Esquadrão Relâmpago Changeman

Série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

Sobre a série da Rede Manchete

No Brasil, foi exibido a partir de 1988 pela Rede Manchete até 1994 e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela TV Gazeta.

A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre, mas infelizmente nem todos os fãs tem acesso ao canal, por isso, eles estão se reunindo para que a Tv Brasileira volte com o Tokusatsu e Lançaram a campanha Tokusatsu De Volta ao Brasil.

Acompanhando o sucesso de Jaspion, que estourou em todo o país meses antes, Changeman era exibida em dois horários: pela manhã, dentro do Cometa Alegria (depois Dudalegria) e nos fins de tarde dentro do Clube da Criança.

Personagens de Changeman

  • Hiryuu Tsuruji (em japonês:  Tsurugi Hiryu) / Change Dragon (em japonês:  Chenji Doragon): da tropa aérea dos defensores, é o líder da equipe. Também é ex-jogador de beisebol, sendo conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragonball (Bola Dragão no Brasil. No episódio 38, chega a arremessar sua espada com esta técnica para derrotar um monstro). Nas horas mais desesperadoras sempre incentiva seus companheiros a nunca desistirem de lutar. Seus ataques são o Dragon Kick, Dragon Attack e a Dragon Force. É um homem frio e um tanto amargurado, mas luta com fervor. Em japonês, Tsurugi significa “espada”, Hi significa “voar” e Ryu é “dragão”.
  • Shou Hayate (em japonês:  Hayate Sho) / Change Griphon (em japonês:  Chenji Gurifon): da tropa do comando florestal, Hayate é o galã da equipe. Mulherengo, sempre estava tentando cantar alguma garota da equipe ou as cientistas. Tinha um estilo “bad boy”, trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Tem como ataques o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws (Grifon Garra Magma). Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta. Hayate significa “vento forte” e Sho é “conhecimento”.
  • Youma Ozora (em japonês:  Ozora Yuma) / Change Pegasus (em japonês:  Chenji Pegasasu) – da força defensora da Terra, é o comediante da equipe. Guloso, infantil e desafinado (em um episódio ele consegue derrotar um monstro apenas cantando). É mestre em explosivos. Seus ataques são o Pegasus Attack e Pegasus Lightning Energy. Ozora significa “grande céu”, Yu é “coragem” e Ma é “cavalo”.
  • Sayaka Nagisa (em japonês:  Nagisa Sayaka) / Change Mermaid (em japonês:  Chenji Mameido) – da operação de ataque, é a cientista da equipe. Ela é o “meio-termo” do time, tendo um jeito maternal e equilibrado senso de dever. Até hoje, é tida como “a musa” da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave e Super Looping (com Mai). Nagisa significa “praia”.
  • Mai Tsubasa (em japonês:  Tsubasa Mai) / Change Phoenix (em japonês:  Chenji Fenikkusu) – a esquentadinha da equipe. Motoqueira invocada, odeia levar desaforo para casa, mesmo quando é chamada de gatinha, carinhosamente chamada e também é mestra em disfarces. Seus ataques são o Phoenix Attack, Phoenix Flaming (Fênix Fogo) e Super Looping (com Sayaka). Tsubasa significa “asa”.

Aliados

  • Sargento Ibuki (Comandante Ibuke, no original) – líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra, demonstrava com frequência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas, e estranhamente nunca foi questionado a respeito da fonte de tanto saber. A resposta para esse enigma veio no episódio A Vingança de Ahames: Ibuki é na verdade um alienígena nativo do planeta Heath, ou seja, ele é heatheano, e que escapou da destruição de seu mundo por Bazoo. Seu nome verdadeiro é Yui Ibuki, e tem a pele roxa, cabeça pontuda e olhos amarelos sem pupilas (tudo escondido por um disfarce, que a série não revela se é holograma ou metamorfose). Na Terra passou a treinar o grupo antes de se transformarem nos Changeman. É durão, mas sempre que o grupo passava dificuldades era ele que os incentivava a não desistir de lutar.
  • Nana (ep. 13-55) – nativa do Planeta Tecnolíquel (Rigeru, no original), Nana detém uma inteligência fora do comum. Aparece pela primeira vez ainda criança no episódio 13 e foi utilizada pelo Doutor Kumasawa (um cientista terráqueo que havia se aliado a Bazoo). Depois é salva pelos Changeman e por conta de sua Aura Energética (Aura Rigeru, no original) passa a ser perseguida por Giluke e Ahames. Por ser nativa do planeta Tecnolíquel, tem infância curta, ficando adulta em questão de segundos no episódio 34, em que Giluke é destruído pelos Changeman. Durante a série, foi bastante apegada a Tsuruji.
  • Zôle (ep. 27-55) – a esposa de Gaata. Aparece pela 1ª vez no ep. 27, “O Sonho da Família Gaata”. No episódio 51, “A Mensagem de Nana”, Zoli não tinha como esconder que esperava o segundo filho com Gaata, uma vez que estava em trabalho de parto. Sendo assim, pede a Nana, que encontrara ela e Wallage em uma igreja na cidade de Midori, que avisasse sobre isso ao Gaata. Foi o milagre do nascimento desse filho – uma menina, batizada de Cooler – que salvou-os de um terremoto provocado pela criação de ovos do dragão Yangueran, e que fez com que Gaata virasse desertor de Gôzma e aliado dos Changeman até o final.
  • Wallage – o filho de Gaata.

