Um dos logos do evento.

Copa do Brasil pela Rede Manchete

Em 1994, a Rede Manchete transmitiu a Copa do Brasil com exclusividade, sob narração de Osmar Santos, Paulo Stein e Oscar Ulysses. O projeto esportivo da emissora começou no ano anterior, com a exibição do Campeonato Paulista e das Eliminatórias da Copa do Mundo. O projeto envolvia, além do futebol de campo, também Futsal, Fórmula 3, Fórmula Indy, Boxe, Volei e Natação, todos dentro da faixa A Grande Jogada, que ocupava os sábados e domingos da emissora.

A Copa do Brasil de Futebol estava em sua quinta edição. A competição foi criada em 1989 por iniciativa dos times menores, descontentes com a redução do número de participantes da Copa União (a liga oficial da CBF que substituiu o Campeonato Brasileiro em 1987).

Com 32 clubes e um formato similar a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras, sempre no formato “mata-mata” – onde o clube derrotado era eliminado da competição – a Copa do Brasil como importante atrativo uma vaga na Libertadores do ano seguinte para o campeão (assim como o Campeonato Brasileiro).

Final da Copa do Brasil 94 - Manchete

Sociedade com Osmar Santos

O torneio foi transmitido pela Band até 1992 e passou para a Rede OM/Gazeta, em 1993,quando a emissora teve Galvão Bueno no comando do seu Esporte. Mas em 1994, com o declínio da rede paranaense, o locutor Osmar Santos, num formato de sociedade com a Rede Manchete, conseguiu os direitos do torneio.

A empresa de Osmar já havia conseguido, no ano anterior, a transmissão não exclusiva do Paulistao pela emissora. Também fechou os Campeonatos Carioca e Italiano de 94. Mas a Copa do Brasil foi a joia da coroa. O próprio Osmar Santos, acompanhado por seu irmão Oscar Ulysses, além de Paulo Stein(com Marcio Guedes), narravam os jogos.

A TV Manchete exibia os jogos da competição e pagava as hospedagens e os transportes das delegações. Pagos os custos de transmissão, a emissora e Osmar dividiam igualmente os lucros. Era vantajoso pra uma nova Manchete, que procurava agir da forma menos arriscada possível financeiramente.

Acidente

Mas em 1994, o locutor sofreu um acidente que o deixou com paralisia parcial na face, afetando sua fala. O esporte que a Manchete construia sofreu um grande desfalque, e o projeto perdeu fôlego.

Em 1995, buscando se fortalecer no Esporte para ter resultado bom na copa daquele ano e nas olimpíadas de 96, o SBT cobriu as propostas da Manchete, levando a Copa do Brasil a Fórmula Indy para o canal paulista.

Tomada de bola e gol contra

A Manchete já vinha se preparando para mais um ano de competição, inclusive fazendo lobby para a entrada de quatro novos clubes na competição. O motivo foi o fato do Flamengo não ter conseguido uma vaga para aquele ano.

O Volta Redonda, time do interior do Rio e de poucos torcedores, se classificou para a Copa do Brasil ao vencer a Copa Rio, competição que os clubes grandes disputaram com equipes reservas. Pela regra, os campeões das Taças Guanabara e Rio ganhavam as duas vagas do Estado, ou seja, Vasco e VR. A Manchete queria incluir o Flamengo, o time com a maior quantidade de torcedores nos outros Estados, que pedeu o título para o Voltaço. E acabou conseguindo, aumentando a relevância da competição,sem saber, para o SBT.