Manchete Especial Documento Verdade

Documentários. Apresentado por Henrique Martins, veio substituir o Documento Especial

Manchete Especial: Documento Verdade foi um jornalístico semanal exibido pela Rede Manchete entre 1992 e 1993 com o claro objetivo de manter o público do, o Documento Especial Televisão Verdade que, dirigido por Nelson Hoineff entre 1988 e 1992 na emissora, se mudou para o SBT em janeiro de 1992.

Dirigido por Aldir Ribeiro, que era da equipe do Documento Especial, era apresentado por Henrique Martins e avançou ainda mais na abordagem de temas polêmicos, como Morte, Superstições, Pobreza, Prostituição, Violência, o chamado “mundo cão”.

A fim de ressaltar as semelhanças, o cenário (uma sala de estar cenográfica) e a abertura eram os mesmos do Especial. Além disso, a escolha de Henrique Martins não foi por acaso: o também ator tem o tom de voz e a aparência parecidas com as de Roberto Maia.

Deu certo, pelo menos do ponto de vista da audiência, o programa foi o mais assistido da emissora naqueles anos. Vale lembrar que, entre 1992 e 1993, a Manchete passou por um dos seus piores momentos de audiência e faturamento, chegando a ser vendida para o grupo IBF e sofrendo com a fuga de sucessos.

Porém, ao abordar temas cada vez mais sensacionalistas e não ter retorno financeiro equivalente à audiência, e ainda sendo contestado publicamente e juridicamente por Nelson Hoinnef, saiu do ar assim que Jayme Monjardim retornou à emissora no início de 1993, não voltando mais a ser produzido naquele ano.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Documento_Verdade