Inimigos (Gôzma)

Cada componente do exército de Gozma vem de um planeta diferente, e se uniu ao grupo por um motivo particular. Neste seriado, a palavra “estrela” é usada como sinônimo de “planeta”. Na realidade, a palavra “hoshi” possui ambos os significados. Não existe uma grande diferenciação, no japonês, entre planeta e estrela (em tradução correta, teríamos a palavra “astro”).

  • Senhor Bazoo – líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto ao final da série. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, o próprio Bazoo explicou que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava.
  • Comandante Giluke (ep. 01-54) – comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, passou a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo. É derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo. Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana (que era bem mais poderosa que a primeira), torna-se Super Giluke e depois Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitavemente pelos Changeman.
  • Rainha Ahames (ep. 17-54)- originária da estrela Amazo, que fora destruída (ou arrasada) por Bazoo, também colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primera emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran (leia-se Yangueran). Ahames rivaliza com Giluke pelas atenções de Bazoo. Acaba transformada no monstro Mezu por Super Giluke, sendo finalmente vencida de uma vez por todas após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.
  • Pirata Espacial Buba (ep. 01-52) – de origem desconhecida, Buba é um pirata espacial. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Tem como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás (que mais parece uma chave de boca prateada). Após libertar Shima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.
  • Shiima – nativa da estrela Aman (a qual foi destruída ou arrasada por Bazoo, o seriado não deixa claro), trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço, o qual é quebrado por Buba no capítulo 52 com o golpe “Espada Vital”. Com isso, ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.
  • Gaata (Gator, no original) – navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi, não deixou clara a razão de ter se unido ao exército. É possível que fosse mediante pagamento, já que em dado momento sua mulher Zôle se refere a ele como um “homem mau”. No episódio 51, Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.
  • Gyodai – sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman, Gyodai era invocado. De um olho localizado em sua boca, ele soltava um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos (de uma forma similar ao monstro Medusan em Flashman, Okelamp em Maskman e Guardnoid Gash em Liveman). Gyodai era um animal espacial irracional – tanto que só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos – e fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.
  • Perversor Espacial Gaboo (ep. 01) – Aparece apenas no primeiro episódio “Os Defensores do Planeta Terra”. Vindo com os integrantes da Nave Espacial Gozma, para conquistar o planeta, tem aparência de uma planta carnívora. Esteve presente na primeira tentativa de conquista ao lado de Buba, mas é destruído pelos changemans, criando grande espanto para Gozma.
  • Monstros Espaciais – alienígenas que prestam serviços ao Império Gozma por vontade própria ou mediante alguma coação ou embuste. Após serem destruídos pelos Changeman, eram ressuscitados por Gyodai e se tornavam seres gigantescos e extremamente violentos. Em alguns episódios foram definidos pela dublagem brasileira como “feras espaciais”.
  • Doutor Kamasawa (ep. 13-14) – Cientista que foi aliado de Gozma, para fazer experimentos em Gyodai, utilizando a inteligência de Nana.
  • Hawker (ep. 29) – companheiro de Buba, só aparece apenas no episódio vinte e nove. Juntos travam um embate contra os Changeman, ele é apaixonado pela Rainha Ahames.
  • Principe Ícaro (ep. 41) – Filho adotivo de Bazoo, era tão cruel e perverso como seu pai, pelo fato de querer restaurar a sua estrela: Igous. Ele se apaixona por Sayaka e termina sendo morto pelo próprio pai.
  • Jill (ep. 48) – durante muito tempo foi companheira de Buba em suas pilhagens pelo espaço. Aparece apenas no episódio 48, morrendo após confrontar Super Giluke.
  • Soldados Hidler – soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros não sabendo falar. Possuem a força de um ser humano normal e em regra são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto nos episódios onde ou seu nível de poder foi elevado (como naqueles onde a Rainha Ahames fez sua aparição) ou quando os heróis se viam extenuados (vide o confronto com Delycal).
  • Dragão Espacial Jangueran (ep. 33-50) – Era um dragão espacial de Ahames que, no episódio 50 separaram de corpos, por intermédio do poder do Senhor Bazoo.
  • Monstros Espaciais Giza, Jella e Savoo – serviam a Ahames do episódio 32 ao 36 e foram mortos um a um.

