Logo do Câmera Manchete em 1996-98

Câmera Manchete

Criação de Fernando Barbosa Lima, O Câmera Manchete estreou em setembro de 1994 e significou a volta da emissora à produção de documentários. O programa era apresentado por Ronaldo Rosas e dirigido por Ewaldo Ruy. Inicialmente era levado ao ar às quartas-feiras na faixa das 22h30. Mostrava três matérias de temas distintos por episódio.

Em novembro de 1995, o Câmera Manchete passou para as terças-feiras, cedendo a quarta-feira para a estreia do Marcia Peltier Pesquisa. Desta forma, a linha de shows da emissora (dos programas semanais logo após a novela principal), tinha programas jornalísticos de segunda a quarta-feira.

Em abril de 1996, ganhou abertura e logotipo novos e passou a abordar apenas um tema por programa, se assemelhando mais aos concorrentes Globo Repórter e SBT Repórter. Também passaria a se revezar com outros dois programas mensais, indo ao ar apenas duas vezes por mês.

Compilado especial: Vinhetas do Câmera Manchete

Um desses programas, “uma história de sucesso“, fez sucesso e passou a ser semanal, ganhando horário fixo nas noites de sábado.

O outro programa era o consagrado Expedições, com Paula Saldanha, que até então era exibido uma vez por mês aos domingos. O documentário de viagens pelo Brasil passou a ser exibido às terças, substituindo o Câmera Manchete na última semana de cada mês.

A partir de setembro de 1996, o programa passou a ser exibido às quartas de novo, trocando de lugar com o Marcia Peltier Pesquisa, que passou para as terças-feiras. Com isso fugiu do confronto direto com o SBT Repórter.

A partir de 1997, O Câmera passou a ser quinzenal, se revezando com o Mistério, novo programa sobre eventos sobrenaturais apresentado por Walter Avancinni. O Expedições não renovou contrato com a Manchete, e foi para a TVE.

Em 1998, a série especial “China Hoje” foi apresentada por Lucélia Santos no Câmera Manchete, em dois programas.

Durante os quatro anos que esteve no ar, foi um dos destaques da emissora, sempre registrando bons índices de audiência com médias entre 6 e 8 pontos até 1995 e de 8 a 12 pontos a partir de 1996.