1986: Sucesso de Dona Beija coroa dramaturgia da Manchete

O ano começa com grande desfalque na programação infantil após a saída de Xuxa, mas, com Dona Beija, a emissora consegue a repercussão que vinha buscando com suas novelas.

O ano teve bons resultados. Programas populares, que começaram a ser idealizados ainda em 1985, estrearam. Somaram-se à primeira e elogiada Copa do Mundo da emissora, e ao grande sucesso ao ano: a novela Dona Beija. Embora tenha começado sem Xuxa, 1986 teve novidades que ficaram na história.

A emissora entrou pelo ano de 1986 com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares. Adolpho Bloch dizia que a televisão não estava dando lucro, mas estava ficando boa. E também que, por causa dos juros, sofria mais que “mulher da vida”.

a televisão não está dando lucro, mas está ficando boa… por causa dos juros da dívida, sofro mais que mulher da vida

Adolpho Bloch, sobre a dívida de 23 milhões de dólares, em 1986

Estreias para a classe C

No começo do ano, estrearam atrações que estavam em desenvolvimento desde o ano anterior, no movimento de agradar aos telespectadores de todas as classes.

Clô Para os Íntimos

Clodovil estreou, em fevereiro, o “Clô para os Íntimos“, seu programa solo esperado desde o ano anterior. Na atração, o estilista entrevistava pessoas famosas, diariamente, às 19h. Em julho, com a chegada do programa de Lucinha Lins para o horário do antigo Clube da Criança, Clô mudou para as 13h.

Após Clodovil, às 14h, estreava a faixa de reprises da dramaturgia batizada como “Romance da Tarde“. Às 15h começava o Cine Ação, com enlatados. Nesta mexida, acabaram o Mulher de Hoje e o De Mulher para Mulher.

Costinha na Manchete
Costinha na Manchete

Aperte o Cinto

Costinha estreou o semanal Aperte o Cinto no dia 7 de março, uma sexta-feira, às 22h20. O programa foi o primeiro humorístico da Manchete, e contava também com a participação de Mario Tupinambá, Zé Vasconcellos, José Santa Cruz, Murilo Amorim e Carlos Leite.

Scarlet Moon, apresentadora do Mulher de Hoje, completou o time, em sua estreia em atrações do gênero. O formato era conhecido: uma coleção de esquetes curtas, com personagens fixos ou não, como os clássicos Chico Anysio Show, Praça da Alegria, e tantos outros.

Domingo de Graça - Costinha na Manchete

Alô, alô e tchau!

Em maio, Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues estraram “Alô Pepa, alô Dolla“, programa diário de games com a participação do público pelo telefone e distribuição de prêmios. Ia ao ar às 17h50, e tinha uma hora de duração. Em junho, pouco mais de um mês após estrear, o programa desapareceu da grade devido a baixa audiência.

Dona Beija

Em abril, a emissora estreava a superprodução Dona Beija, protagonizada por Maitê Proença, registrando médias de 15 pontos de audiência. Regada a cenas sensuais , a história de Ana jacinta de São José foi o primeiro grande sucesso da Manchete na sua jornada dramatúrgica, e repercutiu no país.

A feiticeira do Araxá

Dona Beija entrou no ar em agosto de 1986. Baseada na Obra de Agripa Vasconcelos, foi adaptada por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano.

A novela teve 89 capítulos e um gasto total de 160 milhões de dólares. Protagonizada por Maite Proenca e Gracindo Jr., abusou das belezas naturais da região do Araxá, e também de sua própria protagonista.

Foi o primeiro Grande sucesso da Manchete na área de dramaturgia. Atingiu medias de 15 pontos de audiência, garantindo o segundo lugar.

Linha de shows

A linha de shows, a faixa horária após a novela principal (Dona Beija, Viver a Vida, Antonio Maria, Novo Amor…), às 22h20 de segunda a sábado, estava assim:

  • Segundas: Acredite se Quiser
  • Terças: Especial Musical / Terça Especial (filmes) / Terra Mágica(série documental) / Debate eleitoral
  • Quartas: Um Toque de Classe
  • Quintas: Miele e Cia (show com Miele)
  • Sextas: Aperte o Cinto (Humorístico de Costinha)
  • Sábados: Primeira Classe (sessão de filmes)

Copa Total

Em julho, a Manchete transmitiria um dos maiores espetáculos do mundo: A Copa do Mundo do México. Para isso, não poupou esforços e prometeu o maior número de horas de transmissões. Boletins diários anteriores ao período da copa e uma programação especial foram levados ao ar durante o evento, grande parte com a apresentação de Paulo Stein. Foram até 17h diárias direto do México.

Logo Copa Total
Copa Total: Logo da cobertura da Copa do Mundo pela Manchete

A cobertura contou também com o craque João Saldanha, contratado da Globo para ser comentarista de futebol. Saldanha chegou em abril e estreou na Manchete no amistoso Brasil x Alemanha Oriental, em abril de 1986.

João Saldanha com o microfone da Manchete - Abril de 1986
O ex-tecnico da seleção brasileira e comentarista estreou no amistoso Brasil x Alemanha Oriental, em abril de 1986

Simony e Lucinha Lins: novos infantis

Em 86, houve uma grande mudança na grade de programas infantis. Xuxa foi contratada logo no início de janeiro pela TV Globo. Para compensar a perda, a Manchete resolveu extinguir o Clube da Criança e a Sessão Animada (sessão de desenhos matinal que substituiu o Circo Alegre, extinto em 1985) e substituí-los por duas novas atrações:

Dia 24 de novembro, às 9 da manhã, estreou “A Nave da Fantasia”, comandado por Simony, ex-Balão Mágico. A jovem apresentadora foi tirada da Globo em resposta à ida de Xuxa. A proposta era bem parecida com a atração Global, inclusive os nomes eram sinônimos.

Anúncio do programa A Nave da Fantasia, com Simony, em 1986
Anúncio do programa A Nave da Fantasia, com Simony, em 1986

Em agosto de 86, no principal horário infantil, às 16h, substituindo o Clube da Criança(que até aquele momento exibia desenhos sem apresentadora), entrou no ar o “Lupu Limpim Claplá Topô”, com Lucinha Lins e Claudio Tovar. Seguia um formato de teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais variados contos infantis. Tinha índices altos em São Paulo (7 pontos), e foi um sucesso de crítica.

Imagem de Ano a ano da Rede Manchete

Lupu Limpim Claplá Topô

Em parceria com Cláudio Tovar, seu segundo marido, Lucinha Lins vinha produzindo musicais infantis pelo país, como Sapatinho de Cristal, Simbad de Bagdá e Caixa de Brinquedos. O sucesso desses espetáculos foi tanto, que abriu as portas para o casal criar e apresentar o Lupu Limpim Clapla Topo, substituindo Xuxa nas tardes da Manchete.

O programa mesclava as performances do casal com desenhos animados e permaneceu no ar até o final de 1987

Em setembro, greves eclodiram em empresas públicas e privadas por todo o país devido ao congelamento de preços imposto pelo governo federal. Os funcionários da Manchete também cruzaram os braços reivindicando correção dos salários. A greve não impediu que a emissora continuasse funcionando e a questão foi solucionada dias depois.

Amazônia em Manchete

A TV Ajuricaba se afiliou à Rede Manchete, levando o sinal da emissora para a Grande Manaus, Amazonas.

.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.