Para reproduzir suas histórias com fidelidade, a TV Manchete precisou erguer cidades cenográficas, e não economizava para atingir o nível de fidelidade à época retratada. Bondes e riachos foram construídos, e teve cidade até virando ponto turístico durante vôos de helicóptero.
Desde sucessos como Dona Beija e Kananga do Japão até fracassos como Amazônia, o investimento na grande maioria das vezes foi de superprodução.
Estrutura da dramaturgia
A partir de 1986, as cenas internas eram gravadas no Complexo de Televisão de Água Grande, localizado na zona norte do Rio. Ele foi o primeiro centro de produção integrada da América Latina, onde foram realizados shows e novelas, com cenários em estúdios que chegavam a 1000 m2, além de oficinas de carpintaria, camarins, acervo de figurinos, etc.
Mas por se localizar em área urbana densamente povoada, não havia espaço disponível para aumentar o complexo, impedindo a construção das cidades cenográficas. Por isso, necessariamente, essas estruturas foram erguidas afastadas do CTAG, em algum dos locais abaixo, dependendo da época:
- Cidade Cenográfica de Santa Cruz: até 1992era utilizado um grande terreno da Bloch Editores localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Lá foram feitas Dona Beija, Kananga do Japão e Amazônia, por exemplo.
- Cidade Cenográfica de Maricá – O grupo vendeu o terreno de Santa Cruz em 1992, quando acertou a venda do controle da TV Manchete para o grupo IBF. Ao retomá-la e decidir produzir Tocaia Grande, a rede adquiriu um novo terreno, desta vez localizado no município de Maricá, a 60 Km da Capital. Em Maricá foram feitas Tocaia Grande, Xica da Silva e Mandacaru.
Maricá foi um projeto complicado. A direção da emissora pretendia começar as gravações de Tocaia Grande em 1994, mas o Ibama demorou a aprovar o projeto da Manchete, pediu alterações, e só liberou a licença ambiental um ano depois do imaginado.
A cidade de Jatobá, retratada em Maricá para Tocaia Grande, a primeira no local, era tão imponente que passageiros de helicóptero que iam do Rio para a região dos Lagos frequentemente pediam para o piloto desviar para sobrevoar a região.
Confira a lista de localidades retratadas, por cidades cenográficas ou locações reais utilizadas pelas novelas da emissora:
- Marquesa de Santos
- Externas gravadas na cidade histórica de Paraty-RJ
- Internas gravadas no estúdio fotográfico das revistas da Editora Bloch, na sede da emissora, Rio de Janeiro.
- Antônio Maria
- Gravações externas em Portugal
- Dona Beija
- Cidade Cenográfica retratando Araxá séc XIX
- Gravações externas na zona rural de Araxá-MG
- Internas gravadas no Complexo de Água Grande – RJ
- Novo Amor
- Gravações externas na zona sul do Rio
- Tudo ou Nada
- Gravações externas na zona sul e norte do Rio
- Mania de Querer
- Gravações externas nos USA
- Gravações externas na cidade de São Paulo
- Corpo Santo
- Gravações externas nos USA
- Gravações externas no Rio
- Helena
- Cidade Cenográfica retratando o Rio de Janeiro do séc XIX
- Gravações externas em uma fazenda em Vassouras-RJ
- Carmem
- Gravações externas no Rio principalmente no Porto e Bairro da Saúde
- Olho por Olho
- Gravações externas no Rio
- Kananga do Japão
- Cidade Cenográfica retratando a Praça XI do Rio de 1930
- Pantanal
- Gravações externas no Pantanal Mato Grossense
- A História de Ana Raio e Zé Trovão
- Gravações externas no interior do RS, SC, PR, SP, MG, GO e TO
- Amazônia
- Cidade Cenográfica retratando Manaus do séc XX (a última em Santa Cruz)
- Gravações externas em Manaus e na floresta Amazônica
- Guerra sem Fim
- Gravações externas no Morro da Mangueira e na cidade do Rio
- 74.5 Uma Onda no ar
- Gravações externas em Búzios – RJ
- Tocaia Grande –
- Cidade Cenográfica retratando Itabuna-BA de 1920 (a primeira em Maricá-RJ
- Externas em uma fazenda de Maricá-RJ
- Xica da Silva
- Cidade Cenográfica retratando o Arraial do Tijuco-MG no séc XVIII
- Gravações externas no Interior de Minas
- Gravações externas em Maricá-RJ
- Mandacaru
- Cidade Cenográfica retratando Jatobá (Cidade fictícia) ambientada no sertão da Bahia em 1930
- Gravações externas em Paulo Afonso – BA
- Gravações externas em Maricá RJ
- Brida
- Gravações externas na Irlanda
- Gravações externas no Rio
Cenas Internas
Em 1984 e 1985, a jovem emissora alugou os estúdios da TV Tupi, no bairro da Urca, Rio de Janeiro – que eram usados justamente para a produção dramatúrgica pela predecessora do canal 6 carioca. O arrendamento foi feito por contrato com a massa falida da Tupi, e valeu para as minisséries produzidas entre Marquesa de Santos e Antonio Maria.
A exceção foi a primeira produção da emissora, Marquesa de Santos, gravada dentro do prédio da Manchete, inclusive no estúdio fotográfico das revistas.