1996: Xica da Silva recoloca a Manchete na vice-liderança

Emissora recupera relevância em audiência e volta a repercutir na boca do povo com o fortalecimento da grade, cobertura olímpica, Raul Gil, Na Rota do Crime, novos animes e o grande sucesso do novo período: Xica da Silva.,

Resumo

  • Sob direção de Walter Avancini, Tocaia Grande reage e consegue o terceiro lugar.
  • Os desfiles de São Paulo voltam a ser transmitidos pela emissora.
  • Raul Gil deixa Record e traz seu programa de 6hs para os sábados da Manchete, se tornando logo uma das maiores audiências da grade semanal.
  • Em abril estreia o semanal Na Rota do Crime às sextas, o primeiro reality da TV, com Marcos Hummel, contratado da Globo.
  • Em maio começa campanha de 13 anos, com o anúncio das estreias previstas para junho.
  • Estreiam o telejornal Manchete Verdade, com Marcos Hummel e o diário Gente Importante com Anna Bentes Bloch.
  • Também estreia uma safra de infantis, com novos animes, e a volta de National Kid e Ultraman.
  • Aos domingos, a mesa redonda Toque de Bola, com Paulo Stein e Washington Rodrigues. Nas noites de sábado, o documentário musical “Uma História de Sucesso”
  • Em julho a Manchete volta a transmitir um grande evento esportivo, e leva até o Jornal da Manchete para Atlanta.
  • Em agosto Marcos Hummel passa a apresentar o JM com Marcia Peltier.
  • O “Na Rota do Crime” ganha uma edição diária com Florestan Fernandes.
  • Em setembro, Xica da Silva substitui Tocaia Grande, prende o público, e reconquista a vice-liderança isolada.
  • Mas o congresso decide não renovar as concessões e dá uma autorização provisória de três anos para emissora resolver suas dividas.

Nova identidade

Uma nova vinheta marcaria o início da nova fase e o antigo slogan, “Qualidade em primeiro lugar”, sofria uma pequena adaptação, mas com grande significado: “Você em Primeiro Lugar”. Marcaria a nova fase, de reconquista de audiência e expansão novamente sobre as classes C e D.

Logotipo 1996
1995-1997: Reerguimento

Operação subida

Depois de transmitir mais um carnaval totalmente dedicada ao evento, a Manchete se preparava para lançar uma programação popular e ao mesmo tempo buscando fortalecer seu posicionamento como referência em jornalismo.

Carnaval 96: Vinheta e chamada dos Desfiles - RJ

Raul Gil traz seu banquinho pra Manchete

As novidades começaram já no dia 09 de março, com a estreia do “Programa Raul Gil“, aos sábados das 14h às 18h30. O clássico programa seria o grande trunfo da emissora para largar de vez o perfil da “TV de 1ª Classe”. A audiência subiu, levando a emissora a liderança de audiência por vários moments nas tardes de sábado.

Toque de Bola

As novidades continuaram com a reestreia, em abril, do esportivo “Toque de Bola“, um debate mediado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, inicialmente das 21h30 às 22h30, com a participação fixa de Washington Rodrigues. O Toque já tinha feito parte da grade da Manchete até início da década de 90.

Heróis japoneses

Ainda no pacote de “novidades”, a Manchete resgatava as clássicas séries “National Kid” e “Ultraman”, além de estrear três novos animes:  Sailor Moon, Shurato e Samurai Warriors, pagendo carona no sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Rota da audiência

Ainda em abril, seguindo a frente dos jornalísticos, estreou o Na Rota do Crime, com o até então global Marcos Hummel, todas as sextas após a novela (faixa das 22h30 às 23h30).

O formato era inédito na TV, mas seria copiado nos anos seguintes: o programa acompanhava grupos de elite dos policiais militares durante operações na cidade de São Paulo.

Imagem 7 de Ano a ano da Rede Manchete
1996: Hummel troca a Globo pela Manchete nobre

O programa era narrado pelos próprios policiais, sem que o repórter aparecesse, passando mais naturalidade e realismo. Acabou sendo o primeiro reality show da TV. Também cumpria bem o papel de seduzir o telespectador de São Paulo.

Chegaria muitas vezes a liderar a audiência no horário, com médias de 14 até 16 pontos nos anos seguintes. Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 de segunda a sexta estava inteiramente dedicada a programas informativos.

Festa

Em junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa. Foram dois shows com artistas famosos: um para os funcionários, com Daniela Mercury; e outro para o público na tarde de domingo, no Aterro do Flamengo, em frente ao prédio-sede da emissora. O show popular foi exibido ao vivo, das 16h às 20h, e teve como atrações os grupos “Só pra contrariar”, “Double You”, “Roupa Nova” e “Os Morenos”.

