O Canto das Sereias

Horário: 22h30. de 16 a 26 de julho de 1990. 8 capítulos. minissérie de Paulo César Coutinho. direção de Jayme Monjardim

Sobre O Canto das Sereias

Clipe promocional da minissérie, mostrando toda a beleza de Fernando de Noronha

Impulsionado pelo sucesso de Pantanal, a Manchete investe em outro cenário pradisíaco e pouco conhecido do Brasil: a Ilha de Fernando de Noronha. Além das paisagens ao som da música de Marcus Viana, a minissérie também abusou de outros dois ingredientes abundantes em Pantanal: erotismo e surrealismo.

Apesar do visual belíssimo da minissérie, sua narrativa era lenta, bem ao estilo do diretor Jayme Monjardim na época. Diante de apenas 8 capítulos que constituíram a história, a dificuldade em decorar os nomes era acompanhada de perto ante a impossibilidade de se entender o roteiro que embaralhou personagens gregos.

Exibida logo após Pantanal, manteve médias acima de 15 pontos de audiência, e garantiu

O autor Paulo César Coutinho fez uma participação especial como um recepcionista de hotel.

Texto originalmente escrito por Miguel Rivera, em 21/01/2006

Sinopse de O Canto das Sereias

A sereia Teoxíope, de 3 mil anos, se apaixona pela escritor Ulisses. Ele se muda para a ilha buscando um ambiente melhor para seu trabalho e também para salvar seu casamento com Sophrosine.

Outras três histórias de amor acontecem na ilha, pois, quando as sereias estão por perto, elas não só seduzem os homens como despertam a paixão em todos os seres humanos das redondezas. E sem regras morais, a ponto de Sophrosine, madrasta do filho de Ulisses, Telêmaco, se apaixonar pelo enteado.

Há ainda as sereias Aglaope, que perde a imortalidade ao se casar com o pescador Orpheu e acaba morrendo. E Parthenope que atormenta o faroleiro Hélio, levando-o à loucura.

Último capítulo

A despedida de Teoxíope (Ingra Liberato) e Ulisses (José deA breu) no último capítulo da minissérie exibida em 1990 pela Rede Manchete.

Texto originalmente escrito por Diogo Montano, em 24/09/1999