Clodovil foi presença diária por 5 anos na Manchete

Contratado para comandar uma revista feminina todas as tardes, o estilista logo ganhou seu programa solo, o Clô Para os Íntimos. Em seu atelie/estúdio, o estilista e apresentador Clodovil recebia gente importante para falar sobre a vida e dar dicas de moda.

Em 1982, Clodovil deixou a Globo – onde comandava um quadro de moda no TV Mulher – passa por alguns meses pela Bandeirantes, e aterrissa como principal estrela da embrionária programação feminina da Rede Manchete.

Por lá ficaria até 1988, todas as tardes, se tornando rapidamente uma das mais comentadas atrações da emissora. O sucesso de repercussão e audiência, no entanto, tinha por base a mesma característica que lhe causaria uma polêmica demissão, apenas cinco anos após sua contratação: sua sempre debochada e afiada língua.

Clodovil estreia com o Manchete Shopping Show

O costureiro Clodovil ficou popular quando comandou um quadro de moda no TV Mulher, da Globo, em 1981. Mas saiu logo. Comentou-se, na época, que Clodovil e Gabi não estavam se entendendo, pois o costureiro queria ter uma participação maior que a jornalista. Marilia era a líder do time, que tinha também Martha Suplicy em um quadro sobre comportamento e sexo.

Equipe de apresentadores do Manchete Shopping Show- 1984
Equipe de apresentadores do Manchete Shopping Show- 1984

No final de 1983, depois de apresentar por alguns meses um programa semanal noturno, o apresentador se transfere para a Manchete, para fazer um programa vespertino diário nos moldes do TV Mulher.

O formato era de uma revista feminina, com entrevistas, atualidades, moda, psicologia e variedades. O “Manchete Shopping Show“, ia ao ar diariamente das 15h às 17h. No papel de titular, Clodovil tinha a companhia de apresentadores de quadros segmentados, como Sandra Cavalcanti, Neila Tavares, Eduardo Mascarenhas e Roberto Barreira. Clique aqui e saiba mais sobre o Manchete Shopping Show.

Clô Para os Íntimos: programa solo

Imagem de Clô para os Íntimos da Rede Manchete
Logo do programa Clô Para os Íntimos

Dois anos depois, em 1985, Clodovil deixa o “Shopping Show” para desenvolver o programa “Clô para os íntimos“. Também diário, o programa estreou no início de 1986 às 18h50, onde o apresentador conduzia entrevistas com personalidades. Era uma co-produção da Rede Manchete com a Equipe A, de São Paulo.

A descrição do programa, segundo divulgação da própria Manchete, dizia:

Dia 14/fev/1986, sexta-feira, às 18h50min, estreou Clô Para os Intimos, com a presença de gente famosa no requintado chá oferecido pelo apresentador a seus convidados. O arremate dos encontros diários com o costureiro ficava por conta de seu afiado senso de humor.

Cló Para os Intimos – Em seu atelie/estúdio, o estilista e apresentador Clodovil recebe gente importante para falar sobre a vida e dar dicas de moda. Direção-geral: Eduardo Sidney. Direção executiva: Fernando Couto: Produção geral: Sônia Israel

Nesta época, Agildo Ribeiro satirizava Clodovil com o personagem “Clô Clô”, em seu programa semanal da TV Bandeirantes.

No programa, o apresentador conseguiu a presença de inúmeras personalidades da época, como Fernanda Montenegro, Myrian Rios, Luiz Carlos Barreto, Augusto Boal, Malcolm Roberts e Elizeth Cardoso.

Meses depois, em agosto de 1986, passou a ocupar a faixa das 13h, derrubando o “De Mulher para Mulher” e “Mulher de Hoje“, dois programas derivados do antigo “Shopping Show”.

Polêmica com deputados e demissão

O programa saiu do ar em 1988, depois que Clodovil, encarando a câmera, perguntou: o “Congresso está votando na Constituinte ou na Prostituinte“. Os jornais noticiaram que logo após o programa, o então deputado e Presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, teria telefonado para Adolpho Bloch e teria pedido sua cabeça. No dia seguinte, Clodovil foi demitido da Manchete.

Quando falei naquela época na televisão: ‘Escuta aqui, isso é uma constituinte ou uma prostituinte?’, o Ulysses Guimarães ligou pra Manchete e disse assim: “Tire esse viado filho de uma p*** do ar hoje!”, relembrou Clodovil anos depois

Clodovil, em 1988, sobre sua demissão da Manchete

O polêmico estilista voltaria ao canal em 1992, no período em que a emissora esteve sob gestão do Grupo IBF, com o talk-show diário “Clodovil Abre o Jogo“.