1983: Estreia a Rede Manchete de Televisão

Entra no ar a “TV de Primeira Classe”, ou “TV do ano 2000”, slogans que davam o tom da proposta do canal: moderno e com uma programação de alto nível. O Jornal da Manchete era o carro-chefe da programação, que tinha também infantis, musicais, séries e superproduções do cinema mundial.

Finalmente em 5 de junho de 1983, domingo, entrou no ar a Rede Manchete de Televisão. Com três das suas cinco emissoras, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede foi aberta por Adolpho Bloch com um pronunciamento onde o empresário mostrou aos telespectadores o resultado dos dois anos de investimento. O empresário saudou o Presidente da República, as emissoras concorrentes, em especial Roberto Marinho, e fechou o discurso com a seguinte frase:

Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar!

Adolpho Bloch, 5 de junho de 1983

Playlist: Estréia da Manchete e Show O Mundo Mágico

Discurso inaugural de Adolpho Bloch e show musical O Mundo Mágico

A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira.

Manchete Computer Graphics

Os equipamentos importados de última geração caracterizavam a Manchete como a emissora de Televisão mais avançada da época. Adolpho Bloch precisou de dois anos para equipar a rede. Projetos Gráficos e Designs ficavam por conta de uma divisão interna denominada Manchete Computer Grafics, capitaneada pelo americano Samuel Tolbert e por Toni Cid Guimarães (atualmente na Globo). Tolbert criou toda a instalação da emissora e implantou todos os grandes projetos da rede. Na época, ele tinha uma emissora nos Estados Unidos e foi ainda o criador do sistema de micro-ondas que transmitiu a chegada do homem à Lua. O “Manchete Computers Graphics” era um dos mais avançados departamentos gráficos do mundo.

Logo após a abertura foi exibido um show intitulado “Mundo Mágico”, que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do “Fantástico”. O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia.

Videogame(Roupa Nova), tema do Jornal da Manchete

Para dar o tom jovem à ‘TV do Ano 2000’, a emissora estreou repleta de vinhetas com músicas derivadas da canção ‘Videogame’, composta por encomenda pelo conjunto pop ‘Roupa Nova’. Num trabalho minucioso, a equipe da Manchete criou várias canções a partir da original. De todas as variações, que incluíam da vinheta de abertura da programação até as vinhetas Inter programas, a que trouxe a versão mais fiel à original
‘Videogame’ foi a vinheta de abertura do Jornal da Manchete. No vídeo acima, é possível ouvir a versão original da canção.

O show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo.

Para o mercado, surgia uma emissora jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importantes posições em audiência e faturamento.

Estava no ar a “Televisão de Primeira Classe” ou “TV do ano 2000”, como anunciavam seus slogans.

O M mais famoso do Brasil

Criado pela agência de publicidade DPZ, logo da Manchete era formado por quatro cilindros e cinco bolas, cada uma representando uma cidade onde a rede possuía emissoras próprias, formando a letra M. No vídeo acima, a primeira vinheta interprogramas da emissora, que permaneceu no ar durante os primeiros anos.

As emissoras de Fortaleza e Recife ainda não estavam prontas, e só estreariam em 1984. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, portanto, foram as regiões metropolitanas que passariam a ter a TV Manchete como uma nova opção a partir daquele domingo.

Programação

A Manchete estreou com uma programação que contava basicamente com o tripé formado por jornalismo, filmes e musicais. O Jornal da Manchete era o carro-chefe da emissora, com 2h15 de duração, e em muito lembrava a recém-inaugurada CNN dos EUA. A programação traria ainda premiadas séries americanas como “Os Caçadores de Aventura” e “Fama”, além de filmes de renome como “Guerra nas Estrelas” e “Terremoto” e ainda consagradas produções do cinema mundial.

O Clube da Criança começou como uma sessão de duas horas de desenhos animados, das 17h às 19h, sem apresentadora. Mas duas semanas depois ganhou cenário e apresentadora. Xuxa foi escolhida porque falava para crianças de igual para igual. Inspirava mães e atraia a tenção masculina. Logo se estabeleceu na vice-liderança absoluta.

Em junho a Sessão Desenho entrou no ar às 15h, com uma playlist de desenhos, aquecendo o horário para Xuxa. E assim a grade diária ganhou mais duas horas de programação. Em outubro, o palhaço Carequinha assumiu a faixa, ganhou auditório e o programa foi rebatizado como Circo Alegre.

Aos poucos o Circo se descolaria do Clube, conforme novos programas fossem sendo criados para a grade diária, e se estabeleceria nas manhãs. Já em dezembro de1983 estreou o feminino Manchete Shopping Show, com Clodovil no comando, permitindo que a grade iniciasse às 13h30.

Sivuca e Chico Buarque no Bar Academia - Manchete, 1983
Bar Academia

O Bar Academia estreou no dia 15 de agosto de 1983, apresentado por Walmor Chagas e dirigido por Maurício Shermman. A idéia era valorizar a MPB, criando um ambiente onde os artistas pudessem mostrar seu talento em um clima de bate-papo. O cenário tinha uma mesa de bar com imagens de artistas consagrados ao fundo. O programa tinha ainda como entrevistadores o jornalista Sérgio Cabral e o Poeta Geraldo Carneiro. Recebeu artistas de renome, como Tom Jobim, Chico Buarque, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.