Sailor Moon

Sobre Sailor Moon

Sailor Moon estreou na Manchete no dia 05 de maio de 1996. Embalada pelo sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, a emissora adquiriu mais três séries do gênero Anime para compor o pacote de novidades comemorativos aos seus 13 anos. As outras duas foram Shurato e Samurai Warriors, que estrearam na mesma época.

A série era exibida em dois horários: às 8h30 da manhã e  reprisada às 17h30. Formava com Samurai Warriors, Shurato e Os Cavaleiros do Zodíaco, a faixa de animes da emissora com duração total de 3 horas diárias em cada turno.

A Manchete exibiu somente a primeira temporada, que terminou em 1997. A audiência era satisfatória, mas a emissora acreditava que conseguiria maior repercussão com programas infantis de produção nacional, como o Clube da Criança e Vila do Tiririca.

Como é tradição no Japão, a versão animada segue as linhas gerais do mangá, sendo do mesmo género e apresentando poucas personagens diferentes. Possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, que compreende os primeiros 46 episódios, Sailor Moon R (“Return”), do episódio 47 ao 89, Sailor Moon S (Super), os episódios 90 a 127, Sailor Moon SuperS (Super Senshi), os episódios 128 a 166 e Sailor Moon Stars que compreende os capítulos 167 a 200.

A produção teve direcção (realização) de Junichi Sato o qual dirigiu também Kaleidostar outro anime de relativo sucesso. Como curiosidade, Tadano Kazuko, desenhista de personagens da série, informou que ao final da primeira fase (Sailor Moon) milhares de mães japonesas ligaram para os estúdios querendo saber se haveria continuações, preocupadas com suas filhas que não mais se alimentavam corretamente e, além disso, foram necessários muitos cortes para a exibição nos Estados Unidos, inclusive de toda a última parte da série.

A série deu origem a outras variações, já nos anos 2000: Sailor Moon R (Return), Sailor Moon S (Super), Sailor Moon SuperS (Super Senshi) e Sailor Stars. Foi produzido pela Toei Animation, a mesma empresa de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

Personagens de Sailor Moon

Principais

Usagi Tsukino; (Serena Tsukino no Brasil, Bunny Tsukino em Portugal)
A personagem principal da série, Serena/Bunny é uma estudante folgada, com um coração de ouro. Ela transforma-se em “Sailor Moon”, guerreira que luta em nome do amor e da justiça. a lua em japonês é tsuki.serena passa a ser a gostar do mascarado fica logo corada quando ve ele

Mamoru Chiba; (Darien Chiba no Brasil, Gonçalo Tiba em Portugal)
O namorado e verdadeiro amor de Usagi. Ele transforma-se em ‘Tuxedo Kamen’ (Mascarado em portugal e Tuxedo Mask no Brasil), e ajuda as sailors em seus combates. No mangá, possui muito mais importância.

Chibiusa; (Rini no Brasil, Chibiusa em Portugal)
Filha de Usagi e Mamoru no futuro. Ela transforma-se em “Sailor Chibimoon”.

Ami Mizuno; (Amy no Brasil, Ami Mizuno em Portugal)
A amiga mais inteligente de Usagi. Ela transforma-se em “Sailor Mercúrio”, tem os poderes da água e sonha em ser médica, como sua mãe. a água é o penúltimo elemento da astrologia chinesa e mercúrio em nihongô é suisei e significa em português, o planeta da água ou a estrela da água

Rei Hino; (Rei no Brasil, Rita Hino em Portugal)
Uma sacerdotisa que estuda em uma escola particular só para meninas. Ela transforma-se em “Sailor Marte”, com poderes de fogo. Muito forte, decidida e um pouco arrogante. Adora íncomodar Usagi, mas no fundo são boas amigas. o fogo é o primeiro elemento da astrologia chinesa, o planeta marte em nihongô é kasei e significa em português, o planeta do fogo ou a estrela de fogo

Makoto Kino; (Lita no Brasil, Maria Quino em Portugal)
A mais alta e a mais conflituosa do grupo que mora sozinha, porque seus pais morreram em um acidente de avião. Ela transforma-se em “Sailor Júpiter”, com poderes de trovão, luz, céu e árvore. É uma ótima cozinheira. a madeira é o último elemento da astrologia chinesa, o planeta júpiter em nihongô é mokusei e significa em português, o planeta da madeira, estrela da madeira ou planeta da planta.

