Categorias
Ano a ano

1988: Jayme Monjardim chega na Manchete, e o sucesso de Jaspion

Jaspion

A emissora entrou pelo ano de 1988 com uma dívida que beirava os US$ 34 milhões. Mesmo com essa crítica situação, Adolpho Bloch reinvestiu em novos projetos e, já em agosto, a linha de shows era reativada. Foram ao todo 19 programas que estrearam, entre eles o humorístico "Cadeira do Barbeiro" com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e a telenovela policialesca Olho por Olho. Ainda nesse mesmo ano, em julho, a Manchete transmitia as Olimpíadas de Seul.

Esquadrão Relâmpago Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman

Em fevereiro estreou o seriado japonês Jaspion, do gênero tokusatsu, que vinha sendo produzido aos lotes em seu país de origem. O formato, repleto de cenas de ação centradas na figura de um ou mais super-heróis, perduraria pelos anos posteriores, trazendo uma série de outros programas do mesmo gênero. A série fez enorme sucesso na Manchete, incentivando a emissora a lançar ainda no mesmo ano Changeman, do mesmo gênero, que alcançou ainda maiores índices de audiência e virou mania entre a garotada. Os programas eram exibidos pela manhã e reprisados no final da tarde, dentro do Clube da Criança.

Em junho a Manchete já poderia ser vendida, total ou parcialmente, de acordo com a Lei das comunicações. Adolpho Bloch começara a sondar possíveis sócios para a TV já em 1987, propondo a cessão de 40% da empresa, mantendo portanto, o controle acionário. Interessados como os grupos Odebrecht, Paranapanema, a mexicana Televisa e a norte-americana Viacom, e depois Orestes Quercia se negociaram até 1988, mas no final, nada se concretizou.

Em junho Wilson Cunha estreava o Cinemania, direcionado aos amantes da sétima arte. O programa ia ao ar aos sábados, e trazia grande prestígio a emissora.

Na dramaturgia, a novela Carmem chegava ao final, mas sua substituta ainda não estava pronta. A emissora resolveu então reprisar Dona Beija, cuja campanha de relançamento teria irritado a atriz Maitê Proença pelo forte apelo sensual. A atriz deixou a Manchete, depois de 3 anos trabalhando no canal. Já José Wilker, por discordar da linha administrativa das empresas Bloch em superprivilegiar suas revistas em relação à TV, deixa a emissora. Além de Wilker e Proença, Rubens Furtado, até então diretor geral, troca a Manchete pela Bandeirantes.

Jayme Monjardim é contratado para a Direção Artística
Jayme Monjardim é contratado para a Direção Artística

Com a saída de Wilker e Furtado, Jayme Monjardim foi contratado como Diretor Artístico, e seria um dos responsáveis pela fase de sucessos que se sucederia.

anúncio de lançamento de Olho por Olho
anúncio de lançamento de Olho por Olho

E agosto, substituindo a reprise de Dona Beija, entra no ar a novela Olho por Olho, escrita novamente por José Louzeiro, com o claro objetivo de repetir o sucesso e a repercussão de Corpo Santo. Com Georgia Gomide, Débora Duarte, Henrique Martins e Herson Capri, não chegou a atingir índices animadores de audiência. Mas cumpriu seu papel.

Programação de sábado, 09 de Abril de 1988

07h30 – Programação Educativa
08h00 – Repórter Manchete
12h00 – Manchete Esportiva
12h30 – Jornal da Manchete
13h00 – FM TV
15h00 – Vesperal de Sábado: ?Namu, a Baleia Assassina?
17h00 – Mundo dos Esportes
17h30 – Clube da Criança
19h00 – Manchete Esportiva
19h15 – Jornal Local
19h35 – Mania de Querer
20h30 – Jornal da Manchete
21h30 – Carmem
22h30 – Osmar Santos Show
00h30 – Primeira Classe

Por Diogo Montano, em 24/09/1999

tudo sobre

Horários da Programação

Grade de Programação de 1988