Jiban, o Policial de Aço

Jiban foi inspirado no filme norte-americano Robocop, que foi um dos maiores sucessos do cinema. Estreou na Manchete em 1990.

Lançado no Brasil como Policial de Aço Jiban, é uma série de televisão do gênero tokusatsu, da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Foi exibida aqui pela Rede Manchete a partir de 1990.

Jiban, O Policial de Aço
Jiban, O Policial de Aço

Jiban foi inspirado no filme norte-americano Robocop, que foi um dos maiores sucessos do cinema. A produtora Toei Company, na época em que Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um “Policial Ninja”.

No entanto, graças ao ótimo êxito do “homem-máquina” de Detroit, a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban, em que o policial Naoto Tamura foi morto em uma missão, mas que acabaria sendo ressuscitado quase nas mesmas condições de Alex Murphy/Robocop, virando um “policial-ciborgue”. Todavia, o enredo de um “policial cibernético” fora abordado originalmente no anime/mangá O Oitavo Homem no Japão da década de 60.

História

O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

Jiban, O Policial de Aço
Jiban, O Policial de Aç

Personagens

  • Naoto Tamura (田村直人 Tamura Naoto?) / Detetive Móvel Jiban/Policial de Aço Jiban (機動刑ジバン Kidō Keiji Jiban?) – Um humano revivido como cyborg pelo Doutor Igarashi para lutar contra Biolon. Ele é capaz de reverter à sua identidade humana à vontade. Ele detém o posto de comissário de polícia (como robô) e detetive (como humano), mas sem que saibam de sua identidade, de um jeito todo atrapalhado. A programação de Jiban permite que ele siga estas diretrizes: Prender criminosos em qualquer circunstância sem um mandado; Punir criminosos em seu próprio julgamento, se acontecer de eles serem membros da Biolon; Use força letal dependendo das circunstâncias. Naoto teve sua segunda morte como Jiban, na luta contra Madogarbo, mas revive através do computador da experiência do Dr. Igarashi que só podia ser ativado pelo pingente de Ayumi.
  • Yoko Katagiri – chefe do departamento de polícia e superior de Naoto, tem uma relação de afeto com o colega de trabalho. Policial invocada, não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon. No fim da série ela descobre que Naoto é na verdade Jiban.
  • Ayumi Tamura/Igarashi (eps. 1 – 18, 20, 25, 35, 39, 46, 49 – 52) (Mayumi, no original) – Neta de Doutor Igarashi, ajudou o avô e o Sr. Yanagida a salvar Naoto e na criação do Policial de Aço Jiban. Perde a memória no meio da série depois que saltou de uma cachoeira, para não abraçar Jiban, já que nela havia sido colocado um anel-bomba. Foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele sob o nome de Midori Hayakawa. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva. Então, como último recurso, Jiban tem de retirar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto, seu irmão) no último episódio. Até lá, sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.
  • Seichiro “Seichi” Muramatsu – Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série. Atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko. Vive dando ordens a Naoto e quase sempre é pego pelas armadilhas de Biolon.
  • Doutor Kenzo Igarashi (eps. 11, 49) – Mentor do Plano Jiban. Para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressuscitando Naoto na pele do Policial de Aço Jiban entregando sua vida a Naoto.
  • Seiichi Yanagida (eps. 11 – 12, 17 – 19, 27, 34 – 35, 49 – 51) – Auxiliar do Doutor Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban. Para descobrir a base de Biolon, ele manda as coordenadas da base de Jiban a Biolon. Ao fazer aparecer o míssil, a localização de Biolon é descoberta. Ao Yanagida conseguir a localização, o míssil se dirigia a base de Jiban e manda a localização da base a Naoto, mas a base de Jiban é destruída pelo míssil de Biolon, sendo o custo de sua vida.
  • Ryu Hayakawa (eps. 20, 25, 35, 39 e 46) (Ryo, no original) – Aparece na série depois que Ayumi cai da cachoeira e perde a memória. Um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayumi com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso. Ryu tenta salvar Ayumi e Jiban do anel-bomba, Ryu leva o anel-bomba para longe e explode, sendo o custo de sua vida.
  • Bóris (Boy) – pequeno robô criado pelo Dr. Igarashi para ajudar Jiban, Ayumi e Yanagida. Foi adaptado ao robô Halley durante a série.
  • Halley / Halley Bóris (Harry / Harry boy) – Robô simpático, inicialmente aparece na série, mas é contra lutas e acha que só conseguiria entrar em um acordo apenas conversando, mas descobre que teria de lutar para manter a paz, sendo destruído, até depois ser reconstruído pelo chip de memória que ficou intacto. Halley, já de volta, ajuda Jiban para recuperar Ayumi, mas é destruído por Biolon. Após ser reconstruído, é unido a Bóris chamado de Halley Bóris. Para descobrir a base de Biolon, ele manda as coordenadas da base de Jiban a Biolon. Ao fazer aparecer o míssil, a localização de Biolon é descoberta. Ao Yanagida conseguir a localização, o míssil se dirigia a base de Jiban e manda a localização da base a Naoto, mas a base de Jiban é destruída pelo míssil de Biolon, tendo sido destruído definitivamente.
  • Shunichi Igarashi e Shizue Tamura Igarashi – Os pais adotivos de Ayumi. Shunichi é o filho do doutor Kenzo Igarashi, mas não é um cientista.
  • Michiyo Matsumoto – Uma servente que trabalha na Central de Polícia. Ela está sempre alegre e animada.

