Logo do Winspector

Esquadrão Especial Winspector

No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de julho de 1994, onde permaneceu por um longo período na grade de programação, até ser retirada do ar em dezembro de 1997. A série narra as aventuras e missões do grupo de resgate chamado “Esquadrão Especial Winspector”, que combate o crime e situações perigosas que a polícia convencional não pode resolver. A equipe é formada por um policial japonês chamado Liuma Ogawa e dois assistentes robôs . A série da franquia dos Metal Heroes foi a primeira da trilogia dos Rescue Heroes. Atualmente a série é exibida na TV Diário de Fortaleza/Ceará dentro do programa Turminha Diário.

Winspector
Winspector

História

“Defendendo a paz e a amizade, o departamento especial da polícia metropolitana, protege o povo enfrentando o crime.” — Narrador ao início da série

O progresso científico e tecnológico, da mesma forma que trouxe bem estar e conforto para a humanidade, também permitiu que assassinos, destruidores de meio ambiente e bandidos de toda a espécie cometessem suas atrocidades de maneira mais fácil e impune.

Seguindo os ideais de um amigo policial que havia morrido, o Chefe Shunsuke Masaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim Winspector.

Composto por Liuma Ogawa usando a armadura especial Fire; Biker e Highter , magníficos robôs criados pelos cientistas da polícia; a policial campeã olímpica de tiro ao alvo Junko Fugino; Hissae Koyama ; o oficial de manutenção Nonoyama e o mini-robozinho Demitaz.

Ao final da série, os integrantes de Winspector são promovidos e vão para a França, para fazer parte da Winspector Internacional. O Chefe Masaki fica no Japão e cria uma nova equipe, chamada Solbrain, para continuar combatendo o crime, já que o Japão não poderia ficar desprotegido.

Personagens

Winspector

Liuma Ogawa/Fire Liuma tem 23 anos de idade e é o líder da equipe, sendo o único humano. Assim como Masaki, ele é um superintendente policial. É um órfão que tem conhecimento de artes marciais e cinco línguas. Seu veículo de transporte é o WinSquad. Quando Liuma se transforma em Fire, ele pronuncia chakka!  e pressiona seu polegar em um painel do WinSquad . Liuma possui um limite de tempo para ficar dentro da armadura, depois deste limite ela pára de funcionar nele e podendo morrer. Liuma tem uma irmã. Após o fim de Winspector, se junta a equipe de Solbrain como Knight Fire, porém apenas após o episódio 23.

Liuma possui uma espada chamada Max Calibre acoplada ao braço, e posteriormente ganha a Giga Streamer, sua arma mais poderosa, que possui múltiplas funções, podendo perfurar até rochas ou virar um poderosa metralhadora-canhão quando se funde ao Max Calibre.

Biker “Irmão” de Highter, Biker é um dos dois robôs-policiais que ajudam Liuma nas missões. É o mais cômico entre os dois robôs-policiais e o mais sentimental da turma. Seu meio principal de transporte é sua moto, chamada WinChase, porém ele tem uma roda no seu peito, que também serve como um meio de transporte. Sua principal arma são 2 lancas-espadas que podem se fundir e criar uma super lança, e funcionam também como o “guidão” da moto Winchaser. A armadura de Biker é amarela.

Highter “Irmão” de Biker, Highter é o outro robô-policial que ajuda Liuma nas missões. Dispõe de um super-voador que pode ser como um escudo.Com o super-voador ele voar, devido a isso ele não dispõe de nenhum veículo. Sua armadura é de cor turquesa. Highter adora crianças e é o tipo de “pessoa” que gosta da vida.

Shunsuke Masaki Masaki é o chefe e criador da equipe Winspector. Ele normalmente fica na “base” do Winspector, mas quando necessário ele fornece ajuda. Após o fim da série, com o Winspector indo para a Europa, Masaki cria uma nova equipe, chamada Solbrain, e volta a aparecer nos episódios finais de Exceedraft.

Junko Fujino Junko é uma policial secreta do Winspector. Foi campeã olímpica de tiro ao alvo.Hissae Koyama Hissae é outra policial secreta do Winspector. Ela trabalha casualmente em uma cafeteria. Seu pai, Masanobo Koyama foi um colega de trabalho de Masaki.

