Sessões de filmes

A Manchete entrou no ar com uma programação formada pelo tripé jornalismo, musicais e cinema. Naquele primeiro ano, levou ao ar superproduções inéditas do cinema americano, e títulos consagrados. A sessão Grande Estreia foi a primeira a ser veiculada, logo após o show de inauguração da Manchete, em 5 de junho de 1983. Naquela ocasião, o filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg, foi líder de audiência, destronando o Fantástico pela primeira vez na história da revista dominical da Globo.

Naqueles primeiros meses, todos os dias às 21h30, a Manchete exibia um sucesso da indústria cinematográfica. Nos primeiros dois meses, a sessão Grande Estreia continuou sendo o nome da faixa, exibindo atrações inéditas de domingo a domingo.

Com o passar do tempo, novos programas foram sendo criados para ocupar a faixa semanal das 22h30, como: Debate em Manchete às sextas, Conexão Internacional às quintas, Manchete Documento às terças, Conexão Nacional. Eliminatórias da Copa, Bar Academia, Diálogo, etc.

O sucesso dos filmes às 21h30 fez a Globo reativar o horário de novelas das 22h.

Em setembro de 1983, a Manchete voltou a exibir filmes inéditos todos os dias durante a Semana de Ouro. Foram oito dias consecutivos de sucessos nunca antes exibidos na TV brasileira. Após esse período, a faixa das 22h30 alternava filmes inéditos com produções consagradas, além dos novos programas que iam surgingo.

Em dezembro, como parte das comemorações de fim de ano, a emissora exibiu a 2a edição da Semana de Ouro, com blockbusters inéditos como Guerra nas Estrelas. Em 1984, houve mais quatro edições do festival. Em maio de 1985, foi ao ar a sétima e última edição da maratona. Em 1988, a emissora trouxe de volta o festival, com duas edições naquele ano, as últimas maratonas de superprduções inéditas diáras da emissora.

Com o fim dos títulos inéditos e a incoerência de continuar usando o nome “Grande Estreia”, as sessões foram sendo renomeadas para Cinema de Primeira Classe, Sala VIP, Favoritos do Público, Sessão Faroeste e Sessão Extra, ocupando horários diferentes dependendo da época.

Semana de Ouro, sessão de filmes - 1984
Semana de Ouro, sessão de filmes – 1984

Com o tempo, novas sessões surgiram, como Cine-Ação e Tarde no Cinema (vespertinas de segunda à sexta), Vesperal de Sábado(nas tardes de sábado), Domingo no Cinema, etc.. E outras foram deixando de ser usadas, como Grande Estreia, Sessão Aventura (que a Globo registrou depois), Favoritos do Público, etc.

O investimento em superproduções do cinema como estratégia de programação foi substituído pela aposta na produção de novelas, o que reduziu a quantidade de sessões semanais.

Em 1990, foi lançada a sessão Cinema Nacional, que se tornaria uma importante faixa de filmes até 1994. Entre 1992 e 1993, sob gestão da IBF, a sessão usou e abusou das pornochanchadas brasileiras, sendo o programa de maior audiência do crítico período. Junto com Manchete Especial, Documento Verdade, dava médias de 7 a 10 pontos na Grande SP.

Entre 1994 e 1995, com uma programação parecida com a dos primeiros anos da emissora, todos os dias um longa-metragem era exibido às 21h45 – após o Jornal da Manchete – dentro da faixa Cine Manchete.

Respectivamente, de segunda à sexta: Primeira Classe(seg), Sessão Faroeste e depois Terça Especial(terças), Sala Vip({qua), Sessão Extra(qui). Às sextas, era o dia de Cine Suspense, que deu espaço à Sexta Máxima(filmes picantes). Em setembro de 1994, o Câmera Manchete entrou no lugar da Sala Vip às quartas; e o programa Gente de Expressão passou a ocupar o horário das 21h45 às quintas.

Aos sábados, no início de 1994, o Cinema Nacional deixou de ser exibido. Em seu horário, entrou o Sábado Campeão, com lutas de boxe, que era antecedido pela série São Francisco Urgente.

Em abril de 1995, no entanto, a Manchete comprou um pacote de 54 filmes inéditos produzidos pelo canal norte americano CBS para exibição no concorrido horário nobre naquele país. Para exibi-los foi criada a sessão Sábado de Gala CBS, ocupando as noites de sábado até junho de 1996. Foi a única sessão de filmes que apresentava títulos inéditos no período.

A partir de 1996, Sala Vip e Sessão Extra foram os únicos que permaneceram na programação, com produções que visualmente pareciam mais antigas que os filmes da Globo e do SBT. O cinema era usado como tapa-buraco na grade, pois a emissora claramente não brigava com as concorrentes pelos cada vez mais caras e disputadas produções norte-americanas.

Uma curiosidade: entre 1996 e 1997, a Sessão Extra começou a bater ponto aos domingos(17h) porque o título Domingo no Cinema havia sido capturado pela Bandeirantes e também pela CNT. Ambas tinham sessões de filmes neste dia da semana chamadas Domingo no Cinema.

No último ano da Manchete, a partir de julho de 1998, após a extinção do Domingo Total devido à crise que a TV atravessava, a Manchete passou a veicular duas sessões seguidas aos domingos sob o título Festival Manchete de Cinema.

Abaixo a lista de sessões de cinema que existiram na TV Manchete:

  • Sala Vip
  • Sessão Extra
  • Grande Estreia
  • Primeira Classe
  • Domingo no Cinema
  • Vesperal de Sábado
  • Sessão Aventura
  • Sábado de Gala
  • Sábado de Gala CBS
  • Sessão de Gala CBS
  • Favoritos do Público
  • Cinema Nacional
  • Sexta Máxima
  • Terça Especial
  • Sessão Faroeste
  • BBC Super
  • Sala Vip Especial
  • Tarde no Cinema
  • Cine-Ação
  • Semana de Ouro
  • Festival 2 anos
  • Preto e Branco
  • Versão Original
  • Domingo Especial
  • Cine Manchete
  • Domingo de Aventura
  • Cine Suspense