Nota: Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Outros

  • Sakurá (ep. 12 e 55) – Um anjo sobrevivente do planeta Merill. Foi alvo da paixão de Hayata.
  • Cooler (ep. 33-35) – Dragão de estimação de Nana. Morre tentando ajudar os changemans.
  • Ayra (ep. 45) – Aparece apenas em um único capítulo. Foi interpretada pela atriz Yoko Nakamura que, no ano seguinte, fez a Sara / Yellow Flash em Flashman.

Armas e Equipamentos

Armas e ataques em conjunto

  • Change Proteck: são as roupas dos Changeman, ao terem recebido a força terrestre, Changeman recebem essas roupas. Seu excessivo uso prejudica o corpo se ficar num longo período de tempo.
  • Power Bazooka: toda equipe Super Sentai possui uma “arma/ataque final”, com o(a) qual se livra do inimigo em grande estilo. A dos Changeman era a Power Bazooka (ou Poderosa Bazuca, dependendo do tradutor), com a qual o grupo explodia os monstros espaciais. Era formada pela união das cinco bazucas de cada um dos integrantes.
  • Change-Fogo: pistola laser, podendo se dividir em Change Espada e Change Escudo.
  • Formação Raio Bumerangue.
  • Formação Pentágono (com as pistolas Change-Fogo).
  • Change Mermaid/Change Phoenix Super Looping.
  • Ataque Estelar: feito com o Change-Fogo porém com as espadas e escudos.

Veículos

  • Change Cruiser: utilitário 4×4.
  • Moto Change: motocicletas para cada um dos Changeman.

Mechas

  • Base Shuttle: nave inspirada no design dos Ônibus Espaciais, transporta os três módulos que se unem na seqüência de transformação chamada Fusão/Conversão Terrestre para formar o Change-Robô (C-R).
  • Jet Changer 1: jato pilotado por Change Dragon. Formava a cabeça, parte traseira do tronco e parte das pernas do C-R.
  • Heli Changer 2: helicóptero pilotado por Griphon e Mermaid. Formava os braços e parte dianteira do tronco do C-R.
  • Land Changer 3: tanque pilotado por Pegasus e Phoenix. Formava as pernas do C-R.
  • Change-Robô: robô gigante que pode disparar mísseis da barriga e o Change Vulcão de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos (truque este raramente utilizado). Possui também um escudo (usado, no ep. 23 e no segundo filme, em uma técnica de arremesso de escudo chamada apenas de “change-fogo”) e a Espada Relâmpago, capaz dos ataques Giro Atômico e Reflexo Relâmpago (usado apenas no episódio 33) e do ataque final Super Thunderbolt. Como quase sempre acontece nos seriados japoneses, tais itens nunca estão presentes na hora da batalha, e não há explicação sobre como se materializam.

