Sobre A Rainha da Vida

Trazendo nos papéis principais uma dobradinha cearense, Raimundo Fagner e Florinda Bolkan, A Rainha da Vida foi inspirada em parte na vida de Florinda Bolkan (a personagem Antônia Fidalgo, que deixa o Ceará partindo para Roma, e retornado anos depois já rica e famosa atriz de cinema). A minissérie abordou também as desigualdades sociais, políticas e econômicas do sertão nordestino nos tempos do coronelismo.

Já Fagner, além de ator – e incorporar Vítor, um padre progressista -, é o produtor da trilha sonora, que tem como tema principal a música À Sombra de um Vulcão. "Minha música nesta trilha é um agradecimento à própria vida, que fez da minha amiga Florinda uma verdadeira majestade, rainha da vida". Assim disse Fagner.

A idéia de fazer a minissérie surgiu de uma visita de Florinda Bolkan a Fagner antes de seu retorno a Roma. "Fagner estava tocando uma música linda – recorda Bolkan – e pensei em voz alta: ’Feliz o artista que atuar numa producão que tenha esta música como trilha sonora’. Pronto: A Rainha da Vida começou a nascer."

Por Diogo Montano, em 24/09/1999