Defensores da Luz Maskman

Maskman foi o último Tokusatsu da linha Super Sentai (os esquadrões coloridos) a ser importado. A Sessão Super-Heróis o lançou no dia 22 de abril de 1991, na Sessao Super Herois, a partir das 17h30. Junto vieram Spielvan e Blackman Kamen Rider .

Maskman ficou no ar até 1994. Não repercutiu muito no Brasil. Era a melhor tecnicamente se comparada a Flashman e Changeman, e tinha um enredo mais conciso. Mas chegou num momento em que o público já estava cansado de tantas ofertas do gênero. Além da Manchete, Band, Record e até Globo tinham, seriados de live action orientais em suas grades.

Defensores da Luz Maskman
Defensores da Luz Maskman

Trama

Sanjuurou Sugata, um estudioso dos poderes da mente, descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força maligna localizada nos subterrâneos do Japão, que quer dominar a Terra. De início, o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zeba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, transformando a Terra em um planeta frio e sombrio.

Diante de tal ameaça, Sugata reúne 5 jovens, cada um especializado em um estilo de artes marciais e começa a treiná-los para que desenvolvam o Poder Aura (poderosa energia existente no corpo humano que é despertado por meio de treinamento). Cada episódio da série é iniciado com a narração: “Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, essa força infinita se manifestará!