Uma novela diferente, bonita e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.
Depois do sucesso de Pantanal, o grande desafio da Manchete seria manter a audiência conquistada com a trama de Benedito Ruy Barbosa. Impulsionada pela aceitação do público pela nova linguagem trazida pela novela, a emissora decidiu continuar a investir na idéia de mostrar o "Brasil que o Brasil não conhece". Jayme Monjardim idealizou a estória central, convidou Marcos Caruso e Rita Buzzar para desenvolver a trama e novamente, Marcus Viana para compor a trilha sonora.
Chamada de lançamento da novela
A novela estreou em 12 de dezembro de 1990, abusando das belas paisagens, clipes musicais e narrativa lenta, um tripé consolidado em Pantanal. A própria chamada de lançamento da novela insinuava a abordagem cinematográfica. Com muitos rodeios e músicas sertanejas, as tramas iriam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. Mesmo porque as cenas eram gravadas basicamente em externas, em cidades e feiras cenográficas – não havia cenas de estúdio. Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas na telenovela brasileira.
previuous