Minako Aino; (Mina no Brasil, Joana Lima em Portugal)
Ela agia por conta própria como “Sailor V” antes de juntar-se às outras guerreiras Sailor. Ela transforma-se em “Sailor Vênus”, guerreira do amor e da beleza. Junto dela está o guardião Artemis. Ela Usa poderes metálicos e de luz. o metal é o terceiro elemento da astrologia chinesa, o planeta vênus em japonês é kinsei e significa em português, planeta metálico ou a estrela metálica.

Coadjuvantes, figurantes ou atuantes

Setsuna Meiou; (Setsuna no Brasil, Suzana Melo em Portugal)
Ela parece de forma discreta ajudando Chibiusa a voltar para o passado e encontrar Sailor Moon, mas depois ela aparece com Michiru Kaioh e Haruka Tenoh, com seu talismã usado para salvar a Terra. Ela transforma-se em “Sailor Plutão”, guerreira da Porta do Tempo. Trista Usa poderes do tempo.o planeta plutão em nihongô é meiousei e significa em português, o planeta do mundo e dos mortos.

Michiru Kaiou; (Michiru no Brasil, Mariana Kaioh em portugal)
Ela é inteligente, bonita, elegante, muito feminina, culta e bem-educada, ela é para os outros, uma mulher perfeita. Ela toca violino, piano e pinta quadros, tendo inclusive um chamado “Espaço” em um museu.Estuda em um dos colégios mais difíceis de Tóquio, o Mugen High School, onde só estudam as pessoas mais inteligentes e ricas do país. Como Sailor, no entanto, deixa a postura de boa moça de lado e põe-se a lutar. Simpatiza muito com Mamoru. Ela transforma-se em “Sailor Netuno”, guerreira dos Mares. Michelle Usa Poderes dos mares, diferentes da emi. o planeta netuno em nihongô é kaiousei e significa em português, o planeta dos mares.

Haruka Tenou; (Haruka no Brasil e Portugal)
Ela é uma esportista nata. Aficcionada principalmente por carros esporte e corridas, seu espírito é o de competição.Além disso, ama Michiru, mas o romance delas não é vulgar, elas se protegem e ajudam uma à outra, além de dividirem a mesma cama. Haruka também é bem mulherenga, ela chega a paquerar uma enfermeira, mesmo que doente, enquanto Michiru assistia uma apresentação artística, por sorte, Michiru chega segundos antes de Haruka puxar a enfermeira, que estava curtindo o assédio, e explicou que apesar de Haruka parecer muito um homem é, na verdade, uma mulher com preferência sexual por mulheres. O adultério não ocorreu.Ela Transforma-se em “Sailor Urano”, guerreira do céu e da transformação. Ela Usa Poderes diferentes da lita. o planeta urano em nihongô é tenousei e significa em português, o planeta dos céus e das transformações.

Hotaru Tomoe; (Hotaru no Brasil, Octávia Tomoe em Portugal)
Ela é uma menina tímida e ensimesmada. Não tem amigos, pois teve problemas na escola em que estuda a Mugen High Scholl. Hotaru é muito fraca fisicamente e é comum que sofra desmaios e perdas de memória. A sua primeira amiga de verdade é ChibiUsa e só muito mais tarde se torna amiga das outras sailors, sendo que fica mais próxima de Sailor Plutão, Sailor Neptuno e Sailor Urano. Ela transforma-se em “Sailor Saturno”, guerreira da criação e da destruição.A Rini ou Haruka São Amigas de Hotaru. Ela usa poderes das destruições.a terra é o segundo elemento da astrologia chinesa, o planeta terra em japonês é Chikyuu e significa em português, o planeta de todos nós ou planeta de outros seres vivos.

