adiantou o processo de repopularização da Manchete, que aconteceria mais fortemente a partir do ano seguinte. A série ia ao ar pela manhã, dentro do Dudalegria, por volta das 10h15. Era reprisada à tarde, dentro do Clube da Criança.

O , antes mesmo da estreia dos Cavaleiros em setembro, já contava com nova apresentadora. Saiu Milla Christie e entrou Patrícia Nogueira, ex Miss Brasil.

A Grande Jogada

Também exibiu com exclusividade a Fórmula Indy e a Copa do Brasil. Criou a faixa “A Grande Jogada” aos sábados e domingos, com programas e eventos esportivos. A TV Sport era a produtora responsável pelas transmissões esportivas, exibindo campeonatos de futebol estrangeiros, seções de luta livre, boxe, tele catch,  Fórmula 3, além da Copa do Brasil e Indy. 

A faixa, que claramente fazia frente Show do Esporte, da Band, ressuscitou o lendário Canal 100, cine documentário que nas décadas de 60 e 70 eram exibidos nas salas de cinema antes do início dos filmes. Foi o primeiro programa de TV apresentado por Milton Neves.

Mais atrações

À tarde, Anna Bentes Bloch literalmente “colocava a mão na massa”. A então esposa de Adolpho Bloch estreou à frente de ““, um programa de entrevistas com especialistas em saúde e profissionais da medicina. Os convidados esclareciam dúvidas dos telespectadores, que participavam por fax e telefone. Foi um spin-off do , que Solange Bastos apresentava desde o ano anterior, passando a sucedê-lo diariamente, das 14h30 às 15h30.

Nessa mesma época, de segunda à sexta após o Jornal da Manchete, a emissora exibia uma sessão de cinema por dia, quando não havia jogos da Copa do Brasil nem do Campeonato Paulista: Primeira Classe(seg), Sessão Faroeste/Terça Especial(ter), Sala Vip(qua), Sessão Extra(qui) e Cine Suspense/Sexta Máxima(filmes picantes)(sex). Sem títulos inéditos, as sessões traziam filmes para todos os gostos e premiadas produções do cinema mundial.

Pelo fato do grupo IBF não ter pago as parcelas dos direitos de transmissão, a emissora deixou de exibir a Copa do Mundo de Futebol, mas garantiu o Desfile das Escolas de Samba do Rio.

Fazendo caixa

A produtora Telemil invadiu a tela da emissora com atrações que tinham como finalidade vender produtos milagrosos. Via compra de horário, foram lançados dois programas que na realidade eram grandes propagandas disfarçadas: o Momento Mulher, diariamente às 11h; e Papo Sério, teoricamente um programa de entrevistas apresentado por Lolita Rodrigues, às 16h. Ambos tinham uma hora de duração cada, e tinham mais merchandisings que minutos de produção.

Programas de entrevistas, que custavam pouco, mas traziam prestígio e patrocínios, também foram a tônica do ano. Mas o faturamento e a confiança do mercado de anunciantes só se consolidariam a partir do ano seguinte.

Além disso, a direção da emissora estava convencida que uma superprodução da dramaturgia era o caminho para reconquistar prestígio, faturamento e levantar a grade. Por isso começou a conceber a adaptação para a TV de “”, livro escrito por Jorge Amado. Acreditava-se que com essa história, a Manchete reconquistaria seu lugar de destaque na TV.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.

leia também