Cybercop: Policiais do Futuro

Uma equipe policial especializada em crimes altamente tecnológicos, num futuro não muito distante., fez dos Cybercop um sucesso acima do esperado. O supercomputador que queria dominar o mundo quebrou a sequência de seres alienígenas cada vez mais bisonhos, trouxe os heróis para um mundo possivelmente real. Estreou em 1990 e…

Computer Police Cybercop chegou logo após Flashman, e tudo indicava ser mais um esquadrão colorido lutando contra seres alienígenas. Mas pra nossa sorte, naquele momento em que havia uma super oferta de produções do subgênero Super Sentai (dos esquadrões fantásticos), o grupo de policiais mostrava características que os aproximavam mais da realidade. Acabou sendo um frescor importante que a levou a ter um desempenho acima do esperado.

Cybercop era um grupo da polícia metropolitana especializado em combater entidades artificialmente inteligentes (IA) num futuro que nós ainda tememos, onde computadores poderiam querer controlar os humanos. Essa realidade, apesar de futura ainda até hoje, se encaixa mais facilmente na rotina de uma cidade da vida real num futuro não tão distante..

A série estreou no segundo semestre de 1990 e permaneceu nas telas da Manchete até 1995 ininterruptamente, uma marca que nem Os Cavaleiros do Zodiaco (94 a 98) betriam.

Gerou subprodutos, como aa maioria das outras. Mas também ganhou um gibi próprio, publicado pela Editora Abril a partir de 1992, substituindo as publicações do Jaspion pela editora.

Curiosidade: O episódio piloto, feito em 1988, se propunha a ser mais uma do subgênero Super Sentai (esquadrão de heróis super equipado). Por isso trazia as performances conhecidas durante grandes movimentos, roupas coladas, etc… Mas os produtores acabaram fazendo ajustes, muito mais até para baratear custos do que qualquer outra coisa. Ficou mais realista, e acabou sendo uma das causas de ter feito sucesso maior que outras com orçamentos superiores.

A história de Cybercop

No ano de 1999, o crime tomou conta da cidade de Tóquio. Irremediavelmente superada e com armas, a Força Metropolitana de Polícia de Tóquio decide criar uma força-tarefa especial para combater a terrível situação. Codinome “ZAC” (Policial Armado de Seção Zero), este departamento de polícia foi projetado para missões especiais e seus membros são conhecidos como “Cybercop”. Para esta causa, os cientistas da polícia desenvolveram os “Bit Suits”, três armaduras de alta potência equipadas com a mais recente tecnologia: Marte, Saturno e Mercúrio. No primeiro episódio, um jovem misterioso, Shinya Takeda, aparece do nada e salva no dia seguinte ao uso de sua própria armadura, o Traje de Júpiter Bit. Após sua vitória, ele se junta a ZAC, que começa a lutar contra a organização maligna Armadilha Mortal, governada pelo Barão Kageyama, que consegue usar a força de vontade dos computadores para ganhar a dominação mundial.

À medida que as batalhas contra os inimigos avançam, os misteriosos poderes de Júpiter aumentam pouco a pouco e revelam um segredo: ele foi encontrado inconsciente pela Interpol usando sua armadura. Shinya Takeda é um amnésico: ele não se lembra quem ele é e o que fez. Apesar disso, ele recebe o apoio e amizade dos outros membros do ZAC (exceto Akira Hojo, o soldador de Mars Bit e comandante de campo do ZAC, que é ciumento e desconfiado de Takeda).

A amizade e a união entre os membros do ZAC crescem cada vez mais à medida que derrotam inimigos poderosos até o aparecimento de Lúcifer, outro homem misterioso vestindo armaduras semelhantes que odeia Júpiter. Aliado à Armadilha Mortal, Lúcifer tem armas mais avançadas e poderosas do que as de ZAC. Ele é o primeiro inimigo que pode derrotar Júpiter e os outros Cybercop. Na verdade, ele quase mata Júpiter.

Durante as batalhas contra ZAC, Lúcifer revela por que odeia Júpiter: segundo ele, ambos vieram do futuro e eram aliados na guerra entre a humanidade e os computadores, mas Júpiter supostamente traiu os humanos. Por causa de sua amnésia, Takeda não sabe se o que Lúcifer diz é verdade ou não, então ele decide lutar contra ele até a morte. No meio do duelo, no entanto, Júpiter se lembra da verdade: na verdade, havia três homens que vieram formar o futuro; O terceiro foi o Barão Kageyama, um dos membros da Armadilha Mortal no presente e o verdadeiro traidor. A partir daí, Lúcifer torna-se um aliado do ZAC, sem se juntar formalmente à equipe, apenas ajudando os Cybercop de tempos em tempos. Na verdade, ele aparece muitas vezes a tempo de mudar as coisas para ZAC quando eles estão enfrentando a derrota.

