Costinha estrelou Aperte o Cinto e Domingo de Graça

Com formato padrão de esquetes, programas de Costinha foram primeira aposta em Humor e davam as suas maiores audiências.

Em 1985, decidida a criar programas para a classe C, a Manchete contratou Costinha e José de Vasconcellos para estrelarem sua primeira aposta no gênero do humor. O elenco também teria Mario Tupinambá, José Santa Cruz, Murilo Amorim e Carlos Leite.

Aperte o Cinto

Depois de quase um ano gestação, em março de 1986 estreou Aperte o Cinto, ocupando a linha de shows das noites de sexta-feira, com o típico formato de esquetes utilizado pela concorrência. Na estreia, que ocorreu na faixa das 21h15, a atração registrou 17 pontos de média em São Paulo e 13 no Rio, desempenho muito superior ao esperado.

O programa, o primeiro da emissora exclusivamente calcado no humor, será apresentado, semanalmente, por um time de comediantes da pesada entre os quais, Zé Vasconcellos, Costinha, Murilo Amorim Correa, Mário Tupinambá, José Santa Cruz e Carlos Leite. A surpresa da estréia é o lançamento de Scarlet Moon na linha humorística, com o personagem Dadá Naitandei – grande estrela do filme pornô.

Revista Manchete, sobre o programa Aperte o Cinto.

No entanto, o programa logo passou para a faixa das 22h15 a partir da estreia de Dona Beija e consequente consolidação deste horário para a exibição das novelas da emissora. No meio do ano, devido ao início do horário eleitoral, foi empurrado em mais uma hora, começando às 23h15.

Aperte o Cinto perdeu audiência até estacionar em 4 pontos na região metropolitana de São Paulo, praça onde a Manchete historicamente tinha maiores dificuldades para registrar números competitivos. Ainda assim, Costinha continuou sendo a maior audiência da emissora na capital, só perdendo para Dona Beija (novela que durou três meses) e eventualmente para algum filme de sucesso.

Filho bastardo

No entanto, a direção da emissora, nunca gostou da atração. O formato popularesco, as piadas preconceituosas, e a exploração da seminudez feminina fizeram a crítica dizer que o programa não tinha a cara da emissora, parecendo mais com uma atração do SBT.

A solução seria colocá-lo às 18h dos domingos, quando a concorrência tinha programas igualmente populares (inclusive a Globo, que exibia Os Trapalhões às 19 dos domingos). Ainda em 1986, este plano foi traçado. O “Aperte o Cinto”, por sua vez, não acabaria: continuaria nas noites de sexta e com elenco totalmente renovado.

Domingo de Graça - Costinha na Manchete

Chamada do Domingo de Graça - 1987
Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Domingo de Graça

Em janeiro de 1987, a Manchete estreou o “Domingo de Graça”, às 18h, acomodando as esquetes de Costinha, José Vasconcellos e cia. No entanto, o “Aperte o Cinto” não sofreu modificações, dando à turma um novo horário e mais exposição, em vez de reduzi-la. Por isso, em junho daquele ano, a Manchete acabou com o “Aperte o Cinto” de vez. Em seu lugar, colocou shows e musicais.

Costinha manteve-se no ar com o “Domingo de Graça”, com audiência em torno de 5 pontos em São Paulo, registrando muitas vezes a maior audiência semanal da emissora.

Em 1988, o humorista foi para a Bandeirantes, e Agildo Ribeiro foi contratado para ocupar o espaço do humor na Manchete com o Cabaré do Barata.