Jornalismo foi o destaque da Manchete

Durante toda trajetória da Manchete, o jornalismo foi o gênero no qual a emissora buscou se diferenciar, apesar dos grandes índices de público serem registrados pelas novelas. Foi neste departamento que a emissora ganhou e sustentou sua credibilidade, e isso aconteceu também pelas inovações que apresentaria.

Desde a estreia, com o Jornal da Manchete aprofundando e analisando as notícias, com comentaristas diversos, até as coberturas das Copas do Mundo, Olimpíadas, Campeonato Brasileiro, Fórmulas 1, 2, 3, Indy, Tênis, Copa do Brasil, Torneios, Ligas, Lutas, muitos outros eventos esportivos e, claro, do Carnaval, o jornalismo deu grande prestígio à emissora carioca.

Arte com Logos e titulares do Jornal da Manchete
Arte com os apresentadores titulares do Jornal da Manchete: Ronaldo Rosas(1) e Carlos Bianchinni(6), seguidos por Leila Cordeiro e Eliakim Araujo (2 e 3), e por último, Marcia Peltier(5). Carlos Chagas(4) sempre participou comentando Política e outras notícias de Brasilia.

Diretores

Mauro Costa foi o executivo que esteve à frente do departamento durante toda a existência do canal. Na primeira década, a direção nacional foi de Zevi Ghivelder, com Mauro no papel de diretor executivo. Na segunda década, Mauro assumiu a direção nacional de jornalismo.

Entre 1989 e 1992, Nelson Hoineff, a partir do Documento Especial, ganhou a função de diretor de projetos especiais, sem se reportar a Mauro Costa. Hoinnef saiu em 1992, levando seu programa para o SBT.

A partir de 1995, Carlos Amorim ganhou a direção de programas jornalísticos, sendo responsável pela linha de shows jornalística entre 1995 e 1998.

Parcerias

Também fez muitas parcerias com produtores independentes, que entregavam seus programas prontos para a emissora, como a Intervídeo, de Fernando Barbosa Lima e Roberto D’Ávila. O jornalismo foi premiado diversas vezes.

As parcerias proporcionaram premiadas séries documentais como Xingu, Terra Mágica, Japão e China. E programas como o Conexão Internacional, Diálogo e Persona, só pra ficar no exemplo da Intervídeo. Dessa parceria surgiu também o Programa de Domingo, como uma evolução do Diálogo, em 1984.

Notícia em primeiro lugar

Na Manchete, as notícias não precisavam mais ser contadas apressadamente. Com a chegada do Jornal da Manchete, a emissora trouxe análise e comentários pra dentro dos telejornais. Era comum haver comentaristas de ideologias opostas opinando sobre um mesmo tema.

Eventos

Carnaval, Olimpíadas e Copa do Mundo recebiam tratamento especial na emissora. A Manchete estabeleceu um hábito que valia pra todos os grandes eventos: começava a mostrar a história das edições anteriores e a preparação para o próximo nos meses anteriores, através de programetes fixos na grade diária e especiais quando se aproximava a abertura. Durante os eventos, mergulhava toda a programação no assunto, com até certa overdose.

Linha do tempo

Alguns destaques, ao longo da história da emissora:

