Lupu Limplim Clapla Topo

Com Lucinha Lins e Claudio Tovar, foi um teleteatro musical para ocupar o horário deixado por Xuxa, de 1986 a 1987. “Lupu Limplim” era uma versão televisiva do musical “Caixa de Brinquedos”, produzido pelo casal e aplaudido nos teatros do país.

Em 1986, sem Xuxa, o se tornou uma simples sessão de desenhos animados. Em vez que repor a apresentadora, a Manchete optou pela inovação, abrindo espaço para um programa lúdico, que estimulava a imaginação e levava um pouco do teatro para as crianças de todo o Brasil.

Nos teatros, o Lucinha Lins e Claudio Tovar, então casados, vinham produzindo com grande sucesso de público e crítica, como “Sapatinho de Cristal”, “Simbad de Bagdá” e “Caixa de Brinquedos”.

Sempre buscando prestígio, inovação e qualidade cultural, a Manchete convidou o casal para desenvolverem um novo programa, tentando pegar carona na abordagem aprovada pela crítica, e ao mesmo tempo emplacar um formato diferente dos programas concorrentes.

Assim nasceu o Lupu Limpim Claplá Topô no dia 3 de agosto de 1986, das 16h às 18h, com direção de Cláudio Tovar e Alcino Diniz. Inspirado no espetáculo “Caixa de Brinquedos”, inclusive com -tema do musical embalando a abertura do programa, a atração exibia dramatizações protagonizadas por Lucinha e Claudio, intercalados por desenhos animados.

Inicialmente não tinha auditório, nem palco, e nem cenário fixo. Mas em maio de 1987 passou a mesclar as histórias com brincadeiras no palco. Por isso as mini caravanas voltaram a lotar o teatro Adolpho Bloch. Com isso, passou a ter três horas de duração, das 16h às 19h.

Em outubro de 1987, Lupu Limplim Clapla Topo foi extinto, sendo substituído por Angélica, que veio à frente da nova versão do Clube da Criança.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete(imagens sem interferências na baixada fluminense), e em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da emissora. Atualmente trabalha como PM(Product Manager) no Globoplay.

leia também

tudo sobre