Episódios

Número, título em português e nome original japonês do episódioMonstro(s) gigante(s) do episódioInimigo(s) do episódioProtagonista(s) / Foco do episódioData de exibição (no Japão)
01 – O Planeta de Edin (*) – Kyodai Kaiju no WakuseiHaneda e Marigoss Jaspion e Anri15 de março de1985
02 – O Triste Fim de Sakurá – Kanashimi no Chodenshisei SakuraTee GossCérebro Eletrônico SakuráJaspion22 de março de1985
03 – O Sonho do Menino Galáctico – ! Mamore! Ginga Shonen no YumeNamaguederaz (possuído por Satan Goss, mas Daileon o liberta) Koko29 de março de1985
04 – A Fúria do Pântano – 3 Daisan Wakusei ni Shinro o ToreGaios / Gouki Jaspion19 de abril de1985
05 – O Enigma da Flauta – ! Hora! Are ga Tosan Hoshi daGiga Satomi26 de abril de1985
06 – Gordon em Busca da Mãe – Kodomoju to KodomotachiGelgon (***)Soldados de MacGarenJaspion e Gordon3 de maiode 1985
07 – O Demônio da Montanha – Kairiki Iwagorira no Dai GyakushuMongorila Boomerman17 de maio de1985
08 – O Casal Fugitivo – · Sogen ni Kagayaku Egao. Rotto to Sachi ga KakeruDolradus Boomerman, Rod e Satie24 de maio de1985
09 – A História de uma Árvore – Aru Kyoboku no MonogatariTroncor Jaspion31 de maio de1985
10 – O Ataque do Pirossauro – Onna Supai o Tsureta Kodai KaigyoPirossauroAmazonas 1 e 2Anri e Dr. Ika7 de junho de1985
11 – Perigo em Tsukuba / Terror em Tsukuba – ! Gue! Tsukuba no Kyodai Gama dai KoshinGamadoras Jaspion14 de junho de1985
12 – A Profecia – Shinpi no Daiyogen ni Satan Gosu ga ObieruSatan GossSatan GossJaspion e Edin21 de junho de1985
13 – A Investida dos Aliados Espaciais – Uchu Karano Suketto Ooabare Akuno ShitennoParegontaQuadridemos Iki, Zampa, Purima e GouryuJaspion e Ryuti(o garoto desenhista)28 de junho de1985
14 – Perigo na Lagoa dos Noivos – ! Nihon Retto o Tate! Hamanako Atakku SakusenMaressauroIkiJaspion5 de julhode 1985
15 – Sonho ou Ilusão A Imagem Dourada – Yume Ka Maboroshi Ka Habataku Oogon no ToriBotossanki / YpotocekiIki (morre)Família Nambara12 de julho de1985
16 – Qual o Destino da Humanidade – Jinrui no Miraika Kyofu no Kyoju TeikokuDynamáticoDynamáticoJaspion19 de julho de1985
17 – O Mistério do Pássaro Dourado – Ai to Namida no Umi o Shisso Suru Ginga no TazanHead Dorima Kanoko e Kenta26 de julho de1985
18 – O Inimigo Imortal – · Akame no Mashin Faita. Zanba! Zampa (morre)Jaspion, Kerly e Hanna (os pais verdadeiros de Jaspion)2 de agosto de1985
19 – Alerta no Oceano – SOS Noroi no Kaitei Jin ga Warau Iruka no Umi Esu o EsuHumiburaZamuraiJaspion9 de agosto de1985
20 – A Última Chance – ! ! ·! Musume yo! Musuko yo! Rasuto Chansu ni Kakero!HakabanGuila (volta num caixão)Jaspion30 de agosto de1985
21 – O Valente Garoto Jogador – 160km Netsukikyu Shonen ga Nageru Jisoku Hyakurokujukkiro no YukiMagnêda Takeshi (o garoto jogador)6 de setembrode 1985
22 – O Feitiço de Titânia – Shojo o Akuma ni Kaeru Kaijo Chikita no DaiyojutsuTitâniaKumoda / TitâniaFamília Nambara13 de setembrode 1985
23 – O Monstro do Século – Ma no Te Ga Ayatsuru Sekai no Kyoju ShoSion (monstro pacífico que acaba possuído por Satan Goss e Daileon é obrigado a matar) Sr. Yada (dono do Sion)20 de setembrode 1985
24 – Ambição Perigosa – ! 1 Goyojin! Gekkyu Ichiokuen SashiagemasuMôke  11 de outubrode 1985
25 – Tóquio em Perigo (**) – ! Sukue Tokyo Shoshitsu! Akudama Zendama DesumacchiDonguezIrmãos Gasami (Gasami 2 morre)Koko e Namaguederaz (do episódio 3, como aliado)18 de outubrode 1985
