Logo Circo Alegre, com Carequinha

Circo Alegre

O Circo Alegre foi apresentado pelo Palhaço Carequinha, famoso em todo o país desde a década de 60, quando apresentou pela Tupi um programa de muito sucesso, o Circo do Carequinha. Foi pioneiro na época, e inspirou outros palhaços a seguirem o mesmo caminho.

Na Manchete, seu programa estreou em outubro de 1983 às 15h, antecedendo o Clube da Criança (17h). Mas o artista já trabalhava na emissora desde antes da entrada do canal no ar. Foi um dos consultores de Mauricio Sherman durante a concepção do Clube da Criança, fórmula que se provaria um sucesso copiado por todas as emissoras. Carequinha também orientou Xuxa, e criou muitas das brincadeiras e atividades de palco.

Eu inventei essas brincadeiras com crianças, tão comuns hoje nos programas infantis. Eu as pegava para dar cambalhota, rodar bambolê, calçar sapatos, vestir paletó primeiro, brincadeiras com maçã e furar bolas”

Carequinha, em entrevista na década de 90

Devido ao sucesso do Clube, foi natural que o veterano fosse convidado a pilotar outra atração do gênero. O Circo Alegre substituiu uma série de desenhos que eram exibidor, sem apresentador, entre 15 e 17h. O resultado da vitrola de desenhos foi satisfatório, e a emissora decidiu investir em um programa de verdade para a faixa.

Abertura e início do Circo Alegre, 1983, Manchete

O formato do Circo Alegre

O Circo Alegre era uma mistura de “Clube da criança” com circo, onde Carequinha se valia de toda sua experiência de improviso para entreter as crianças. Com o tempo, o programa foi antecipado para a faixa das 12h30, depois 11h30, e finalmente às 10h30, conforme a emissora estreava atrações e conseguia antecipar entrada da grade de programação diária no ar.

O programa tinha a assistência da ajudante Paulinha e das professoras da Escola de Dança Sininho de Ouro, de Niterói (RJ), além de seu parceiro de palco, o palhaço “Rolinha”. O programa também estava sob responsabilidade da produtora Marlene Mattos, assim como o Clube da Criança. Usava o mesmo estúdio, com alterações que assemelhavam o palco com um picadeiro.

Os programas da semana eram gravados em um dia, durante oito horas. O auditório contava com estudantes de escolas públicas e particulares do Grande Rio, que logo após as aulas entravam em ônibus fretado direto para o auditório do Teatro Adolpho Bloch. Lá, recebiam um bom lanche e tinham intervalos para brincarem.

Em 1984, foi lançado o LP Clube da Criança, que unia as músicas do Circo Alegre com as do programa principal., O palhaço cantava com Luciano e Patrícia, do Trem da Alegria, além de Xuxa. Em novembro de 1985, no entanto, o programa foi extinto, dando lugar novamente à Sessão de desenhos.

Abrindo a programação

As mudanças de horário aconteceram em função da estréia de novos programas para preencher a grade, e assim antecipar a entrada no ar da programação diária. A emissora só iniciava suas transmissões às 17h em seu primeiro mês de operação. Gradativamente foi lançando programas para os horários vespertinos e matutinos, respectivamente. A maioria dessas novas estreias foram deslocando o Circo Alegre em direção ao horário da manhã. D

Algumas dessas atrações foram o feminino Manchete Shopping Show (14h30 às 16h30), Manchete Esportiva (12h), Jornal da Manchete Edição da Tarde (12h30), e Frente a Frente (13h30). O Circo Alegre estacionou as 10h30, onde ficou a maior parte do tempo.