Você Vai Ver a TV Manchete Hoje?

Jornal do Brasil
5/6/1983

VOCÊ VAI VER A TV MANCHETE HOJE?

Hoje tem TV Manchete? Tem sim senhor! Chega finalmente o tão esperado dia da estréia, Mais um canal de TV no Grande Rio e fim da expectativa que há alguns meses embalava a vontade de vê-la logo na telinha, gerando imagem e concorrência neste mercado difícil, desigual e mal dividido.

E ela escolheu um domingo para o começo. É o dia universal da preguiça, da disponibilidade, da soneca, da família, do lazer, do descompromisso, dia de ficar e casa e ver televisão. E escolheu as sete horas da noite para detonar seu transmissor bem em cima de Os trapalhões, um dos cinco programas mais vistos do Brasil, e de Show de calouros, uma das forças do Programa Sílvio Santos. Pega então, nesta faixa, um telespectador já habituado a outros canais, interessado no humor da turma do Renato Aragão e nas brincadeiras do júri da TVS.

Mas tal constatação não deve desanimar a TV Manchete. Porque, no Rio, na faixa das sete às nove e meia da noite, os cariocas costumam escolher assim: 3 milhões 400 mil deles (58,3%) ficam na Globo; 810 mil (14,7%) gostam mais da TVS; e 325 mil outros (5,6%) espalham-se pelos canais restantes – TVE, Record e Bandeirantes – enquanto 21,1% do total de residências com aparelhos de TV estão com seus receptores desligados.

Ora, neste horário, e com uma segmentação assim, não é lá muito árduo conseguir atrair as atenções com uma grande estréia e um belo show. Sem dúvida, significa grande coragem enfrentar Os Trapalhões e Fantástico, este último o mais visto em São Paulo e o quinto mais assistido no Rio.

Os dois são tão fortes que a Globo neles não mexeu. Confirmou a programação para hoje, exceto o horário após os Gols do Fantástico, quando optou pela mudança de Dallas para as sextas-feiras (irá concorrer com a série Dinastia canal 7) e pela volta de uma antiga estratégia, a de bons filmes no fim de noite dos domingos. Rapidinho foi buscar Dustin Hoffman para competir com Steven Spielberg, diretor de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, programado pela Manchete para as dez da noite.

Como eu disse há pouquinho, não será muito difícil para o novo canal marcar seus pontinhos neste domingo. Afinal há, entre sete e onze e meia, uma média de 60,5% de aparelhos desligados a serem mobilizados.

Espaço portanto não falta à nova emissora. Condições para agradar, também. Equipamentos, nem se fala. Falta só o danado do hábito. Quer dizer, habituar as pessoas ao novo canal, fazê-las acostumarem-se com ele a ponto de moverem o botãozinho até o número 6.

Se ela irá ganhar da Globo nesta estréia? Ainda não! Talvez consiga emparelhar durante o filme e, quem sabe, dar bom pique em alguma meia-hora.

Benvinda TV Manchete. E muito boa sorte!

Texto originalmente escrito por André Silva, em 02/05/2006

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.