Biolon

  • Doutor Jean-Marie (Doutor Giba, no original) – O vilão principal e Chefe da organização criminosa Biolon, nasceu com o nome de Gibanóide da poluição de produtos químicos da empresa do Dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de biotecnologia. Ele utiliza a forma humana por maior parte da série e só no fim, que transforma-se no Gibanóide apenas para duelar contra Jiban. Um episódio aparece um sósia de Jean-Marie, ser humano, ator pai de um menino.
  • Madogarbo (17-51) – A maior criação do Doutor Jean-Marie. Vulgarmente como Cyborg Jiban Killer Mad Garbo, a exemplo de Mad Gallant que teve seu nome alterado no Brasil na série Jaspion, mas é chamada apenas de Madogarbo. Ela é um monstro bionóide poderoso, composta por 80% de metal e 20% de matéria orgânica, e tem praticamente todas as habilidades de Jiban, pois foi construída através de suas células. É armada com canhões no ombro e no meio da testa. Além de uma espada que aparece surgindo de sua mão, um escudo e uma motocicleta que rivaliza com Jiban. Logo em seu primeiro duelo com nosso herói, ela se mostra muito poderosa, mas recua (Ep.17). No episódio 33, surge a flor de lótus de 1000 anos em sua cabeça e nisso é feita uma operação e faz com que ela volte a forma humana, que engana Jiban com uma promessa de ser pacífica, mas no fim volta a forma bio. No episódio 34, ela, junto com o monstro Saionóide, são responsáveis pela morte de Jiban durante um duelo. No episódio 50, ela utiliza uma armadura idêntica a de Jiban e luta contra ele novamente, agora com a capacidade de controlar os três veículos do herói. E por último, no episódio 51, ela trava um duelo final contra Jiban, mas é morta pelo próprio herói.
  • Marshall e Cannon (Marsha e Karsha) – Irmãs, criações de Jean-Marie. Vaidosas, adoram roupas e jóias, além de possuirem formas “bionóides”. São destruídas pelo seu criador no último episódio por terem desertado da organização Biolon, após abandonarem Madogarbo sozinha na luta derradeira em que foi, finalmente, destruída por Jiban.
  • Monstros Bionóides – São monstros criados por Jean-Marie para destruir Jiban. Geralmente, esses monstros podem tomar forma humana.
  • Soldados Mascarados – Seres vestidos de preto criados por Jean-Marie para lutar contra Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.

Bionóides traidores

  • Pugy e Mugy (Bubi e Muku) – São criaturas que vivem na base de Biolon. Pugy tem a aparência de uma árvore com raiz, aparece em luta contra Jiban somente no primeiro episódio, agigantando-se, engolindo Jiban. Porém em seguida cospe Jiban para fora e volta ao pequeno tamanho normal, fugindo. Já Mugy são três criaturinhas em forma de pássaros. Sempre repetem o que o Dr. Jean Marie fala, mas se redimem ao conhecerem Ayumi, do episódio 49 em diante. Foram os únicos da organização Biolon que restaram vivos até o fim da série.
  • Kazenóide – Apareceu no sétimo episódio criado de um boneco imundo que era cuidado de uma menina. Depois de ser derrotado por Jiban, o monstro na forma humana é cuidado pela menina, tal fato que o tocou. De repente, ele espirra em um menino, sendo irmão da menina e para não explodir, para que o antídoto não se perca ele resolve se matar nas mãos de Jiban. Depois de derrotado, Jiban colhe o antídoto, mas Jiban fica tocado com as ações do monstro.
  • Pérola – Monstro pacífico criado pelo Biolon que era apenas direcionado ao amor. Apesar de possuir a forma humana, Naoto a conhece e tinha o desejo de ver o mar. Apareceu no episódio 32.
  • Baraonóide – Monstro que se encanta com Yoko, achando ser sua princesa do passado. Baraonóide e Jiban travam uma luta e Baraonóide queria que o atingisse para explodir a bomba levando Jiban consigo, mas Jiban o derrota e o ensina o que é a verdadeira honra, que faz o próprio Baraonóide se suicidar. Apareceu no episódio 36.

Outros

  • Rainha Cosmos (28-46) – Outra inimiga poderosa que vem a Terra para destruir Jiban. No início, se alia a Biolon. Mas em seguida, resolve tomar rumos próprios, querendo destruir até a organização Biolon, para dominar o mundo. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir na Terra um império só de mulheres, onde ela seria a rainha. Chegou a criar uma “filha”, Julia Cosmos, construída com uma única célula de seu corpo, e que usava um tipo de armadura medieval, mas esta foi derrotada. Rainha Cosmos é destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.