Gatos

Luna (Sailor Moon) (Luna ou Lua) — É a primeira dos três gatos guardiões a aparecer. É ela que dá o alfinete de transformação a Sailor Moon e as canetas de transformação a sailor Mercurio, Marte e Jupiter. Ela tem um papel muito importante, pois é ela que muitas das vezes detecta a presença de inimigos. Junto com Ami, ela faz pesquisas e conhece o passado da época do Milenino Prateado. Originalmente, Luna é uma gata, mas na versão de Portugal é reconhecida como um gato.

Ártemis (Ártemisa) — É o segundo gato a aparecer (em Portugal, Ártemis é uma gata). Ele surge no episódio 33 em companhia de Sailor Venus. Foi ele que lhe deu a caneta de transformação. Sua função é a de guiar Luna na formação das outras guerreiras e ajudar Luna a encontrar informações sobre os inimigos.

Diana — É a filha de Luna e Ártemis. No mangá ela aparece quando as guerreiras vão ao futuro, mas no anime ela surge antes da quarta temporada. Ela é a gata de Chibiusa e vai com ela para todo o lado.

Texto originalmente escrito por Diogo Montano, em 24/09/1999

Sinopse de Sailor Moon

Em Tóquio, Usagi Tsukino é uma menina chorona, comilona e comum. Num certo dia, no caminho para a escola, ela encontra um grupo de rapazes batendo numa gata de rua.

Usagi salva a gata e tira um penso da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua (Luna em Portugal) e entrega-lhe uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demónios e unir-se com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra. Usagi recebe um broche especial que a transforma na guerreira Sailor Moon quando ela grita “Pelo poder do Prisma Lunar”. Sua arma especial é a Tiara Lunar, a qual ela lança dizendo “Tiara Lunar, acção”. Mais tarde Lua dá-lhe uma caneta que permite-lhe transformar-se em qualquer tipo de profissional, basta dizer “poder lunar”.

Enquanto as outras guerreiras não aparecem, começam a surgir monstros por todo a Tóquio e Usagi, com a ajuda do misterioso Tuxedo Mask (um rapaz que luta usando rosas e veste um smoking), aprende a derrotá-los. A rainha do mal, Beryl, deseja reviver sua terrível líder Metallia (Energia Mega) (a própria energia que a tomou) e para isso, envia os seus generais: Jadeite(Jedite), Nephrite (Neflite), Zoicite (Ziocite) e Kunzite (Malachite) para roubar energia humana através de terríveis monstros. Ela precisa do lendário Cristal de Prata (em Portugal chama-se Cristal Prateado), há muito perdido, para reviver a sua mestra, mas as Sailors também o procuram.

A primeira Sailor a ser encontrada, Ami Mizuno (Sailor Mercurio), estudava na mesma escola de Usagi e estava num curso de informática quando foi encontrada. O poder de Sailor Mercurio são as bolhas de água e ela grita “Bolhas de Mercúrio, espalhem se” (em Portugal “Espuma de sabão, espalha-te”) e assim forma-se uma cortina de vapor.

Pouco depois, as duas encontram Rei Hino (Rita em Portugal) (Sailor Marte) num templo. Rei mora e trabalha no templo Hikawa com o seu avô. O seu poder é o fogo e ela invoca-o dizendo “Fogo de Marte, ascenda-se” (em Portugal “Alma de Fogo, arde”). Então sai uma bola de fogo pelos seu dois indicadores unidos. Ela também é uma menina sensitiva e sabe como afastar espiritos malignos e energias negativas. Ela estuda numa escola especial para meninas.