Depois de inúmeras batalhas, ameaças e perigos, ZAC e Lúcifer finalmente derrotam o Barão Kageyama, que morre em uma explosão de fogo. Em seus momentos finais, Kageyama revela seu verdadeiro propósito: garantir que o mundo seja governado pela IA, a fim de evitar um colapso ambiental. A explosão também faz com que um tubo de viagem no tempo apareça, levando ao futuro. Assim, Júpiter e Lúcifer retornam ao seu tempo adequado e o oficial do ZAC Tomoko Uesugi (que havia se apaixonado por Takeda) decide se juntar a eles. O mundo está seguro graças ao ZAC.

Os Cybercops

Corpapelator
JupiterShinya Takeda
MarsAkira HōjōShogo Shiotani
SaturnRyōichi MōriRyuji Mizumoto
MercuryOsamu SaionjiRyoma Sasaki
LuciferLuciferTakashi Koura

Allies

Os outros membros do ZAC

Vilões

Personagens acessórios

  • Presidente Ryuichi Kaido
  • Reiko Ando
  • Prince
  • Osamu’s Mother
  • Maki Ichijoji
  • Alisa
  • Koichi Tachibana
  • Akemi
  • Michiko Saegusa
  • Li Bai Long
  • Satoru
  • Yukari
  • Kazumi Mori
  • Naomi Moriomi
  • Keni
  • Kumi Mori
  • Kazu Hasosegawa

