SBT comprou briga com artistas por reprisar Dona Beija

Em mais uma estratégia, Silvio Santos tirou da gaveta a novela Dona Beija, produzida e exibida pela TV Manchete em 1986. Mesmo sem alarde em torno de seu lançamento, a novela entoru no ar em 6 de março de 2009, com 5 pontos de audiência – 2 a menos que a estreia de Pantanal. Porém, a expectativa era que, assim como Pantanal (que chegou aos 17 de média), Beija crescesse em audiência com o tempo.

Exibida num horário com menos aparelhos ligados, após a linha de shows, a mini-novela não repetiu o bom desempenho da trama pantaneira, permanecendo estacionada entre três e cinco pontos de média. Para piorar, os atores se sentiram desrespeitados pela emissora, e entraram com processos na justiça.

Gracindo Jr., por exemplo, intérprete do protagonista Antônio Sampaio, diz ter ficado surpreso com a re-exibição. O ator afirmou que ele e seus colegas de equipe não foram comunicados pelo SBT sobre a possibilidade da trama ser exibida no canal. Ao saber que o folhetim já estava no ar, Gracindo acionou imediatamente seu advogado.

Fiquei muito surpreso, quando amigos me deram a notícia. Ninguém me procurou para saber minha opinião. Então, meu advogado sugeriu que eu conversasse com outros atores, para abrirmos uma ação conjunta. E é o que tentaremos fazer.

Gracindo Jr.

O ator, que acompanhou de longe a briga do autor Benedito Ruy Barbosa e de alguns atores de Pantanal – eles brigaram na Justiça contra a reprise da trama pelo SBT, ocorrida um ano antes -, garante que não aceitaria um simples acordo. Ele alega ter assinado autorização para que a trama fosse reprisada na TV Manchete, não por outra emissora.

Há 23 anos, fechei contrato com a Manchete para fazer essa novela e não com o SBT. Portanto, não aceitarei receber um cachê por reexibição. Precisamos renegociar o uso de imagem. O que fizeram com o elenco de Pantanal foi uma piada”.

Ao saber, através de O Fuxico, que Dona Beija já estava no ar, Mayara Magri, que também está no elenco, ficou bastante surpresa. A atriz, que foi casada com o diretor da novela, Herval Rossano, conta que foi procurada por um representante do SBT em meados de 2008, mas não assinou nenhuma autorização.

Eles apenas me indagaram se eu permitiria a reexibição da novela e prometeram enviar um termo de autorização para eu assinar, mas isso não aconteceu. Estou surpresa que a novela já esteja no ar. Agora, espero que a emissora me procure o quanto antes”, enfatiza.

A mesma postura firme foi adotada por Maitê Proença, protagonista de Dona Beija. Ela, que contou à colunista de O Globo, Patrícia Kogut, que o SBT tentou fazer um acordo, não concorda em ver sua imagem exibida sem sua autorização. Vale lembrar que, na ocasião, Maitê fez muitas cenas de nudez.

Botaram a novela no ar sem avisar o elenco e o próprio público. Não houve chamada na tevê, informando que Dona Beija seria reprisada. Sei que o material que a Manchete tinha estava guardado nos porões da emissora, de qualquer jeito. Imagino que já estejam deterioradas. Não sei que Dona Beija é essa que eles vão exibir. Acho que vão ter de reeditar muita coisa e só Deus sabe como eles vão fazer isso! Aliás, esse foi um dos motivos para eu não autorizar.

Maitê Proença, sobre a reprise de Dona Beija em 2009

Defesa do SBT: Ao final de cada capítulo de Dona Beija, o SBT exibia um comunicado dizendo que “os direitos da obra foram adquiridos legalmente“. E finaliza o texto, lido pelo locutor oficial da emissora, solicitando que “os interessados em receber seus cachês entrem em contato com a emissora“.

Baseado no Ttexto originalmente escrito, neste site, por Guilherme Barbosa, em 21/03/2009

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.