Acredite se Quiser gerou repercussão no início da Manchete

“Acredite se Quiser” era um fascinante passeio em torno de pessoas e fatos curiosos ou extraordinários. Era uma série de documentários norte-americana apresentada pelo ator Jack Palance e sua filha.

Mostrava histórias incríveis, algumas pouco críveis ou cheias de mistérios, mas reais, que eram garimpadas pelo mundo.

O programa era semanal, e inicialmente era exibido nas noites de quinta-feira, mas depois se consolidou nas segundas-feiras, sempre após o Jornal da Manchete, às 21h20. Nem as minisséries interrompiam a exibição da série(eram veiculadas de terça a sábado). A partir de 1985, com a exibição das novelas nesta faixa horária, passou a ser exibido em seguida, às 22h20.

Foi reprisada diversas vezes, em diversos horários, até o fim da emissora.

Algumas matérias exploradas

  • A história do namoro tumultuado de Dom Pedro e Inês de Castro, que foi coroada rainha, mesmo morta.
  • A gastronomia através dos tempos. No Texas, o costume de se comer cascavéis. Na Africa, os comedores de crocodilo.
  • Cenas do filme King Kong e um parque onde há o maior número de gorilas do mundo.
  • Em Barcelona, o único gorila albino capturado e um gorila que se comunica através de gestos.
  • A descoberta de navios vikings de mais de mil anos, em Copenhague.
  • O túmulo de um príncipe chinês onde se encontram mais de seis mil estátuas, um exército de soldados e cavalos de barro.
  • Também na China, pesquisas arqueológicas mostram roupas, comidas, e o corpo de uma mulher com centenas de anos, em perfeito estado.
  • O museu de brinquedos antigos, em Londres. Uma casa de brinquedos caros, em Nova Iorque. Um especialista em ursos de pelúcia. A estação de trens de brinquedo, com carros e pessoas em constante movimento.
  • A História de Phineas Gage, homem que sobreviveu a um acidente de carro com uma barra de metal de 6,5 kg atravessada na cabeça. Gage não perdeu a consciência, procurou ajuda sozinho e sobreviveu.

Acredite de Quiser: Gigantismo

Com uma programação formada pelo tripé Jornalismo, Shows e Cinema, a TV Manchete recorreu a séries estrangeiras de gramde sucesso, como Fama, Ilha da Fantasia, e o realístico programa de histórias curiosas. Foi um grande sucesso de audiência e de repercussão.

Em 1996 a emissora laçou o programa Mistério, apresentado por Walter Avancini quinzenalmente, com declarada inspiração no “Acredite se Quiser”.