Augusto Xavier é o novo apresentador da Manchete

Augusto Xavier é o novo apresentador da Manchete

À frente do “Rota do Crime” e “Operação Resgate“, ele deseja mostrar o mundo-cão de forma mais branda

Por: Rosângela Marques da Agência Estado

Com a ida de Marcos Hummel para a Bandeirantes, o jornalista gaúcho Augusto Xavier assume o comando dos programas “Rota do Crime”, a partir do dia 13, e “Operação Resgate“, a partir do dia 14. Xavier também se revezará com Ronaldo Rosas na apresentação do “Jornal da Manchete“. A entrada de Xavier nos programas também significa uma leve mudança no aspecto de cada um deles, principalmente, no “Rota do Crime”. “Gostaria de tratar o tema violência de uma forma mais branda, já que o programa é pesado por si só”, adiantou o apresentador, de 36 anos. “Pode até parecer uma novela em torno de uma ação real, mas é uma forma de denunciar, sem sensacionalismo, a situação caótica da sociedade e contribuir para que um dia a televisão brasileira não precise mais de um programa desse gênero”.

As reportagens do “Rota do Crime” são feitas durante as ocorrências policiais e o novo enfoque, segundo o apresentador, vai mostrar “a que ponto um homem pode chegar para cometer um crime”. “Além das denúncias de crimes, também vamos mostrar a falta de equipamentos da Polícia Militar, o risco que os soldados correm em operações desse tipo e a defasagem de salários, que acaba contribuindo para piorar o quadro”, informa. O apresentador, que há seis anos mora no Rio, aponta como necessária a existência de programas policiais na televisão. “Vou assumir um cargo que muita gente gostaria de ficar distante, mas é um assunto que ninguém pode fechar os olhos. Denunciando essa violência, o programa colabora para que as coisas se revertam e os marginalizados tenham a chance de voltar à sociedade”.

Augusto Xavier, que trabalhou como apresentador da Rede Globo por 16 anos (oito dos quais à frente do telejornal “SPTV”), esteve afastado do jornalismo por dois anos, quando foi garoto-propaganda da rede “Pão de Açúcar”. “Precisava dar uma reciclada, cuidar um pouco mais da minha vida pessoal”, explica o jornalista, que já teve uma banda de rock quando morava em São Paulo. “A gente fazia cover de grupos como o U2 e o Pink Floyd, mas agora, só toco guitarra por lazer”, lembra. Nos últimos tempos, Xavier trabalhava para o canal Multishow, da Globosat. No final do ano passado, apresentou um especial sobre o grupo U2, exibido pela Bandeirantes. O convite para integrar o time da Manchete ocorreu logo depois disso.

Fonte: AN Tevê

Texto originalmente escrito por Ricardo Santos de Almeida, em 11/04/2005

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.