1986: Sucesso de Dona Beija coroa dramaturgia da Manchete

O ano começa com grande desfalque na programação infantil após a saída de Xuxa, mas, com Dona Beija, a emissora consegue a repercussão que vinha buscando com suas novelas.

O ano teve bons resultados. Programas idealizados no ano anterior que ainda faltavam estrear, se somaram à primeira e elogiada Copa da Manchete, e ao primeiro sucesso nas . Embora tenha começado sem Xuxa, teve novidades que ficaram na .

A emissora entrou pelo ano de 1986 com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares. Adolpho Bloch dizia que a televisão não estava dando lucro, mas estava ficando boa. E também que, por causa dos juros, sofria mais que “mulher da vida”.

Neste post

a televisão não está dando lucro, mas está ficando boa… por causa dos juros da dívida, sofro mais que mulher da vida

Adolpho Bloch, sobre a dívida de 23 milhões de dólares, em 1986

Estreias para a classe C

No começo do ano, estrearam atrações que estavam em desenvolvimento desde o ano anterior, no movimento de agradar aos telespectadores de todas as classes.

Clô Para os Íntimos

Clodovil estreou, em fevereiro, o ““, seu programa solo esperado desde o ano anterior. Na atração, o estilista entrevistava pessoas famosas, diariamente, às 19h. Em julho, com a chegada do programa de Lucinha Lins para o horário do antigo , Clô mudou para as 13h.

Após Clodovil, às 14h, estreava a faixa de reprises da dramaturgia batizada como “Romance da Tarde“. Às 15h começava o Cine Ação, com enlatados. Nesta mexida, acabaram o e o De Mulher para Mulher.

Costinha na Manchete
Costinha na Manchete

Aperte o Cinto

Costinha estreou o semanal Aperte o Cinto no dia 7 de março, uma sexta-feira, às 22h20. O programa foi o primeiro humorístico da Manchete, e contava também com a participação de Mario Tupinambá, Zé Vasconcellos, José Santa Cruz, Murilo Amorim e Carlos Leite. Scarlet Moon, apresentadora do Mulher de Hoje, completou o time, em sua estreia em atrações do gênero. O formato era conhecido: uma coleção de esquetes curtas, com personagens fixos ou não, como os clássicos Chico Anysio Show, Praça da Alegria, e tantos outros.

Domingo de Graça - Costinha na Manchete

Alô, alô e tchau!

Em maio, Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues estraram “Alô Pepa, alô Dolla“, programa diário de games com a participação do público pelo telefone e distribuição de prêmios. Ia ao ar às 17h50, e tinha uma hora de duração. Em junho, pouco mais de um mês após estrear, o programa desapareceu da grade devido a baixa audiência.

Dona Beija

Em abril, a emissora estreava a superprodução Dona Beija, protagonizada por Maitê Proença, registrando médias de 15 pontos de audiência. Regada a cenas sensuais , a história de Ana jacinta de São José foi o primeiro grande sucesso da Manchete na sua jornada dramatúrgica, e repercutiu no país.

A feiticeira do Araxá

entrou no ar em agosto de 1986. Baseada na Obra de Agripa Vasconcelos, foi adaptada por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano.

A novela teve 89 capítulos e um gasto total de 160 milhões de dólares. Protagonizada por Maite Proenca e Gracindo Jr., abusou das belezas naturais da região do Araxá, e também de sua própria protagonista.

Foi o primeiro Grande sucesso da Manchete na área de dramaturgia. Atingiu medias de 15 pontos de audiência, garantindo o segundo lugar.

Linha de shows

A linha de shows, a faixa horária após a novela principal (Dona Beija, , Antonio Maria, …), às 22h20 de segunda a sábado, estava assim:

  • Segundas:
  • Terças: Especial Musical / Terça Especial (filmes) / Terra Mágica(série documental) / Debate eleitoral
  • Quartas:
  • Quintas: Miele e Cia (show com Miele)
  • Sextas: Aperte o Cinto (Humorístico de Costinha)
  • Sábados: Primeira Classe (sessão de filmes)

Copa Total

Em julho, a Manchete transmitiria um dos maiores espetáculos do mundo: A Copa do Mundo do México. Para isso, não poupou esforços e prometeu o maior número de horas de transmissões. Boletins diários anteriores ao período da copa e uma programação especial foram levados ao ar durante o evento, grande parte com a apresentação de Paulo Stein. Foram até 17h diárias direto do México.

Imagem de Ano a ano da Rede Manchete -
Copa Total: Logo da cobertura da Copa do Mundo pela Manchete

A cobertura contou também com o craque João Saldanha, contratado da Globo para ser comentarista de futebol. Saldanha chegou em abril e estreou na Manchete no amistoso Brasil x Alemanha Oriental, em abril de 1986.

João Saldanha com o microfone da Manchete - Abril de 1986
O ex-tecnico da seleção brasileira e comentarista estreou no amistoso Brasil x Alemanha Oriental, em abril de 1986

Simony e Lucinha Lins: novos infantis

Em 86, houve uma grande mudança na grade de programas . Xuxa foi contratada logo no início de janeiro pela TV Globo. Para compensar a perda, a Manchete resolveu extinguir o Clube da Criança e a Sessão Animada (sessão de desenhos matinal que substituiu o Circo Alegre, extinto em 1985) e substituí-los por duas novas atrações:

Dia 24 de novembro, às 9 da manhã, estreou “A Nave da Fantasia”, comandado por Simony, ex-Balão Mágico. A jovem apresentadora foi tirada da Globo em resposta à ida de Xuxa. A proposta era bem parecida com a atração Global, inclusive os nomes eram sinônimos.

Imagem 3 de Ano a ano da Rede Manchete - 3
Anúncio do programa A Nave da Fantasia, com Simony, em 1986

Em agosto de 86, no principal horário infantil, às 16h, substituindo o Clube da Criança(que até aquele momento exibia desenhos sem apresentadora), entrou no ar o “Lupu Limpim Claplá Topô”, com Lucinha Lins e Claudio Tovar. Seguia um formato de teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais variados contos infantis. Tinha índices altos em São Paulo, e foi sucesso de crítica.

Imagem 5 de Ano a ano da Rede Manchete - 5

Lupu Limpim Claplá Topô

Em parceria com Cláudio Tovar, seu segundo marido, Lucinha Lins vinha produzindo infantis pelo país, como Sapatinho de Cristal, Simbad de Bagdá e Caixa de Brinquedos. O sucesso desses espetáculos foi tanto, que abriu as portas para o casal criar e apresentar o Lupu Limpim Clapla Topo, substituindo Xuxa nas tardes da Manchete.

O programa mesclava as performances do casal com desenhos animados e permaneceu no ar até o final de 1987

Em setembro, greves eclodiram em empresas públicas e privadas por todo o país devido ao congelamento de preços imposto pelo governo federal. Os funcionários da Manchete também cruzaram os braços reivindicando correção dos salários. A greve não impediu que a emissora continuasse funcionando e a questão foi solucionada dias depois.

Amazônia em Manchete

A TV Ajuricaba se afiliou à Rede Manchete, levando o sinal da emissora para a Grande Manaus, no Amazonas.

.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.

leia também