26 – O Contra-Ataque de Daileon – ! Todoroku Daichi! Daireon Ikari no Dai GyakushuBôganGasami 1 (morre)Daileon25 de outubrode 1985
27 – Juventude Ameaçadora – ! Utatte Odotte Seishun Rodo o TsuppashireSodomon (***)O trio “As Graciosas” Ás, Copa e Dama / TrifacialJaspion1 de novembrode 1985
28 – Dados Mortais do Monstro Eletrônico – Denshi Zunoju no Hissatsu DetaAigaAigamanDaileon8 de novembrode 1985
29 – A Morte de MacGaren – ! … Maddogyaran Shisu! Shikashi Giruza Ga…GaslaMacGaren (primeira morte)Rod e Satie15 de novembrode 1985
30 – O Pânico do Balão – ·· Akai Fusen. Aoi Fusen. Barun PanikkuBaloonKilzaJaspion22 de novembrode 1985
31 – Golpe na TV – Sensei to Kodomotachi ga Nakisakebu Kyofu no Nama ChukeiDestrusSilk, Kenga e ZahulBoomerman29 de novembrode 1985
32 – A Conspiração do Robô – Otetsudai Robotto no Mayonaka no Arubaito Tipp, seus robôs comandados telepaticamente e MacGaren 6 de dezembrode 1985
33 – A Batalha da Magia Negra – Ijimekko mo Odoridasu Maho Dai GassenMagimKilzaJaspion20 de dezembrode 1985
34 – Fortaleza Indestrutível – Teppeki no Yosai o Kudaku Chichi to Ko no AiFortes Tomakazu e seu pai27 de dezembrode 1985
35 – A Descoberta do Pergaminho – … Hakken Sareta Seisho Ima Osorubeki Jijitsuga…Satan GossSatan GossNambara e Kanoko (primeira das “5 Crianças Irradiadas pela Luz”)6 de janeiro de1986
36 – O Milagre das Novas Vidas – Kiseki o Yobu Atarashii Inochi no KagayakiDimushiKilza (morre)Kumiko (segunda das “5 Crianças Irradiadas pela Luz”) e sua mãe grávida13 de janeiro de1986
37 – O Cardápio Infernal – Kyofu no Furu Kosu Jigoku Ryori wa IkagaEbizollBragulMiya20 de janeiro de1986
38 – Trama Miraculosa – ! Nechan ga Henda! Shikumareta KisekiAquarock Miki (“menina milagrosa”)27 de janeiro de1986
39 – O Poderoso Beijo de Miyo – Miyo-chan no Kissu wa Hyakuman Bariki Kilmaza e Ninjas Espaciais (Do é vencido)Daisuke (terceira das “5 Crianças Irradiadas pela Luz”)3 de fevereirode 1986
40 – O Enigma do Meteoro – · Ricchi Man Sakusen. Daiya Ryuseigun no NazoDiagrossNinjas Espaciais (Sui é vencido)Jaspion10 de fevereirode 1986
41 – O Atirador da Justiça – · Ketto no Toki. Kimi ga Yobu Hissatsu Ganman no SeigiDestranJonh Tiger (enfeitiçado por Kilmaza, mas Jaspion o salva com vida) e os Ninjas Espaciais(Ka, Moku e Fuu)Jaspion e John Tiger17 de fevereirode 1986
42 – A História de Pep e Hiroshi – · Hoshi Kara Kita tomodachi. Pippi to Hiroshi no MonogatariTanque guardião da fortaleza de MacGarenKilmaza e Ninjas Espaciais (Moku é vencido)Hiroshi (quarta das “5 Crianças Irradiadas pela Luz”) e alienígena Pep24 de fevereirode 1986
43 – O Misterioso Mundo de Satan Goss – Arisu ga Mita Fushigi no Kuni no Satan GosuSatan Goss (sofre uma metamorfose e se transforma no Poderoso Satan Goss)Satan Goss e Ninjas Espaciais (Ka e Fuu são vencidos)Ashima(garota que serviria de seita para Satan Goss)3 de março de1986
44 – Retorno Satânico – Kimi wa Ikinokoreruka Shutsugen Shita Taiko no MakyoBatroguess (monstro que Jaspion precisou vencer sem a ajuda do Daileon)Purima e Gouryu (morrem juntas)Jaspion, Kanoko, Kumiko, Daisuke e Hiroshi10 de março de1986
45 – Sou o Filho de Satan Goss – Ore wa Satan Gosu no Musuko Da MacGaren (morte definitiva)Jaspion e Mika (última das “5 Crianças Irradiadas pela Luz”)17 de março de1986
46 – A União dos Povos da Via Láctea – Te o Tsunagu Zen Ginga no Jinrui TachiPoderoso Satan GossPoderoso Satan Goss, Kilmaza e seus últimos soldados (são todos finalmente destruídos)Jaspion, Edin (morre), Daileon e o “Tarzan Galáctico”24 de março de1986