Logo do anime Shurato, 1996

Shurato

Sumário

Sobre a série

Shurato estreou na Rede Manchete em junho de 1996. O objetivo claro era pegar carona no sucesso de “Cavaleiros do Zodíaco”, que já completava na emissora o seu segundo ano de exibição. A série era também baseada em super-heróis com armaduras que tinham conexões com Deuses e mitologias, no caso da série, a budista e hunduísta.

Foi produzida no Japão por uma concorrente da produtora dos “Cavaleiros”, depois que esta se tornara um grande sucesso no país. Mas tanto aqui quanto lá, não deixou de ser um produto satélite à onda causada pela série precursora, embora tenha mantido uma audiência satisfatória e cativado seus próprios fãs.

A série era exibida em dois horários, às 10h15 e reapresentada às 18h45, diariamente. Substituiu, portanto, “Cavaleiros”, que já estava em reprise na emissora, mas ainda detinha grande participação de audiência. A pouca quantidade de episódios, no entanto, ajudaram Shurato a não atingir a mesma repercussão, tendo seus episódios inéditos rapidamente esgotados.

A série foi reprisada até 1999, ano em que a Manchete foi vendida.

Personagens

Os 8 Guardiões Celestiais

São considerados os mais fortes dentre toda a força celestial de Deva. São compostos por 8 guerreiros que trajam shaktis, que é uma espécie de armadura que pode se transformar tanto numa proteção corporal, como num veículo de locomoção. Os oito guardiões são:

Shurato, O Rei Shura

Shurato Hidaka, também conhecido como Shurato, O Rei Shura (???????, Shura-o Shurato) é o personagem principal do anime, foi transmigrado para o Mundo Celestial com seu amigo Gai. É fiel a todos os seus amigos e sempre se recusa a ter de lutar com Gai. Mais tarde descobre ser o Sucessor de Brahma (chamado de Brafma na dublagem brasileira), Deus hindu da criação. Possui uma personalidade temperamental e infantil, agindo as vezes por impulso ou por pura irresponsabilidade. Quando chega ao Mundo Celestial, não tem domínio algum do sohma, mas graças a ajuda de Salas e Mayuri (servos diretos de Vishnu), ele aprende a controlar seu poder. Apesar de não admitir, ele ama Rakesh, a ponto de dar a vida pela garota. Seus combates mais marcantes foram contra Kundaline de Akumamyou, contra o Mestre Indra e contra seu melhor amigo, Gai, o Rei Yasha.

Técnica #1
Mantra: Naumaki Sanmanda Bodanan Abila Unken Sowaka
Golpe: Poder de Shura (Shura Mahaken, lit. Punho Mágico do Leão)

Técnica #2
Mantra: Naumaki Sanmanda Bodanan Makka Jinbara Sowaka
Golpe: Tríade Suprema de Shura (Shura Kouhaken, lit. Pirâmide de Luz do Leão)

Gai, O Rei Yasha

Gai Kuroki, também chamado de Gai, O Rei Yasha também sucessor de Brahma. Logo que chega ao mundo celestial é dominado pelo poder do Souma negro,que foi colocado nele por Shiva e passa a lutar contra Shurato. Na Terra, Gai era o melhor amigo e rival esportivo de Shurato. É derrotado por Shurato na luta contra as forças de Asura. Acaba meio que se fundindo ao espírito do amigo para guiá-lo ao caminho da luz.

Técnica #1
Mantra: On Bazara Tamakukkan Yasha Han
Golpe: Vento Cortante do Lobo Diabólico (Shippuu Marouken, lit. Furacão do Canino Diabólico).

Técnica #2
Mantra: On Bazara Tamakukkan Hakisha Han
Golpe: Espada do Lobo Diabólico (Yashakin Goushou, lit. Forte Vento do Lobo Iluminado)

Leiga, O Rei Karura

Reiga, O Rei Karura , adaptado erroneamente para o Rei Karla na dublagem brasileira, é um personagem com trejeitos afeminados e muito brincalhão. Alia-se primeiramente a tropa de Gai, porém, com uma certa desconfiança sobre este e o mestre Indra. Após confirmar suas suspeitas,se junta ao grupo de Shurato. Mesmo com traços afenimandos, Leiga gosta mesmo de galantear as garotas, em especial a Rakesh, para bronca de Shurato. Seus poderes são baseados em ataques com penas, tanto ofensivos, como a técnica da Visão Voadora, que consiste em buscar a visão além do alcance.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makka Karura Sowaka
Golpe: Tempestade de Penas Karla (Karura Hanefubuki, lit. Tempestade de Penas da Garuda)