Shin’ichi Nonoyama Nonoyama é o mecânico/cientista de Winspector. Ele desenvolve armas e faz a manutenção de Biker e Highter. Seu passatempo é jogar Xadrez junto com Biker ou Highter.Madocks Madocks é o supercomputador de Winspector. Madocks informa os crimes que estão ocorrendo e pode analisá-los em segundos.

Demitaz Demitaz é um pequeno robô. Sua principal função é o conserto de emergência de Biker ou Highter, e auxilia também em investigações.

Aliados

Toragoro Rokkaku Membro da polícia local, o que fica com os pequenos casos, mas faz o possível para cooperar nas investigações com o Winspector, tem boa compostura diante de seus superiores e fica em cima de Nonoyama, para que ajude a solucionar casos, acaba se tornando membro que compõe o trio hilário, junto com Biker e Highter, sempre descontraindo muito humor, já que Biker fica de cabeça fincada na terra como um avestruz, representada como se fosse uma cena hilária. Até o meio da série, ele aparecia com frenquência, mas com o passar dos episódios, começou a ter aparições menores. Nos episódios finais, Toragoro fica emotivo ao saber que Biker e Highter teriam de ir para França, mesmo indo embora, também não voltaria a ter aqueles momentos de alegria como costumava acontecer com frequência

.Minoru Koyama Irmão mais novo de Hissae, alegre e divertido, brinca com seus colegas e aspira também integrar o Winspector como Liuma, mas participa das missões do Winspector, ora refém ou meio que sem-querer, mas faz o possível para ajudar nas missões, cooperando ou entrando em frias.

Yuko Ogawa Irmã mais nova de Liuma, ficou afastada de seu irmão enquanto cuidava de plantas no momento em que seu irmão vivia no cumprimento no dever em missão. Em sua primeira aparição fica presa no elevador, mas é salva por Fire, Biker e Highter, em seguida visita seu irmão que estava no hospital, pego pela armadilha de Mohs, reaparece quando é sequestrada por Kuroda, em meio aos episódios, Liuma possuía constantes pesadelos de sua infância com sua irmã. Depois de sua última atuação no Winspector, ela apoia seu irmão para que vá à França e ajude as pessoas oprimidas que vivem no mundo.

Vilões

Yuichi Hirosaki  Foi o que dominou Brian, e queria também matar a menina Natsumi para que se juntasse a sua falecida filha Yukari, mesmo tendo seus planos frustrados; Acaba roubando o Camaro de Liuma que usava para se transformar para destruir a base, com a invasão de Liuma em sua base, em posse do Giga Stream, ele destrói a porta, sabendo que deveria estar transformado em Fire, a base de Hirosaki acaba se auto-destruindo e ele acaba morrendo.

Onikichi Kuroda  Criador do robô R-24, que começou sequestrando um bebê, mas acaba sendo preso pelo Winspector durante muito tempo. Mais tarde porem foge e cria uma máquina que fora capaz de criar ondas sonoras a ponto de confundir as pessoas. A segunda versão do R-24 é derrotado e Kuroda aciona um dispositivo que acaba morrendo na explosão. Foi o maior inimigo de Winspector.

Mohs  Lidera a Gangue da Morte, causando assaltos em todo o mundo. Sequestrou um cientista e também Biker, que foi desmontado e salvo por Demitaz. No fim, foi preso pelo Winspector.

Brian  Irmão de Biker e Highter, foi criado no objetivo de servir e proteger as pessoas. Tem boas recordações da menina Natsumi, Biker e Highter, mas Hirosaki faz lavagem cerebral em Brian, o obrigando a fazer coisas terríveis, mas é derrotado por Fire com sua nova arma, o Giga Stream. Brian recobra a consciência, mas entra num estado em que poderia se auto-destruir, mas reconhece a derrota e também guardava os bons momentos desde aquele dia.

Saburou Murata  Foi capaz de criar uma variedade de clones seus. Acontecendo assim, uma série de assaltos na cidade. Ao lutar contra Winspector, ele ativou uma bomba no seu esconderijo e ameaçou acionar com seu controle remoto. Porém um clone seu, ao nascer, apertou o botão do controle remoto e o local explode, com Saburou morrendo dentro do prédio.