Logo da Turma do Arrepio, Manchete

A Turma do Arrepio

Baseado na história em quadrinhos criada por César Sandoval, “A Turma do Arrepio” ganhou a versão televisiva em 1995, filmado por uma produtora independente paulistana, em episódios de 30 a 45 minutos.

Na série, os personagens moravam num mesmo edifício, o “Edifício do Arrepio”. Foi ao ar entre setembro e dezembro de 1995, às 17h.

Chamada de estreia - 1995 - A Turma do Arrepio

Em 1997 os episódios foram re-exibidos, desta vez às 17h30. Ganhou uma nova temporada, que foi exibida imediatamente após a primeira. A última exibicao ocorreu no fim de outubro daquele ano

A história em quadrinhos

A Turma do Arrepio é uma história em quadrinhos, lançada em 1989 e publicada pela Editora Globo até 1993. Ao todo, a coleção possui quarenta e três revistinhas e um almanaque. Em 2009, A Turma do Arrepio voltou a ser editada, desta vez pela editora As Américas mas infelizmente também deixou de ser publicada.

Segundo o blog Mania de Gibi:

A história foi criada a partir do seguinte raciocínio:

E se o Frankenstein tivesse um filho? Como seria? E como seria o neto do Conde Drácula?
A ideia era fazer uma versão mirim dos monstros do cinema. Inicialmente seriam bebes, e o nome seria Baby Monsters. Porém, achou-se por bem crescê-los um pouquinho, tomando o cuidado em não deixá-los violentos nem sanguinários. Essa tarefa foi entregue ao ilustrador Roberto Fukue, que teve total liberdade para recriar o visual dos personagens em outra faixa etária.
E assim foram nascendo os personagens.
O primeiro foi o Draky, herdeiro de uma nobre família de vampiros e intelectual da turma.
Depois vieram o filhote de lobisomem Luby, que adora hambúrguer e odeia gatos, a mumiazinha Tuty, que adora fazer curativos, o Stein, um menino biônico, neto do Frankenstein e que adora consertar coisas e a Medéia, uma menina aprendiz de feiticeira, que nunca acerta fazer seus próprios feitiços, o que sempre coloca a turma em grande confusões. Tem também o morceguinho Belfedo, personagem criado em 1971 para uma HQ e que César atribuiu ao universo da turminha tornando-o bicho de estimação de Draky.
Como personagens secundários: Epitáfio, o porteiro zumbi do Edifício do Arrepio, Seu Doroteu, o síndico, a aranha Magnólia, que fez sua teia no canto da portaria e a “dragoa” de estimação da medéia, Dragmar.

Blog Mania de Gibi: https://blogmaniadegibi.com/2015/10/a-turma-do-arrepio/