Categorias
Ano a ano

1997: Mandacaru estreia, mas não mantém a audiência de Xica

Sertão da Manchete

Vinheta de 14 anos

A emissora entrou pelo ano de 1997 sustentada no sucesso de Xica da Silva. Para se ter uma idéia, na época da novela, o "Jornal da Manchete" registrava uma média entre 08 e 09 pontos. Além de sustentáculo para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos investimentos. Sendo assim, as novidades vieram rápido.


Entre as novas atrações, estreva Mistério, apresentado por Walter Avancinni, que passaria a revezar com o Câmera Manchete nas noites de quarta. O propósito era mostrar fenômenos paranormais ressucitando a velha fórmula do "Acredite se Quiser", também apresentado pela rede no final da década de 80.

O semanal "Na Rota do Crime" ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração apresentada por Florestan Fernandes. Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do "Jornal da Manchete" com Márcia Peltier. Essa úlitma alteração, no entanto, durou pouco tempo. Embora a audiência do jornal estivesse em alta, a emissora tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.


Após seu bom desempenho como especial de final de ano, "Mexe Brasil", tornou-se semanal. Inspirado no especial "Samba Brasil", estreou nas noites de sábado.


Chamada de estréia de Mandacaru

Em 19 de agosto, com o fim de "Xica da Silva", entarava no ar "Mandacaru", baseada na história do cangaço. A novela não repetiu o sucesso da anterior, ficando presa à média de 8 pontos de audiência. Ainda em agosto, no dia 23, Sula Miranda estreiou o musical "Sula Miranda Show", nas noites de sábado. O "Mexe Brasil", por sua vez, foi transferido para as noites de quinta-feira.

Nas tardes de domingo, em parceria com a "TV Ômega", de Amílcare Dalewwo, uma nova proposta surgia. A emissora trazia de volta Jota Silvestre, juntamente com Marcelo Augusto, Thunderbird e as criaças Luís Fernando e Isabella no comando do Domingo Millionário. Com muitos jogos e brinacadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo de 1 milhão de reais, além do sorteio de vários carros, entre os participantes que telefonassem a partir do sistema "0900". Jota Silvestre trouxe de volta seu velho sucesso, o quadro "O céu é o Limite". Mais tarde, Sérgio Reis entrava no "Domingo" apresentado o campestre "Sérgio Reis do Tamanho do Brasil".


Ainda em 97 a emissora lançava a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da nova versão do "Clube da Criança", exibido às 18h, com apenas meia hora de duração.


Para as tardes, a emissora trouxe o feminino "Mulher de Hoje", comandado por Beth Russo, que mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas. O programa ia ao ar das 15h às 17h.

Por Diogo Montano, em 24/09/1999

Horários da Programação

Grade de Programação de 1997

Grade de Programação de 1983