Curiosidades sobre Jaspion

  • No Brasil, Jaspion virou revista em quadrinhos pela Ebal[1] e mais tarde pela Editora Abril em 1992 na revista Heróis da TV. Estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras séries exibidas também pela Rede Manchete.[2][3][4]
  • Os nomes do quinteto de ninjas espaciais da bruxa Kilmaza representam os elementos da natureza segundo uma das muitas concepções do Taoísmo: Ka significa “Fogo”, Fuu traduz “Vento/Ar”, Do simboliza “Terra”, Sui é “Água” e Moku quer dizer “Madeira” (fonte: páginas 700km, de Ricardo Bittencourt, e Yagyu Shinkage-Ryu, de Sylvain Guintard). Note que esta classificação não é estática – muitos ramos desta filosofia apresentam no lugar do vento o Kin (“Metal”), enquanto outros englobam todos os seis elementos aqui mostrados.
  • O ator que interpretou Jaspion, Seiki Kurosaki, há muito tempo deixou a carreira artística e hoje vive como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa e filho, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).
  • Embora Seiki Kurosaki fosse dublê do JAC, ele jamais vestiu a armadura do Jaspion. Esta informação foi fornecida pelo próprio ator em 2001, época que ele cedeu entrevista a revista brasileira Herói.
  • No episódio 29 quando Jáspion corta o braço de MacGaren, nota-se que há um erro de filmagem: uma pessoa joga o braço dele para o alto. O mesmo acontece no episódio 46, quando Daileon corta os braços do Poderoso Satan Goss, usando sua espada dourada.
  • Em alguns episódios é possível ver o logotipo da Suzuki na lateral da Allan Moto Space.
  • O episódio 38, “O Poderoso Beijo de Miyo”, tem a participação da atriz Megumi Sekiguti, intérprete de Kei Yamashi/Himenin Emiha, irmã de Toha Yamashi/Jiraya.
  • Isao Sasaki, que deu vida ao professor Nambara, é considerado uma lenda das animesongs no Japão, interpretando os temas de Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar), Himitsu Sentai Goranger, JAKQ Dengekitai e outros.
  • Jaspion é o unico heroi do metal heroes que não menciona o próprio nome quando usa uma das suas habilidades tecnicas durante a batalha ou quando ele se apresenta antes de começar a batalha, assim como os outros herois de tokusatsu que sempre apresentavam o próprio nome. Apenas no episodio 14 perigo na lagoa dos noivos, o Jaspion menciona o próprio nome quando usa a habilidade.

leia também