1995: Sobe a audiência com Tocaia e jornalismo

Cresce a audiência com a estreia de Tocaia Grande, jornalísticos e programas populares

Resumo

  • Com a casa arrumada, começa movimento para recuperar posição em audiência.
  • Novela Tocaia Grande cria expectativa e ganha ares de superprodução.
  • Vinheta de 12 anos relembra história de sucessos.
  • 24 Horas e Marcia Peltier Pesquisa fortalecem a “linha de shows”.
  • Com 3 pontos no primeiro mês, Walter Avancini assume Tocaia e triplica audiência.
  • Morre Adolpho Bloch, aos 87 anos, vítima de embolia pulmonar.

Em 1995, a emissora completava doze anos, com popularidade aumentando devido aos desenhos japoneses e programas esportivos nos finais de semana. A direção se dedicava exclusivamente à adaptação para a TV de Tocaia Grande, livro de Jorge Amado. Os investimentos altíssimos davam clima de superprodução.

Vinheta de 12 anos

No mês de fevereiro, a emissora transmitiu novamente os Desfile das Escolas de Samba do Rio, como atração principal do Carnaval da Manchete.

Show de jornalismo

Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção de programas jornalísticos e, exatamente no dia 18, estreou o semanal “24 Horas“. Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange Bastos, se propôs a fazer um retrato realista de temas, locais e personalidades populares.

A crítica logo percebeu as semelhanças com o Documento Especial, sucesso de audiência e crítica entre 1988 e 1992. O 24 Horas foi aceito pelo telespectador, e conquistou a vice-liderança em muitas edições, servindo como uma importante vitrine para as campanhas de divulgação dos programas que estreariam nos meses seguintes.

Logo do 24 Horas - 1995 - Manchete
Logo do 24 Horas – 1995 – Manchete

Em novembro, foi a vez de Márcia Peltier estrear seu programa-solo. A titular do Jornal da Manchete trouxe para o Brasil o primeiro jornalístico baseado em pesquisas. O “Márcia Peltier Pesquisa” estreou no dia 8 de novembro e conquistou uma audiência de 8 a 10 pontos nas noites de quarta-feira, consolidando a linha de shows com programas do gênero.

Imagem de Ano a ano da Rede Manchete
Marcia Peltier Pesquisa – 1995

Seu Boneco

Imagem 2 de Ano a ano da Rede Manchete
Seu Boneco nas Paradas – 1995

Os anúncios já estavam no ar para a estreia do programa de auditório “Seu Boneco nas Paradas“, nas tardes de sábado. Marcaria o retorno do gênero à grade do canal, apostando no sucesso do personagem interpretado por Lug de Paula na Escolinha de seu pai, Chico Anysio. A fórmula lembrava o programa do Chacrinha, com números musicais, artistas consagrados, calouros e, claro, um time de calouros com personalidades como João Roberto Kelly, Chiquinho Scarpa, Magda Cotrofi e Rogéria.

Porém, a tentativa de criar um novo Chacrinha não vingou, e o programa saiu do ar após poucas edições. Lug de Paula permaneceu com sua atração infantil diária, o “Clube do Sr. Boneco”, de segunda a sábado, das 18h às 18h10, esquentando o horário para os animes que vinham a seguir.

Tocaia Grande finalmente estreia

Em outubro do mesmo ano, finalmente entrava no ar a tão anunciada Tocaia Grande. Mas as lutas por terras regadas à sangue na zona cacaueira baiana, só impressionaram mesmo os cofres da Manchete. A audiência baixa nas primeiras duas semanas determinou a troca do diretor-geral Régis Cardoso por Walter Avancini. Cardoso, teoricamente, ficaria responsável em criar produtos para os fins de semana. Mas na prática isso não ocorreu.

Avancini assumiu Tocaia Grande, e voltou a fazer com Walter George Durst, a dupla de diretor e autor da global Gabriela da década de 70. O novo diretor buscou maior agilidade na trama, lançou novos personagens, mais lutas e mais erotismo. Renovou o elenco do bordel da cidade, trocando atrizes trintonas por jovens e belas atrizes. A audiência triplicou.

da linha de shows, a emissora já incomodava o SBT na vice-liderança no Rio.

Ainda em novembro, Adolpho Bloch faleceu devido a uma embolia pulmonar, aos 87 anos. Seu sobrinho e então diretor de operações das empresas, Pedro Jack Kapeller, assumiu a presidência do Grupo Bloch.

A volta por cima?

Com a dobradinha novela-jornalismo, a emissora viu seus números subirem. A programação da Manchete se fixava, e a emissora parecia trazer seu público de volta. No horário nobre, de segunda a sexta, começando com Cavaleiros do Zodíaco e terminando com o jornalístico

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.