Mulher de Hoje

Mulher de Hoje foi o título de dois programas femininos da Rede Manchete, exibidos em períodos distintos.

Imagem de Mulher de Hoje da Rede Manchete
Logo do Mulher de Hoje

Década de 80

A primeira versão do programa foi apresentada entre 1985 e 1986, de segunda a sexta, na faixa das 13h15, por Scarlet Moon, Sandra Cavalcanti, Claudia Castello Branco e Halina Grinberg. Foi um spin off do “De Mulher para Mulher“, que por sua vez foi uma evolução do Manchete Shopping Show. O “Shopping show” foi uma revista diária feminina liderada por Clodovil, com co-apresentadores em quadros específicos (Neila Medeiros, Sonia Cavalcanti, etc.).

Em 1985, o “Shopping Show” transformou-se em De Mulher para Mulher, com Neila Medeiros à frente. E Clodovil começou a desenvolver seu programa solo, o Clô Para os Íntimos, que estrearia só em fevereiro de 1986..

No Mulher de Hoje, Sandra Cavalcanti discutia os temas da atualidade e como eles influenciavam no universo feminino. Também ouvia as mulheres nas ruas a respeito dos fatos contemporâneos. Tinha uma pegada mais jornalística.

Em 1986, o horário da atração foi alterado para as 14h. O programa saiu do ar no fim de julho daquele ano, juntamente com o “De Mulher para Mulher”, que o sucedia às 15h. Toda a faixa da tarde foi reformulada devido à estreia de Lupu Limplim Clapá Topo, infantil de Lucinha Lins, às 16h.

Com as mudanças, Clô Para os Íntimos deixou a faixa das 18h50 e passou a ser exibido às 13h, sucedido pela faixa de reprise de novelas “Romance da Tarde”, às 14h. Estes programas ocuparam os horários do “Mulher de Hoje” e “De Mulher para Mulher”.

Década de 90

Em 1997, depois de cinco anos sem um programa voltado especificamente para o público feminino, a emissora relançou uma atração vespertina diária, resgatando o título que também dava nome a uma das revistas da Editora Bloch. O novo Mulher de Hoje estreou em julho de 1997, apresentado por Beth Russo até dezembro daquele ano, e depois por Claudete Troiano até 1999, diariamente, das 15h as 17h30.

A fórmula era a mesma já explorada pelos demais programas femininos da TV da época: culinária, dicas de decoração, artesanato, entrevistas, musicais, merchandisings e outras atrações dedicadas ao público feminino. Era todo feito em São Paulo, no bem estruturado complexo de TV da emissora no bairro da Casa Verde.

O programa entrava no ar diariamente às 15hs, com duas horas de duração. Mas devido ao sucesso, foi esticado até às 18hs, ganhando uma hora a mais de duração.

Em dezembro de 1997, Beth Russo deixou a emissora. Claudete Troiano, que até então apresentava o semelhante “Mulheres” na CNT Gazeta, foi contratada para substituí-la. Troiano só poderia estrear duas semanas depois e sugeriu que Cátia Fonseca, produtora na TV Gazeta, apresentasse a atração da Manchete durante o período de espera. Foi a estreia de Cátia na frente das câmeras.

Com a entrada de Claudete, nos primeiros dias de 1998, o programa foi incrementado com quadro “Pra Valer”, tradicional sobre defesa do consumidor com Celso Russomano.

Em novembro de 1998 o programa saiu do ar durante uma greve dos funcionários, e só retornaria em janeiro de 1999, quando a emissora foi arrendada para a Igreja Renascer em Cristo. Com a proibição do arrendamento da emissora, e consequente volta às mãos da família Bloch, o programa saiu do ar definitivamente. Claudete voltou para a TV Gazeta.

O “Mulher de Hoje” chegou a ser durante um longo período o maior faturamento da programação, devido às várias ações de merchandising e à boa audiência, em torno de 5 pontos. Também por isso foi um dos primeiros a ser retomado quando a Renascer tentou arrendar a emissora.