Márcia Peltier Pesquisa

O Programa Márcia Peltier Pesquisa foi não só apresentado como também idealizado por Márcia Peltier. Com um perfil muito inovador, o jornalístico estreou no dia 08 de novembro de 1995 às 22:30, mostrando os objetivos do programa e exibindo algumas cenas da produção. A estréia oficial aconteceu na quarta-feira seguinte, dia 15 de novembro no mesmo horário.

O programa era composto basicamente por reportagens baseadas em índices de pesquisas. Além disso tinha sempre um entrevistado e também mostrava o resultado de estudos encomendadas pelo próprio programa, sobre os mais variados assuntos. A grande maioria, sobre comportamento e estilo de vida. Utilizava basicamente pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha e pela Associação Brasileira de Pesquisas e Análises.

Em seu primeiro ano de exibição, o Marcia Peltier Pesquisa era apresentado às quartas-feiras, às 22h45, logo após a novela principal. Mas, em 8 de setembro de 1996, trocou de horário com o Câmera Manchete, passando para as terças, na mesma faixa horária. Formava junto com o Câmera, 24 Horas, Business e Na Rota do Crime, a linha de shows jornalística que levou a Manchete à vice-liderança no horário nobre no Rio de Janeiro entre 1995 e 1998.

A equipe de reportagem tinha Denise Dellarenga e Mônica Puga. Marcia Peltier gravava numa produtora independente de São Paulo, mas trocou para o Rio de Janeiro por causa da correria de ter que ir e voltar de São Paulo a tempo de apresentar o Jornal da Manchete. Logo depois, fundou sua própria produtora e passou a produzi-lo.

Em termos de audiência, durante os três anos que esteve na grade, o programa foi outro sucesso da programação. Registrava média de 8 pontos com picos de 12. Foi o primeiro programa jornalístico baseado em pesquisas da televisão brasileira.