Programa Raul Gil

Tradicional programa de auditório, ficou no ar de 1995 a 1998, sempre aos sábados, das 14h as 19h. Tinha médias, na maior parte dos programas, variando de 7 a 11 pontos no Ibope, sendo uma das mais estáveis audiências da Manchete, e também o de maior índice na fase final…

O Programa Raul Gil estreou no dia 09 de março de 1996, simbolizando a popularização da programação da Manchete. O tradicional programa de auditório, que já tinha passado pela Record, Tupi, SBT e estava novamente na Record, teria redução de horário devido aos inestimentos da emissora em futebol. O apresentador recebeu proposta da Manchete e foi ocupar o lugar do fracassado Seu Boneco nas Paradas, feito para cumprir este papel, e dos campeonatos esportivo de pouco apelo.

Imagem de Programa Raul Gil da Rede Manchete
Raul Gil em anúncio de estreia na Manchete – março de 1996

Produzido por sua própria produtora (Luar Produções), através de um esquema onde o apresentador comprava o horário e recebia pela veiculação do que anunciava. O custo médio era de 130 mil reais, e o apresentador faturava até 350 mil por mês, segundo matéria da Folha de São Paulo.

Imagem 1 de Programa Raul Gil da Rede Manchete
No Palco com Amado Batista

A atração conseguiu atingir a mesma média que tinha na Record em São Paulo. No Rio, onde o apresentador era pouco conhecido, o programa conseguia mais audiência que na época que estava na Record.

O programa passou a ocupar com frequência a segunda posição de audiência nas tardes de sábado, com médias que oscilavam entre 8 e 10 pontos. Em 1998, quando Mandacaru chegou ao fim, se isolou como o programa de maior audiência da emissora, com médias de 7 pontos.

O programa começava às 13h e só terminava às 19 horas. Contava com os já consagrados quadros que Raul Gil apresentara em outras emissoras, como “O Banquinho”, “Você é o Show” (calouros), “Pra quem você tira o chapéu” e diversas outras atrações musicais.

Em outubro de 1998, Raul Gil recebeu uma superproposta para retornar à TV Record. Raul estava começando a ter prejuízo na Manchete, pois a debandada de retransmissoras e afiliadas, e também queda de audiencia da emissora, fizeram despencar o faturamento do programa para até 100 mil reais por mês.

Assim como boa parte dos artistas da Manchete, Raul Gil se sentia inseguro pela situação grave que a TV atravessava e por isso não hesitou em aceitar a proposta da concorrente.