Em crise, Manchete recorre a ‘Pantanal’ – Estadão – 28/10/1998

Em crise, Manchete recorre a “Pantanal

Agência Estado

A Rede Manchete está apostando todas as suas fichas na representação da novela “Pantanal”, a partir de amanhã, às 21h40, logo após o “Jornal da Manchete“. O objetivo é recuperar pontos no ibope e superar a crise que atinge a emissora carioca. Exibida em 1990, a estória de Benedito Ruy Barbosa teve como cenário único o Pantanal mato-grossense, revolucionando a estética da telenovela brasileira, resultado de um empreendimento ousado, capaz de mobilizar centenas de pessoas para realizar 90% das gravações fora dos estúdios.

Com direção de Jayme Monjardim, a novela se passa em duas fases, e conta a história de Joventino (Cláudio Marzo), um homem rude e decidido que atravessa o Brasil com sua boiada e se estabelece no Pantanal. Ao lado do pai vaqueiro, José Leôncio (Paulo Gorgulh na 1ª fase e Cláudio Marzo, na 2ª). Já adulto, Leôncio viaja a negócios para o Rio de Janeiro, onde conhece Madeleine (Ingra Liberato/Ítala Nandi). O casal se apaixona e os dois acabam se casando. O início, Madeleine se encanta com a vida tranqüila da fazenda, mas acaba voltando para o Rio, levando consigo o filho de Leôncio.

Longe do pai, Jove (Marcos Winter) cresceu acreditando que era órfão, até que sua tia Irma (Carolina Ferraz/ Elaine Cristina) lhe conta a verdade sobre seu pai fazendeiro, por quem alimenta uma paixão reprimida. Paralelamente à história da família de Leôncio, outra trama ganha força na novela. Um casal de posseiros parte para o Pantanal, depois de perder três filhos em lutas por terras no Paraná. Na nova casa, o casal é feliz novamente com o nascimento de Juma (Cristiana Oliveira), mas o trágico assassinato de Gil (José Dumont) transforma Maria Marruá (Cássia Kiss) em uma mulher selvagem que se defende de tudo e todos.

(Quarta, 28 de outubro de 1998)

Texto originalmente escrito por Miguel Rivera, em 21/01/2006

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.