  • 1983 – Padrão BBC: Estreia do Jornal da Manchete trouxe uma abordagem inédita no Brasil, onde a notícia tinha o tempo necessário para que fosse contada e analisada de acordo com sua relevância.
  • 1984 – Carnaval Total: transmitiu com exclusividade a inauguração do sambódromo dá um banho na concorrência e lidera a audiência.
  • 1984 – Olimpíadas: a emissora foi a Los Angeles para mostrar a maior quantidade de horas do evento.
  • 1984 – Diretas Já: Fez a maior cobertura da campanha, transmitindo ao vivo as manifestações e comícios por todo o país, e durante seus programas jornalísticos. Foi a Manchetq eu conferiu ao movimento grande visibilidade, sendo acompanhada por Bandeirantes e muito depois a Globo.
  • 1985 – Prêmio mundial: Produzida pela Intervídeo, a série documental Xingu é sucesso de público e crítica, ganhando o prêmio International Broadcasting Society Award, de melhor documentário do mundo. Na esteira, é exibida Japão, que também faz sucesso.
  • 1985 – Furo com Fidel Castro: Roberto D’Ávila faz a primeira entrevista da TV brasileira com o líder comunista cubano, num grande furo do Conexão Internacional;
  • 1985: Estreiam a edição da tarde do Jornal da Manchete e o Primeiro tempo da Manchete Esportiva;
  • 1986 – Copa do Mundo: Manchete cobre a Copa do México com o maior número de horas e o melhor satélite.
  • 1986 – As série de documentários Terra Mágica, feitas pela Intervídeo, seguem a trilha de Xingu e Japão;
  • 1986 – Rei da Espanha: Roberto D’Ávila vai à Madri receber o prêmio Rei da Espanha, pelo conjunto de entrevistas conduzidas no Conexão Internacional
  • 1987 – Campeonato Brasileiro: A Manchete atinge 38 pontos em SP e 25 no Rio com as transmissões exclusivas das duas partidas da final do Campeonato Brasileiro de 1986 (que só terminou em 87). A segunda colocada, a Globo, amargou 6 pontos em SP e 7 no Rio nos horários das partidas, já que o pool formado entre Globo, Bandeirantes e Record ficou sem as partidas decisivas. Com isso a Manchete inaugurou a prática da exclusividade em transmissões de futebol, que a Globo imediatamente adotou para a Copa União de 1987.
  • 1987: A Intervídeo produz a série sobre a China para a Manchete
  • 1988 – Furo com Gorbatchev: o correpondente interncionbal Luiz Carlos Azenha entrevista o líder soviético Mikail Gorbatchev, no Kremlin, para o Jornal da Manchete. Teve até mensagem de parabéns de Boni, da Globo.
  • 1989 – Casal 20: Leila Cordeiro, Eliakim Araujo e Leda Nagle trocam a Globo pelo Jornal da Manchete. O casal 20 arrebentava as amarras para ancorarem a primeira edição, enquanto Leda Nagle assumia a edição da tarde, com suas entrevistas indo ao ar na Segunda Edição.
  • 1989 – Televisão Verdade: estreia o Documento Especial, mostrando a realidade sem romantismo, com linguagem acessível, tratamento cinematográfico a temas relacionados ao dia-a-dia do brasileiro. Acusado de sensacionalista no começo, foi premiado com frequência.
  • 1990 – Copa da Itália: cem funcionários são enviados para a cobertura da Copa do Mundo, entre eles Paulo Stein, Osmar Santos e João Saldanha (que veio a falecer no último dia de cobertura).
  • 1991 – Anhembi: Cobre a inauguração do sambódromo de São Paulo, com os desfiles das escolas do carnaval paulista para todo o país.
  • 1991 – Noite Dia: a emissora passa a ter colunistas num jornal de fim de noite, comandando por Renato Machado num formato de revista.
  • 1993 – Carnaval Axé: primeira transmissão do carnaval de Salvador em rede nacional, com os trios elétricos dos circuitos Barra e Ondina;
  • 1995 – Carnaval de Manaus: cobre a inauguração do sambódromo de Manaus, com o desfile das escolas de samba amazonense pra todo o país.
  • 1995: O Programa de Domingo dá 10 pontos de média com um programa especial sobre as gêmeas siamesas britânicas, no dia da semana mais concorrido da TV.
  • 1996 – Na Rota do sucesso: com a estreia de Na Rota do Crime, primeiro reality show da TV, compõe uma linha de shows semanal só com programas jornalísticos: 24 Horas (seg), Câmera Manchete (ter), Marcia Peltier Pesquisa(qua), Business(qui) e Na Rota do Crime(sex). A Manchete garante a vice no Rio a partir das 17h.
  • 1996 – Olimpíadas: primeira vez que um telejornal passa a ser apresentado a partir da cidade-sede de um grande evento. Marcia Peltier comandou o Jornal da Manchete direto de Atlanta(EUA).
  • 1997 – Gustavo Kuerten campeão: única a cobrir a modalidade no país, a Manchete exibiu com exclusividade a vitória improvável e inédita de um brasileiro num torneio Grand Slam. Em 8 de junho, Gustavo Kuerten se consagrou campeão de Roland Garros, dando à Manchete a liderança com pico de 18 e média de 12 pontos na manhã de domingo.
  • 1998: Jogos olímpicos de Inverno com exclusividade
  • 1998: Copa do Mundo da França: O Jornal da Manchete é veiculado direto de Paris.
  • 1998 – Boris Yeltsin: Marcia Peltier é a primeira jornalista brasileira a entrar no Kremlin, e entrevista o líder russo para o Jornal da Manchete.

Por Diogo Montano

Diogo Montano é Bacharéu em Ciência da Computação, pós graduado em Gestão de Negócios, e trabalha há quase vinte anos unindo duas coisas que sempre gostou: comunicação e tecnologia. Cresceu assistindo à Globo e Manchete, canais de tv que tinham as melhores imagens da região. Em 1999, ainda antes de entrar na faculdade, publicou a primeira versão deste site, logo após a venda da Manchete.