1997: Novos produtos ampliam presença em SP

Com o horário nobre bem resolvido, bom resultado financeiro no ano anterior, e a vitrine de Xica da Silva, Manchete aposta em atrações para públicos vespertino e dos finais-de-semana. E aumenta presença em SP, onde produz boa parte dos novos programas.

A emissora entrou no ano de 1997 embalada pelo sucesso de Xica da Silva. O “Jornal da Manchete” registrava médias entre oito e nove pontos, e a linha de shows pós novela ocupava a vice-liderança com frequência em SP e chegava a incomodar a Globo no Rio.

Com o crescimento do faturamento, que havia batido 250 milhões de reais em 1996. e com a grade noturna diária bem resolvida, a emissora partiu em direção aos públicos vespertino (mulher e infantil) e dos finais de semana, principalmente os telespectadores de programas de auditório e variedades. Na prática, avançava sobre as audiências do SBT e da Record.

Enigma solucionado

Estreou Mistério, jornalístico apresentado por Walter Avancini que passaria a se revezar com o Câmera Manchete nas noites de quarta-feira. O programa exibia matérias sobre eventos sobrenaturais, misturando casos paranormais com esoterismo, religiosidade e extraterrestres. Em parte lembrava o antigo “Acredite se Quiser“, que a própria Manchete apresentava em horário nobre na década anterior.

Debby Lagranha, com apenas cinco anos de idade, é contratada para apresentar o novo Clube da Criança, em versão reduzida, diariamente das 18h às 18h30. Além do programa, a menina começaria a ser preparada para protagonizar a novela A Queridinha, escrita por Rita Buzzar, que entraria no horário das 19h30, e significaria a reativação do segundo horário de novelas da emissora. A novela, no entanto, não chegou a sair do papel.

Vinheta de 14 anos

Com sua saída do Jornal da Manchete, Marcos Hummel passaria a apresentar o Na Rota do Crime diariamente, e Florestam Fernandes voltaria ao Jornal da Manchete. Hummel também ganhou o Operação Resgate aos sábados, com vídeos importados mostrando resgates da defesa civil, bombeiros e paramédicos. Mas logo o apresentador assinou com a Band e deixou a Manchete. Para sua vaga nos programas, a Manchete contratou Augusto Xavier.

Estreia o Mulher de Hoje, significando a volta dos investimentos da emissora para o público feminino. Produzido na sede paulistana da emissora, ao vivo, das 15h às 17h, apresentado por Beth Russo.

Após seu bom desempenho como especial de final de ano, “Mexe Brasil“, tornou-se semanal. Inspirado no especial “Samba Brasil“, estreou nas noites de sábado.

Mandacaru substitui Xica da Silva em agosto, a audiência caiu para seis pontos, e Benvindo Sequeira assumiu o protagonismo da novela a partir do terceiro mês. A obra reagiu, passando a registrar entre 8 e dez pontos, retornando aos níveis de Tocaia Grande.

Também em agosto, estreia nas noites de sábado o Sula Miranda Show, musical de auditório com artistas do momento e performances no estilo dos grandes musicais, protagonizadas pela apresentadora. A atração era produzida em São Paulo e tinha 1h30 de duração.

Em setembro estreia Sandy e Junior Show, aos sábados, e Sergio Reis do Tamanho do Brasil às 18h dos domingos. Ambos no modelo de produção independente.

Vila do Tiririca também foi uma novidade do ano, uma sitcom diária, exibida às 18h30. Era gravada nos estúdios de Água Grande( Manchete RJ) e repetia a velha fórmula do Chaves. A audiência subiu de 3 para cinco pontos, mas o programa faturava pouco. Acabou saindo do ar em fevereiro de 1998.

Em outubro, a Manchete entra na guerra dominical com o Domingo Milionário. Tratava-se de três programas de auditório seguidos, todos ao vivo, direto dos estúdios paulistanos da emissora:

  • Domingo no Palco(12h30), com as crianças Luis Bacci e Isabella, mirava o público infantil;
  • Perdidos na Tarde(14h30), com Marcelo Augusto e Thunderbird, para os jovens;
  • Programa J. Silvestre(16h30) e Corrida Milionária(20h), ambos com o veterano apresentador Jota Silvestre (às 18h30 era exibido o programa de Sergio Reis).
  • Os programas abusavam dos sorteios via 0900, mas não empolgaram em audiência e, logo, não lucraram o que se esperava. Ficou no ar até março de 1998.

No campo esportivo, a Manchete transmitiu a Liga dos Campeões da UEFA, batizada pela emissora de “Copa dos Campeões” e narrada por Paulo Stein.

A Manchete fechou 1997 com faturamento de 120 milhões de reais, um bom valor, mas praticamente metade do faturado no ano anterior.

Anuncio em revista sobre o Domingo Milionário
J Silvestre no Anuncio em revista sobre o Domingo Milionário

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.