Vinheta de 13 anos

Verdade

Em meio às novidades dos “treze anos”, dois programas estreariam no dia seguinte: Gente Importante apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta (substituindo Os Medicos), e Manchete Verdade, um telejornal no estilo de revista eletrônica, com Marcos Hummel e participação diária de Dora Bria(esportes), Carlos Chagas(política), Tamara Leftel(economia) e Ique (charges e caricaturas). A emissora se posicionava como o canal da notícia e da informação.

Manchete Verdade - com Marcos Hummel

Nas noites de sábado estreou “Uma história de sucesso”, faixa de documentários sobre as trajetórias de um determinado cantor, cantora ou grupo musical, nacional ou internacional.

Jornal da Manchete direto de Atlanta - 1996

Como fez durante toda a sua trajetória, a emissora se preparava para apresentar os jogos olímpicos de Atlanta. As Olimpíadas de Ouro trouxeram uma inovação: o Jornal da Manchete passou a ser apresentado por Marcia Peltier diretamente da cidade sede do evento, o que seria amplamente copiado pelas outras emissoras na década seguinte.

Em julho, a Manchete estreava um novo pacote de vinhetas onde o logo da Manchete pousava sobre telas de pintores renomados.

Chamada de estreia de Xica da Silva

Novidades em setembro

Em 17 de setembro de 1996, sob o comando de Walter Avancini, estreava Xica da Silva, novela baseada na vida da escrava que viveu com o homem mais poderoso das Minas Gerais do século XVIII. A novela foi um sucesso atingindo médias de 18 pontos com picos de 22, recolocando a Manchete na vice-liderança durante boa parte do horário nobre.

xica
1996: Novo Sucesso

No mesmo dia, Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do “Jornal da Manchete” com Márcia Peltier. Hummel continuou à frente do semanal “Na Rota do Crime“. Ronaldo Rosas assumiu seu posto à frente do telejornal de fim de noite “Manchete Verdade”.

Devido ao sucesso de audiência, o “Na Rota do Crime” ganhou uma edição diária, apresentada por Florestan Fernandes. Das 20h às 20h30, antecedia o Jornal da Manchete de segunda a sexta. Por isso, os jornais locais das emissoras próprias passaram a serem exibidos no formato de flashes ao longo da programação.

No início de setembro, após o “Programa de Domingo”, estreava “O Grande Júri”, com José Carlos Cataldi, uma grande aposta de Fernando Barbosa Lima, mas que acabou não tendo sucesso, e acabou saindo do ar semanas depois.

Em outubro o Jornal da Manchete ganhou cenário novo, para acomodar confortavelmente seus dois apresentadores. Mas apesar da audiência do jornal ter aumentado, Marcos Hummel deixou o principal telejornal da emissora em dezembro do mesmo ano

Marcia Peltier e Marcos Hummel no Jornal da Manchete - 1996

A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a terceira do ranking de audiência, já que o horário era a maior aposta de audiência, e que rendia maior faturamento.

Com a nova programação, também estreava uma nova vinheta da emissora, e que permaneceria no ar até o fim de suas operações, em 1999.

Última vinheta ID da Manchete

Em dezembro vai ao ar a vinheta institucional de fim de ano, embalada pela música-tema de Xica da Silva e imagens da emissora. A mensagem “nosso programa é estrear junto com você o novo ano, o ano todo. 1997, Rede Manchete, você em primeiro lugar”, insinua que diferente das demais emissoras de TV, a Manchete trazia novidades ao longo de todo o ano.

Vinheta de Fim de ano 96/97

Dinheiro no Bolso

O faturamento de 1996 bateu 250 milhões de reais, o dobro do registrado no ano anterior. Além do bom desempenho das novelas e das boas estreias ao longo do ano, as Olimpíadas tiveram um resultado acima do esperado.

Revés

Mas o ano não foi só de festas. O governo Federal não aprovou a renovação automática das cinco emissoras próprias da rede, que completavam quinze anos (junto com o SBT).

O motivo era o fato de haver dívidas com o governo, razão que impossibilitaria, por lei, que a Bloch ganhasse o direito de operar os cinco canais pelos próximos 15 anos. A direção do canal até conseguiu novo acordo com o Banco do Brasil, mas continuava irregular com os débitos trabalhistas com a Previdência e com o FGTS.

O congresso emitiu uma licença provisória de três anos, que venceriam em maio de 1999. Até lá, a Manchete deveria quitar as dívidas com o INSS e a Caixa (FGTS). Isso não aconteceu…

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.