Logo do Estadão

‘Mandacaru’ chega ao fim com muitas mortes

Por: Rosângela Marques da Agência Estado

As mortes no cangaço estão com os dias contados. Termina amanhã a saga do bando de Tirana (Victor Wagner) em “Mandacaru”, exibida pela Manchete. Mas na última semana de exibição, antes do capítulo final, que vai ao ar um dia antes da estréia de “Brida“, muitas cabeças ainda devem rolar. Arlete (Alexia Deschamps), que confessou a autoria do crime de assassinato de Felipe Câncio (Raimundo Deny Souza), assim como Aquiles (Murilo Rosa) e Glauco (Antônio Grassi), desmascara Raimunda (Márcia Santos) diante de todos.

Depois de ter sido convencida por Raimunda para que abortasse o filho, Arlete descobre que tudo se trata de uma cilada armada por Manuela (Tânia Boscoli), que manda que seus jagunços a seqüestrem. Libertada pelos homens de Tirana e Zebedeu (Benvindo Sequeira), Arlete é consolada por Glauco, que tenta fazer com que ela desista do aborto. Quem não tem um final feliz é a traidora Raimunda, que acaba sendo linchada pelo povo de Jatobá. Depois de assumir o posto de prefeito, Edgar (Jandir Ferrari) planeja também assumir ares de homem sério.

Ele pede a mão de Gracinha (Melissa Mel) em casamento, mas terá de se entender com a sogra, a beata Filó (Telma Reston). Para conseguir o consentimento, o casal resolve inventar que a garota está grávida, mas a sogra só acaba acatando a idéia depois que vê o empenho do genro em socorrer os feridos do confronto ocorrido entre o exército e os cangaceiros, na praça da igreja.

Finalmente, o amor entre Terto (José Roberto Lopes) e Dinda (Tereza Siqueira) tem um final feliz, apesar das circunstâncias. Atormentado há meses pelo espírito de sua amada, Terto luta dia e noite para conseguir recuperar o cabaré e, com isso, dar o descanso merecido para Dinda. Mas quando isto acontece e o espírito deixa de lhe assombrar, Terto se sente perdido. Quando Aquiles revela que o verdadeiro assassino de Felipe Câncio é Arlete, Terto acaba engolindo a única prova do crime e morre asfixiado.

Mas quando passa desta para melhor, comemora muito por estar novamente ao lado de sua querida Dinda. E para livrar a culpa de Arlete e promover Edgar, Zebedeu começa a espalhar pela cidade que o prefeito é o verdadeiro assassino de Felipe Câncio. O que deveria causar preocupação ao médico acaba se transformando em um ato de heroísmo e Edgar passa a ser admirado por todos na cidade.

Mas a grande pergunta da novela só será respondida durante a exibição do último capítulo: com quem ficará Juliana (Carla Regina), que durante toda a trama mostrou-se dividida entre seus dois amores, o cangaceiro Tirana e o tenente Aquiles? De adversários a amigos, Tirana e Aquiles mudaram de lado para poder combater o mal dentro de Jatobá. Nos últimos capítulos, Aquiles vai atrás de Tirana na caatinga para o levar ao encontro de Juliana, que deverá escolher ao lado de quem ficará.

Fonte: AN Tevê

Texto originalmente escrito por Ricardo Santos de Almeida, em 11/04/2005

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.