Clipe de Abertura, um show de imagens!

Falar do Clipe de Abertura da Rede Manchete é, com certeza, falar do principal cartão de visitas eletrônico da emissora.

Sua primeira veiculação foi no dia da estréia da Manchete, em 05 de junho de 1983, um domingo. Após o término do discurso de seu fundador, Adolpho Bloch, surgiu a imagem do Sol, nascendo para mais um dia. Em seguida, eis que aparece uma nave espacial, representada pelo seu logotipo, sobrevoando as principais capitais brasileiras. Uma viagem fascinante e espetacular, com uma trilha sonora encantadora, composta pelo conjunto musical Roupa Nova (que faria também as trilhas sonoras de outras vinhetas da Manchete).

Depois de passar pelas capitais brasileiras, o “M” finalmente chega ao Rio de Janeiro. Após a vista privilegiada do Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais cariocas, o logotipo da emissora aterrisa de maneira fantástica e impressionante no Edifício Manchete, localizado na Rua do Russel, 766-804, no bairro da Glória. O clipe chamou tanto a atenção que acabou sendo adotada como vinheta de abertura e encerramento da programação da emissora.

Essa vinheta é considerada por muitas pessoas a melhor e a mais bela da história da TV brasileira. O clipe encantou todos aqueles que o assistiam pela primeira vez, e deixou uma boa impressão da emissora por onde passou, tanto em território nacional, quanto no exterior.

Essa “obra-prima” das vinhetas de TV foi criada pelo designer Aldir Ribeiro, na Manchete Computers Graphics, setor de computação gráfica da emissora. E foi por causa desse clipe de abertura, que o prédio-sede da Manchete carioca (assim como todas as emissoras próprias da rede) passou a ostentar um enorme logotipo de aço ao topo.

Um detalhe interessante é que, na vinheta, o logotipo ficava no lado superior direito do prédio. Mas, na realidade, ficava no lado esquerdo superior. Explica-se: No lado direito ficava a sede da Bloch Editores, no número 766, construída em meados dos anos 1970. Já no lado esquerdo, ficava o prédio que abrigava a TV Manchete, no número 804, construído no início da década de 1980. Eram dois prédios num só, interligados por grandes corredores em todos os andares. Tanto que haviam duas portarias: uma para a editora e outra para a TV.

Sendo assim, o Clipe de Abertura da Rede Manchete deve ser lembrado como um dos maiores momentos da história da TV brasileira. Uma pena que Aldir Ribeiro não conseguiu ser reconhecido por ter criado essa vinheta extraordinária. Aliás, por onde anda o Aldir? Ele merece ser congratulado pelo público devido à sua contribuição para a Televisão Brasileira e, também, para a Rede Manchete.

Texto originalmente escrito por Diego Ramon, em 09/04/2005

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.