Episódios

  1. O Detetive Mais Forte! Júpiter Aparece (最強刑事ピ登場 Saikyō no Keiji! Jupitā Tōjō) (Data original: 2 de outubro de 1988)
  2. A cidade está afundando! Salve a Metrópolis à Beira-Mar (のがem上都市を救Ess machi ga Shizumu! Kaijō Toshi o Sukue) (Data original: 9 de outubro de 1988)
  3. Clash! O Tanque Cyborg (の突!サボの! Gekitotsu! Saibōgu Tanku!) (Data original: 16 de outubro de 1988)
  4. Traffic Panic! A Armadilha do Computador (交通ニコピーーの罠 Kōtsu Panikku! Konpyūtā no Wana) (Data original: 23 de outubro de 1988)
  5. A Prince In Trouble! Escape From The Dark Zone (危の Dāku Zōn kara no Dasshutsu) (Data original: 30 de outubro de 1988)
  6. Oda Targeted! ZAC In Big Trouble (狙れ織00! ZACAピNerawareta Oda! ZAC Dai Pinchi) (Data original: 6 de novembro de 1988)
  7. O Jato Assassino!! Fogo de guerra urbano em Tóquio (殺ェa!! 東京市戦 Satsujin Jetto! Tōkyō Jigaisen) (Data original: 13 de novembro de 1988)
  8. Eletric Dam Em Perigo! Operação Tokyo Darkness (危 東京黒黒戦 Ayaushi Denko Damu! Tōkyō Ankoku Sakusen) (Data original: 20 de novembro de 1988)
  9. The Racing Machine!! Blade Liner Aparece (の走a!! Gekisō Mashinレ登場! Burēdo Rainā Tōjō) (Data original: 27 de novembro de 1988)
  10. Um Hotel Fantasma!? Tantos Zumbis (幽霊ホ!? が Yūrei Hoteruっぱse? Zonbi ga Ippai) (Data original: 4 de dezembro de 1988)
  11. O Tanque Voador!! Vida ou morte na estrada (とぶ戦車!! ェ Sora Tobu Sensha闘! Haiuē no Shitō) (Data original: 11 de dezembro de 1988)
  12. As Danças do Dragão! Um Estranho Natal (のゴがふぎXの Doragon ga Mau! Fushigi na X Masu) (Data original: 18 de dezembro de 1988)
  13. O satélite está caindo!! Júpiter morre no trabalho!?  (衛星が落ちる!ジュピター殉職!? Eisei ga Ochiru! Jupitā Junshoku!?) (Data original: 25 de dezembro de 1988)
  14. Dous secreto!! Ele viu o futuro ilusória (のの秘i!! まぼろ未aをa Takeda no Himitsu!! Maboroshi Mirai o Mita) (Data original: 15 de janeiro de 1989)
  15. Change O Futuro!! O Soldado da Esperança, Júpiter (未を変ろ!! 希戦士iピa Mirai o Kaero!! Kibō no Senshi Jupitā) (Data original: 22 de janeiro de 1989)
  16. Hell’s Emissary?! Lúcifer aparece!  (地獄の使者!? Jigoku ァ登場 shisha!? Rushifā Tōjō) (Data original: 29 de janeiro de 1989)
  17. Lucifer’s Counterattack!! O Desafio do Diabo (ののァー逆襲!! 挑戦 Rushifā no Gyakūshū!! Akuma no Chōsenjō) (Data original: 5 de fevereiro de 1989)
  18. Boming Is Impossible!! Um OVNI Gigante aparece (ボ不能!! 巨AFO現る Bomingu Funō!! Kyodai UFO Arawaru) (Data original: 12 de fevereiro de 1989)
  19. Uesugi’s Mutiny!! A Detetive Perigosa (上杉反乱!! 危女刑事 Uesugi no Hanran!! Abunai Onna Keiji) (Data original: 19 de fevereiro de 1989)
  20. A Arma Assassina Rugindo!! Gigamax’s Power (のる必殺器!! 威力 Unaru Hissatsu Buki! Gigamakkusu no Iryoku) (Data original: 26 de fevereiro de 1989)
  21. O 5º Policial!? The Ultimate Cyber, Lúcifer (5目0コem!? バサバのァA Goninme no Koppu!? Kyūkyoku no Saibā Rushifā) (Data original: 5 de março de 1989)
  22. Fake Cybers!! A Crise Final de ZAC (のせサのバー!! ZAC絶体絶命 Nise Saibā! ZAC Zettaizetsumei) (Data original: 12 de março de 1989)
  23. O Ataque Assassino Final!! Onda Cibernética (最後必殺a!! サバニー)ェa saigo no Hissatsu Waza!! Saibānikku Uēbu) (Data original: 19 de março de 1989)
  24. The Missiles Fire!! Confronto na Base da Armadilha da Morte (のサ発進!! Misairu Hasshin突基siús; Gekitotsu Desutorappu Kichi) (Data original: 26 de março de 1989)
  25. A Soldado Feminina Assustadora! Luna Chega (恐怖女戦士登場 Kyōfu no Josenshi! Runa Tōjō) (Data original: 5 de abril de 1989)
  26. Destroy A Fortaleza Invisível!!  (見えない要塞をたたけ!! Mienai Yōsai o Tatake!!) (Data original: 12 de abril de 1989)
  27. Os bits cibernéticos estão quebrados!!  (こわれたサイバービット!! Kowareta Saibā Bitto!!) (Data original: 19 de abril de 1989)
  28. City Air Strike The Blimp Bomb (ののの爆!飛戦爆S Shiti Kūbaku! Kikōsen Bakudan) (Data original: 26 de abril de 1989)
  29. Assassinate Uesugi Hurry Cops (上杉殺!そコi Uesugi Ansatsu! Isoge Koppu)(Data original: 10 de maio de 1989)
  30. Dash Através da Montanha do Diabo!!  (悪魔の山を走りぬけ!! Akuma no Yama o Hashirinuke!!) (Data original: 17 de maio de 1989)
  31. O braço de trovão roubado (奪れサーーの Ubawareta Sandā Āmu) (Data original: 24 de maio, 1989)
  32. Loft É Atacado!!  (おそわれたロフト!! Osowareta Rofuto!!) (Data original: 31 de maio de 1989)
  33. Defend The Linear Car! (のニaをまもれ! Rineakā o Mamore!) (Data original: 7 de junho de 1989)
  34. The End of Deathtrap!!  (デストラップのさいご!! Desutorappu no Saigo!!) (Data original: 14 de junho de 1989)
  35. Request Top 10 Special Part 1 (のの・のの・ののの・集 Part1 Rikuesuto Toppu Ten Tokushū Pātto Wan) (Data original: 28 de junho, 1989)
  36. Request Top 10 Special Part 2 (のの・のの集 Part2 Rikuesuto Toppu Ten Tokushū Pātto Tsu) (Data original: 5 de julho, 1989)

Elenco

  • Shinya Takeda/Júpiter: Tomonori Yoshida
  • Tomoko Uesugi: Mika Chibaba
    • Falso Tomoko Uesugi (19): Mika Chiba
  • Akira Hojyo/Mars: ShoSho
  • Ryoichi Mori/Saturno: Tom Saeba (creditado como Ryuji Mizumoto)
  • Osamu Saionji/Mercury: Ryoma Sasaki
  • Lucifer: Takashi Koura
  • Tenente Shimazu Mizue: Atsuko Mita
  • Daisuke Yazawa: Shuhei Suzuki
  • Miho Asakura: Hiromi Onishi
  • Barão Kageyama: Junya Sato
  • Dr. Ploid: Ken Okabe
  • Mme. Durwin: Tomo
  • Dr. Einstein (1-24): KenKen
  • Luna (25-34): Masa
  • Führer/Narrador: Goro Mutsumi
  • Fala Sintetizada de ZAC: Tembar