Técnica #2
Mantra: On Buda Roshiyani Kawani Sowaka
Golpe: Visão Voadora (Karura Reishiu, lit. Visão Espectro da Garuda)

Técnica #3
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Giappyu Saraba Makka Rouro Sowaka
Golpe: Furacão das Penas Purpuras (Karura Yokushiran, lit. Vendaval Purpura da Garuda)

Técnica #4
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Giappyu Saraba Bigunan Sowaka
Golpe: Asas de Fogo Karla (Karura Kayokujin, lit. Incêndio de Plumas da Garuda)

Ryouma, O Rei Dragão

Ryouma, o Rei Ryuu, é fiel amigo de Hyuuga, é o mais forte entre os guardiões e o primeiro a se unir a Shurato e Hyuuga. Na Terra seu nome terrestre é Tanaka num OVA. Apesar de parecer ser o mais tímido é o primeiro a se casar. É determinado e sua arma é uma lança, na qual pode desferir golpes em alta velocidade. Na revolta de Indra, se sacrificou para derrotar Akalanata de Fudomyou, atingindo-o em seu ponto fraco. Logo volta à vida pelas mãos de Vishnu para combater as forças de Asura.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Nandu Ranandu Sowaka
Golpe: Dragão de Fogo (Ryuu Kaengeki, lit. Fúria Infernal do Dragão)

Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Agyan Nauei Sowaka
Golpe: Dragão Supremo (Ryuu Bakurengeki, lit. Fúria Explosiva do Dragão)

Hyuuga, O Rei Celestial

Hyuuga, o Rei Ten (??????, Ten-o Hyuga, lit. Hyuuga, o Rei Céu). Amigo inseparavel de Ryouma, foi o primeiro a se tornar amigo de Shurato. Na Terra seu nome terrestre é Itsuki num OVA. Era o assessor direto de Vishnu e foi um dos testemunhos da traição de Indra, pegando-o em flagrante. Era amigo de infância de Mariichi também e testemunhou a sua morte após este sucumbir diante de Lenge, devido ao mal das bolhas vermelhas. Meses após a queda de Indra, ele se junta a Shurato e seus amigos na luta contra Shiva. Parece sentir algo por Lenge também.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makaka Kyaraya Sowaka
Golpe: Cristal de Aço Celestial (Ten Oh Suishouketsu, lit. Cristais Congelates do Rei Celeste)

Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makaka Kareiya Sowaka
Golpe: Tigre de Aço Celestial (Ten Oh Goumakou, lit. Chuva de Gelo do Rei Celeste)

Técnica #3
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Bishiyora On Sowaka
Golpe: Tigre de Gelo Celestial (Ten Oh Etsubakou, lit. Diamantes de Gelo do Rei Celeste)

Lenge, A Rainha Nahla

Renge, a Rainha Nara (??????, Nara-o Renge, lit. Renge, a Rainha Nala). E a única mulher entre os guerreiros celestiais. Acreditava plenamente no mestre Indra, por quem era apaixonada, rejeitando os sentimentos de Mariichi de Marishi-Ten, que era apaixonado por ela e grande amigo de Hyuuga. Foi derrotada pelo rei celestial, mesmo sabendo da verdade sobre o seu amado. Parece sentir algo em relação a Hyuuga, meses depois da queda de Indra.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makka Naara Sowaka
Golpe: Flor Solitária de Nahla (Naara Musouka, lit. Flor Final do Unicórnio)

Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Arou Rikya Sowaka
Golpe: Rosa Escarlate de Nahla (Naara Shureika, lit. Flor Carmesim do Unicórnio)

Kuuya, O Rei Dappa

Kuuya, o Rei Dappa (??????, Dappa-o Kuya), também chamado de Kennya na dublagem brasileira, o Guardião que mais desenvolveu o poder do Souma. De expressão séria e disciplinar, Kuuya é o único que consegue neutralizar seu sohma na Caverna do Luar (além de neutralizar o sohma de seus companheiros). Foi o único além de Shurato, Hyuuga, Rakesh e Ryouma que acreditou na palavra de Leiga, quando este mostrou-lhe a verdade sobre Indra. Porém, devido aos ferimentos do combate com seu amigo, acaba morrendo, no mesmo instante em que sua pequena irmã morrera do mal das bolhas vermelhas. Ressucitou pelas mãos de Vishnu para combater o exército de Asura.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Gyanau Sanra Sanra Sowaka
Golpe: Onda da Água Cortante (Dappa Suikourin, lit. Onda da Água de Bubalus)

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Gyanau Shibetchi Shibetchi Sowaka
Golpe: Trovão de Água Dappa (Dappa Suiraisen, lit. Relâmpago de Água de Bubalus)

Dan, O Rei Hiba

Dan, o Rei Hiba. É o mais violento entre os guardiões. Quando era jovem, acreditava que a força bruta era a que determinava quem era o mais poderoso, mas após receber conselhos sábios de Vishnu, determinou-se a defende-la. Perdeu para Shurato, mas voltou a vida e se uniu a ele na luta contra as forças de Asura.

Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan On Matarya Sowaka
Golpe: Tempestade de Areia Brilhante (Hiba Ryusakou, lit. Avalanche de Areia de Rhino)

Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan On Bokuken Sowaka
Golpe: Terremoto Destruidor Hiba (Hiba Gekishinha, lit. Terremoto Violento de Rhino)

Vilões

Mestre Indra

Antigo comandante supremo das forças divinas de Deva. Com a aproximação do Palácio da Transformação, o Souma negro de Indra despertou e com isso ele traiu Vishnu e iniciou uma rebelião, culpando Shurato e Hyuuga por terem transformado a Deusa em pedra. Devido à traição, ele é considerado o espião de Asura (Asra na versão dublada) que se infiltrou no palácio celestial. De aparência calma e calculista, não tinha dado nenhuma suspeita de que era o traidor. Por isso, quatro dos oito guardiões divinos acreditaram em sua palavra. Foi derrotado por Shurato e Hyuuga.

Mantra: Vishnu Horadara Kisha Bazara Handara Unhata
Golpe: Técnica Fantasma do Imperador do Trovão

Mantra: Naumaku Sanmanda Bazaradan Tarata Indora Aria Han
Golpe: Rajada do Imperador do Trovão

Shiva

Deusa da destruição,ela tem o poder de liberar e acentuar o soma negro que existe em todos os seres. É a Deusa que rege o povo divino de Asura. Fora banida do Mundo celestial a 10.000 anos atrás por Vishnu e os antigos guardiões celestiais.

Imperadores de Asura

São os guerreiros mais poderosos a serviço de Shiva. Apesar de ser dito na serie que eram 12 no total, apenas 6 deles são mostrados. Alem disso embora Indra faça parte dessa classe de guerreiros de Asura, ele parece ter um nivel de poder muito superior a o dos outros, pois nem usava shakti e ainda assim era muito poderoso.
Haira o Imperador da Terra, Antera o Imperador do Sol, Santera a Imperatriz da Lua, Kubira o Imperador do Fogo – Enfrentam os guardiões no monte shumi e dão muitas dificuldades a eles. Eram tão fortes quanto os guardiões, mas pareciam mais adaptados para lutar no monte shumi, aonde não se podia usar muito soma de uma vez.
Mikala o imperador das sombras – o ultimo a enfrentar os guardiões já no palacio de shiva. Tinha o poder de fundir seu corpo ao do palacio.

Triade do Demônio

São três guerreiros que lutaram na guerra anterior contra Asura, que voltaram à vida graças ao poder de Indra .São eles:

Kundalini de Akumamyou
Deu muitas difículdades a Shurato e seus amigos, mas foi derotado pela Formação Mandala feita por Hyuuga, Ryouma, Leiga e Shurato que conseguiram um poder inimaginável graças a Rakesh que quase se sacríficou para que esse objetivo fosse concluído.

Técnicas: Emissários do Demônio, Tentáculos de Fogo e Ondas Ardentes.
Mantra: Nenhuma
Golpe: Emissários do Demônio, serpentes de lava que caçam os adversários que se escondem.

Mantra: Un Kirih Kirih Dakarah Un Ran
Golpe: Tentáculos de Fogo.

Mantra: Naumak Sanmandah Bazaradan Rah Kiri Kih Un Ratah Ran
Golpe: Ondas Ardentes.

Trairah de Gosanzemyou
Uma bela e misteriosa guerreira com o poder de manipular o tempo e espaço. Conseguiu transmigar Shurato novamente para a terra e apagar suas memórias, no entanto Shurato se lembra de tudo e com sua própria força retorna ao Mundo Celestial e derrota Trairah.

Técnicas: Poder da Transmigação, Mil Tiros da Serpente e Névoa de Sohma
Mantra: Oun Sombani Somba Un Bakala Un Hatta
Técnica: Névoa de Sohma, cada gotícula da névoa que entra em contato com o corpo do adversário o torna mais pesado.

Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaran Sunbari Zunbah Souwakah
Técnica: Mil Tiros da Serpente, milhares fios de cabelo afiados como espinhos são lançados em direção ao adversário.

