Logo da Manchete Esportiva em 1990

Manchete Esportiva

A Manchete Esportiva foi um telejornal esportivo, durante a maior parte do tempo com duas edições diárias, muitas vezes com edições locais em determinados períodos e regiões. Noticiava, como todos os informativos do gênero no país, mais frequentemente sobre Futebol, mas sempre deu espaço generoso às demais modalidades, principalmente aquelas transmitidas pela Rede Manchete, como Tênis, Vôlei, Basquete e Futsal.

O programa estreou junto à própria emissora, tendo sua primeira edição exibida no dia 6 de junho de 1983, como um segmento do Jornal da Manchete. Com duas horas de duração, o JM era o carro-chefe da programação e, nos primeiros meses, abrigava quatro segmentos: Manchete Panorama (cultura e arte), Manchete Esportiva, Mundo e Brasil.

Paulo Stein na Manchete Esporttiva 2o Tempo, em 1997
Paulo Stein na Manchete Esporttiva 2o Tempo, em 1997

Logo nos primeiros meses, estes segmentos deixaram de integrar o Jornal da Manchete, se tornando programas independentes, mas mantendo seus horários de exibição. Manchete Esportiva ia ao ar, diariamente, às 19h40, e tinha meia hora de duração. A apresentação ficava por conta de Paulo Stein, que logo trouxe da Band Rio seu ex-colega de trabalho naquela emissora: Alberto Leo. Leo e Stein passaram a se revezar à frente do telejornal esportivo diário.

Em 1985, foi lançada a Manchete Esportiva – 1o Tempo, versão vespertina do informativo, que, novamente, antecedia a versão também vespertina do Jornal da Manchete. Para apresentá-la, Stein contratou o comentarista da Globo à época, o jornalista Marcio Guedes. A primeira edição da Manchete Esportiva era veiculada das 12h às 12h30 (entregava para o Jornal da Manchete Edição da Tarde).

Em 1987, a Manchete Esportiva Segundo Tempo, que antecedia o Jornal da Manchete 1a Edição, perdeu 15 dos seus 30 minutos, devido ao surgimento dos telejornais locais(Local em Manchete), aos quais sucedia. Mas permaneceu no ar, antecedendo o Jornal da Manchete, até 1992.

Durante os difíceis meses sob gestão do Grupo IBF, as duas edições saíram do ar, sendo encampadas pelo programa Almanaque que, antecipado para as 11h, se estendia até 14h. Mas a primeira edição do jornal esportivo voltou meses depois. A segunda edição voltou em 1993, quando o grupo Bloch retomou o controle da emissora na justiça.

Em 1996, Paulo Stein e Marcio Guedes trocaram a Manchete pela Record, que retomava seu departatamento de esportes e investia novamente em eventos como Copa Rio, Olimpíadas e campeonatos Italiano e Alemão. A dupla foi com o projeto de cobrir o estadual do Rio e integrar o time das Olimpíadas. A Manchete Esportiva ficou com Ana Paula Rocha na primeira edição e Washington Rodrigues e Lucia Abreu na segunda.

Em 1997, Paulo Stein voltou à Manchete e reassumiu a Manchete Esportiva Primeiro Tempo. Com a criação da edição diária de Na Rota do Crime, antecedendo o Jornal da Manchete, ainda em 96, o segundo tempo da Manchete Esportiva saiu do ar.

A Manchete Esportiva 1o Tempo permaneceu no ar até março de 1998, quando houve uma grande reformulação no Jornal da Manchete Edição da Tarde. Ampliado de 30 minutos para uma hora de duração, o jornal encampou as notícias do esporte. O segmento “Manchetes Esportivas” tinha um apresentador próprio, que entrava no estúdio e apresentava as notícias de pé.

Escalada do Jornal da Manchete, com as Manchetes Esportivas - 1998