Logo do Manchete Shopping Show

Manchete Shopping Show

Primeiro programa de Clodovil na Manchete, o “Shopping Show” foi um feminino vespetino diário com quadros comandados por Neila Tavares, Sonia Cavalcanti, Eduardo Mascarenhas, e muitos outros.

No fim do ano de 1983, a Manchete contratou Clodovil Hernandez para comandar um programa feminino no formato de revista eletrônica nos moldes do TV Mulher ( TV Globo, 1981 a 1986). O costureiro havia sido co-apresentador do programa global durante seu primeiro ano de exibição.

Foi neste programa que, inicialmente comandando um quadro sobre moda, o costureiro passou a responder às muitas cartas que recebia, transformando-se numa espécie de amigo intimo das mulheres de todo o Brasil, dando conselhos que iam desde a maneira de se vestir até a vida particular.

Imagem de Manchete Shopping Show da Rede Manchete
Clodovil no lançamento do Manchete Shopping Show,1983

Concepção do Manchete Shopping Show

Entre 1983 e 1984, a TV Manchete ainda não tinha preenchido toda a grade diária de programação. mas para preencher horários vagos em sua grade de programação diária. A emissora entrou no ar sem atrações nas faixas matutina e parte da vespertina. O primeiro programa do dia era o Clube da Criança, com Xuxa, às 17h. No fim de 1983, a grade já começava às 15h com o Circo Alegre, do palhaço Carequinha.

O Manchete Shopping Show entrou no ar em 14 de dezembro de 1983, antecedendo o “Circo Alegre”. Com o novo programa, a vinheta de abertura da programação diária passou a entrar no ar às 13h30.

Além de ocupar um horário ainda vago, a emissora também vislumbrou a oportunidade de preencher uma lacuna na televisão naquela faixa horária: não havia programas femininos à tarde nos demais canais.

Logo do Manchete Shopping Show
Logo do Manchete Shopping Show

Mudanças de Horário

Em 1984, o “Shopping Show” ganhou mais meia hora e inverteu de posição com o Circo Alegre, passando a ir ao ar das 15h às 17h. Em novo ajuste, meses depois, foi antecipado em meia hora, indo ao ar das 14h30 às 16h30, entregando para o Clube da Criança com Xuxa.

Imagem 2 de Manchete Shopping Show da Rede Manchete

O formato do Manchete Shopping Show

Clodovil entrevistava personalidades e chamava os quadros dos demais apresentadores, além de um sorteio de prêmios. O time completo era composto por:

Clodovil recebia toda semana cinco convidados especiais. Com uma programação variada, em que não faltavam debates, sempre procurando mostrar o ponto de vista feminino sobre os assuntos do momento. o programa pretendia preencher as tardes do público feminino.

O psicanalista Eduardo Mascarenhas, no quadro Teleterapia, analisava os conflitos humanos, dramatizados por atores, a partir de cartas enviadas pelos telespectadores.

Sandra Cavalcanti respondia às perguntas do povo colhidas pela reportagem na rua. Jornalistas especializadas davam conselhos sobre culinária, decoração, moda, beleza e saúde.

Problemas, nem pensar, eu quero mais é realçar

Clodovil, na abertura do primeiro Manchete Shopping Show, 1983

“Problemas, nem pensar, eu quero mais é realçar”, disse Clodovil na abertura do primeiro programa. Segundo o apresentador, sua preocupação maior era levar uma mensagem de otimismo para que as mulheres enfrentem uma situação que ele sabe ser difícil.

“Você lê o jornal. Só vê catástrofe. Ficar falando o tempo todo sobre a crise só interessa aos Estados Unidos. E muito cômodo ter um pais fracassado como dependente. Temos que ter confiança na gente. Os americanos já mandam. Se a gente continuar assim, eles vêm e tomam posse de uma vez.”, arrematou Clodovil à época.

Na primeira gravação, o ziriguidum de Sargentelli, a ciência do juiz Alvaro Mayrink, a elegância de Regina Marcondes Ferraz, o figurinista Carlinhos Garzellay e a expressiva beleza de Tânia Alves. No comando, Clodovil. .

Convidados durante o primeiro Manchete Shopping Show
Convidados durante o primeiro Manchete Shopping Show
  • Sandra Cavalcanti: fazia comentários e trazia a repercussão das ruas sobre fatos do dia-a-dia.
  • Neila Tavares – De Mulher para Mulher: conduzia um debate sobre as experiências da mulher moderna.
  • Ira Costa Gomes: ginástica e cuidados com o corpo.
  • Roberto Barreira: jonalismo de moda.
  • Eduardo Mascarenhas: psicanalista, analisava os problemas dos telespectadores e dava conselhos.
  • Pastor Jonas Rezende: reflexão sobre a vida e mensagens de auto-ajuda.

A direção de Eduardo Sidney, ex-diretor do TV Mulher.

Equipe de apresentadores do Manchete Shopping Show- 1984
Equipe de apresentadores do Manchete Shopping Show- 1984
Imagem 6 de Manchete Shopping Show da Rede Manchete

Saída de Clodovil e mudança de nome

Em 1 de julho de 1985, Neila Tavares passou a ser a apresentadora titular do programa que, por sua vez, passou a levar o nome do quadro até então apresentado por Neila no programa: “De Mulher para Mulher“. A atração também mudou de horário, passando para as 17h, de segunda a sexta, logo após o Clube da Criança.

Dois meses depois, o programa foi antecipado para as 14h, ganhando meia hora a mais. Dele saiu a primeira versão do Mulher de Hoje, que passou a antecedê-lo, das 13h às 14h por alguns meses. Saiu do ar em agosto de 1986, dando lugar à faixa de reprise de novelas Romance da Tarde.

Clodovil passou a ter um programa solo de entrevistas, também diário, a partir do início de 1986, o “Clô para os Íntimos“, das 18h50 às 19h50. Em agosto, uma nova grade foi lançada, com a estreia das novelas Novo Amor e do infantil Lupu Limpim (das 16h às 19h). Clodovil passou para as 13h, sendo sucedido pela também estreante faixa de reprises “Romance da Tarde”.

No lugar de “Clô”, entrou a série “A Saga do Colorado”. Com a ida de Clodovil e a criação o de Romance da tarde, entre 13h e 15h, foram extintos o FMTV e o programa “De Mulher para Mulher”.