Mantra: On Handa Karushituzah Un
Técnica: Poder da Transmigração, das raízes dos cabelos surge uma flor carnívora. O adversário é engolido por essa flor e transmigrado de volta a Terra e no momento em que Trairah decidir. Seu corpo não sai mais de lá.

Akalanata de Fudoumyou
É o mais forte da tríade. Causou vários problemas aos heróis, pois dominava as técnicas deles, além de mostrar a Shurato e companhia, os Guardiões Divinos de Dez Mil Anos atrás, através da Técnica do Passado Perdido. Jurou acabar com eles igual ao que fez aos antigos guardiões. É o único guerreiro da tríade que pode fundir seu shakti com os de seus companheiros Kundalini e Trairah, tornando-se muito poderoso. Akalanata é derrotado pela primeira vez por Ryouma que sabia o ponto fraco dele assim como o antigo Rei Dragão a Dez Mil Anos atrás, mas infelizmente como consequência morre junto, pois usou uma técnica suícida para derrotar o inimgo. Na guerra contra Asura, ele volta a vida graças ao poder de Shiva, mas este é derrotado pela segunda vez por Shurato vestido com o Shakiti de Brahma.

Técnicas: Telecinese, Cópia do Mantra do Adversário, Técnica do Passado Perdido, Triade Unida do Demônio, Explosão de Fogo do Inferno.

Técnicas que utiliza com seu Shakiti:
Mantra: nenhuma
Golpe: Telecinese, move montanhas, paralisa adversários pode usar as mãos a distância.

Mantra: On Bubobah Souma
Golpe: Luz do Passado Perdido, mostra cenas remanescentes de até 10000 anos atrás.

Mantra: Cópia do mantra do adversário
Golpe: Cópia da técnica do adversário, usando seu Souma consegue criar uma versão superior e vencê-lo.

Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaradan Sendah Makalu Shadah Sohatayahaa Un Ratah Kahaman
Golpe: Tríade Unida do Demônio, mantra de unificação dos shakitis da Tríade

Golpe que utiliza com o Shakiti da Tríade Unida:
Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaradan Kahan
Golpe: Explosão de Fogo do Inferno

Outros

Rakesh

Laksh de Houraisan é uma bela garota de 15 anos que vivia no monte Jurai. Ela é a primeira pessoa com quem Shurato entra em contato, e de uma maneira bem peculiar, Rakesh beija Shurato para despertá-lo. É a namorada de Shurato (apesar de ele não assumir) e sucessora de Vishnu, despertando seu poder logo após a morte natural da Deusa. Ela está sempre alegre e é bem romântica nunca se separa de seu bichinho de estimação Mii. Mesmo dando uns puxões de orelha em Shurato, Rakesh demonstra que o ama muito, a ponto de dar sua vida pelo rapaz, como aconteceu na luta contra Kundalini, da tríade do demônio.

Mariichi de Marishiten

Mariichi de Marishi-ten era um guerreiro das forças divinas de Deva. Foi um grande amigo de Hyuuga durante a infância, além de ser perdidamente apaixonado por Lenge. Durante anos esteve desaparecido e quando reaparece está contaminado pela doença chamada “Mal das bolhas vermelhas”. Por conta disso, resolve dar sua vida em combate com Lenge, seu grande amor do passado, a quem derrotaria facilmente com sua técnica de manipulação da natureza se não estivesse doente.

Vishnu

Deusa muito bonita da criação. Vishnu é quem transmigra Shurato e Gai para o mundo celestial.É a líder suprema das forças divinas de Deva[1]. No primeiro arco do anime, é transformada em pedra por Indra, mas logo é libertada. Vishnu morre durante a guerra contra o povo de Asura.

Os guardiões secretos de Vishnu

São guerreiros de uma ordem secreta ,não tendo seus nomes revelados a pessoas de baixo posto dentre os guardiões ,sendo um tipo de agentes secretos. No anime somente dois deles aparecem.no episódio”O Despertar do Soma, a Explosão” onde falam para que Shurato,o rei shura,despertasse o seu soma para que podesse vencer a luta,e suas identidades são reveladas ao longo da série. Eles são Sallas a rainha BenzaiTen(antiga de deusa das artes) e Mayuri o rei de Ususama. Sabendo a verdade sobre as atitudes de Indra ele ajudão Shurato e sua turma nos momentos mais criticos
Mantra: Shibetchi Shibetchi Handara Bashin Sowaka; On Handa Mei Shindamani Jinbara Un; On Handa Mei Barada Han; Naumaku Sanmanda Bodanan Mahashiriei Sowaka.