Xuxa no Clube da Criança

O Clube da Criança transformou a entao modelo Xuxa Meneghel em sucesso nacional e queridinha das crianças, influenciando a programação infantil da TV brasileira.

O foi o primeiro infantil de auditório da TV brasileira, inaugurando uma fórmula que reinaria absoluta até o fim da década de 90. Era uma grande sessão de desenhos recheada por jogos e brincadeiras no palco, auditório composto só por crianças, e atrações para o público infantil. A apresentadora escolha corretra da apresentadora seria determinante para a consolidação do formato.

A escolha de Xuxa

Durante a formação da grade de programação de estréia da emissora, Mauricio Sherman, então Diretor Artístico do canal, queria alguém para apresentar a sessão de desenhos animados que se estenderia das 17h e 19h, diariamente. O horário trazia um desafio: agradar crianças, claro, mas também a pais e mães, já que eles competiriam pelo uso do aparelho com seus filhos. Para agradar a todos, ou no mínimo não desagradar os adultos, o diretor queria alguém que:

  1. falasse a língua das crianças, de igual para igual;
  2. fosse bonita e elegante a ponto de inspirar as mães; e
  3. atraísse a atenção masculina.

Xuxa Meneghel, que na época namorava Pelé, reunia as características desejadas. A modelo foi “descoberta” porque volta e meia batia ponto nas revistas da Bloch (publicações para todos os públicos, não apenas o masculino!).

Atrações

Durante estes anos, o programa tinha a participação de crianças no palco, com jogos, músicas e brincadeiras, intercalados por desenhos animados como “Os Piratas do Espaço”, e clássicos da Hanna-Barbera, como exemplo, Bacamarte e Chumbinho, Coelho Ricochete e Blau Blau, Os Herculóides e Tutubarão.

Xuxa, que gravou o primeiro programa em meio a uma correria devido a compromissos de trabalho, kigi ganhou a simpatia de todas as crianças do Brasil. O sucesso foi acima do esperado.

Abertura e início do Clube da Criança, em 1985

Músicas

Agora modelo e apresentadora, a loira participou pela primeira vez como cantora, em 1984, no disco que levava o nome do programa. Akém de Xuxa, o grupo tinha o palhaço Carequinha e a dupla Patricia e Luciano (do “Trem da Alegria”). O destaque foi a canção “É de chocolate“, regravada por Xuxa no fim da década de 90. Tambem trazia as musicas de abertura do Clube e do Circo Alegre (que antecedia o programa de Xuxa diariamente).

Em 1985, a apresentadora já tinha conquistado o país, e em cidades como o Rio de Janeiro ocupava a vice-liderança isolada. Havia filmado o terceiro filme com “Os Trapalhões” e seu Clube tinha 40 minutos a mais de duração(das 15h às 18h10).

LP Xuxa e Amigos, 1985
LP Xuxa e seus amigos, 1985, época do Clube da Criança, na TV Manchete.

Prestigiada, ganhou o primeiro especial de Natal da sua carreira. O programa foi lançado com pompas no prédio da Manchete e foi bastante elogiado pela imprensa. O programa também serviu para lançar o álbum “Xuxa e seus amigos“, seu primeiro disco “solo”, que teve a participação de nomes de peso como Caetano Veloso.

Beijinho, beijinho…

Com audiência e popularidade crescentes, a apresentadora era constantemente assediada por outros canais. A Globo, por sua vez, tinha dois problemas na faixa das manhãs: o TV Mulher acabaria; e o Balão Mágico, que ia ao ar em seguida, já perdia fôlego. A proposta, naturalmente, seria trazer a novata e queridinha da criançada para uma atração que ocupasse toda a faixa matutina.

Em janeiro de 1986, aceitou o convite da TV Globo. Se transferiu com a diretora Marlene Mattos, as Paquitas, e parte da equipe para a emissora do Jardim Botânico.

Para tapar o buraco, a Manchete manteve os desenhos animados no ar até a estreia do Lupu Limpim Clapá Topo, com Lucinha Lins e Claudio Tovar.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete(imagens sem interferências na baixada fluminense), e em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da emissora. Atualmente trabalha como PM(Product Manager) no Globoplay.

leia também

tudo sobre