Muito tempo depois duas novas alunas matriculam-se na escola de Usagi e Ami, Makoto Kino (Sailor Jupiter)(Lita no Brasil e Maria em Portugal) e Minako Aino (Sailor Venus) (Mina no Brasil e Joana em Portugal), que surge com o seu gato guardião Artemis (gata, Artemisa em Portugal). Makoto é uma garota muito forte, tem muitas habilidades, como dotes culinários, é alta e hábil, o seu poder é o relâmpago. Ela o invoca gritando “Trovão de Júpiter, ressoe” (em Portugal “Supremo trovão”) e então um forte relâmpago sai da tiara dela. Já Minako é uma garota doce e meiga, seu poder é um laser poderoso que ela atira pelo indicador direito dizendo “Raio de Venus, fulmine” (em Portugal “Raio crescente”). Ela é a última Sailor a aparecer e por isso todas as outras pensam ser ela a princesa, mas não é ela.

As Sailors descobrem que Tuxedo Mask também quer o Cristal de Prata. Quando os inimigos descobrem como consegui-lo, o jovem herói de Sailor Moon, que a salva sempre que esta se encontra em apuros, parece ser inimigo das guereiras. Os generais da Rainha do Megaverso, a Rainha Beryl, devem juntar os chamados Sete Cristais do Arco-Íris e só assim aparecerá o Cristal de Prata. Esses sete cristais foram confinados no corpo de sete pessoas diferentes, que eram demónios numa vida passada e voltarão a ser se o cristal for retirado do seu corpo. Sailor Moon então ganha o Cetro Lunar, que tem o poder de transformar os demónios novamente em humanos, basta que ela diga “Cura Lunar, ação” (em Portugal “Ceptro lunar de curar”).

Na busca pelos Cristais do Arco-Íris, os vilões do Megaverso ficam com quatro enquanto as Sailors possuem apenas um e Tuxedo Mask dois. Ziocite descobre a identidade de Tuxedo Mask e tenta enganá-lo para obter todos os cristais. E por um momento ele consegue reuní-los, mas nada acontece.

Revela-se então toda a verdade: Tuxedo Mask é na verdade Mamoru Chiba, um rapaz que vive em conflito com Usagi, mas durante a saga fica visível que os dois se amam no meio de tantas brigas, uma prova disso é que Usagi segue-o para a armadilha de Ziocite porque está preocupada com ele. E por ter seguido Mamoru, Usagi expõe-se e revela a sua identidade a fim de protegê-lo e acaba por descobrir que ele é Tuxedo Mask. Num acto de maldade e vingança Ziocite tenta acabar com Sailor Moon e Tuxedo Mask protege-a acabando ferido. Neste momento os dois lembram-se das suas histórias e que se amavam desde sempre.

Usagi e Mamoru lembram-se que há muito tempo, havia na Lua um reino próspero conhecido como Milénio de Prata onde viviam a Princesa Serenity e suas defensoras, chamadas “Sailors Scouts”; Sailor Mercurio, Sailor Marte, Sailor Venus e Sailor Jupiter.

Esta princesa apaixonou-se pelo príncipe da Terra, Endymion, e então os seus problemas começaram, pois a rainha do Megaverso, a malévola Rainha Beryl era loucamente apaixonada por ele. Possuída pela energia negativa, a energia Mega, Beryl invadiu a Lua e acabou por derrotar todas as “Sailors Scouts” e a rainha da Lua Serenity, que num último ato abdicou da sua vida para salvar a sua filha, a Princesa, todas as Sailors e Endymion e dar-lhes uma nova oportunidade de viverem na Terra. E para encontrá-los e protegê-los enviou Lua e Artêmis para a Terra em busca das suas reencarnações. (Usagi) descobre que é a Princesa da Lua e que o seu grande amor Endymion é Mamoru. E o amor dela por Mamoru atrai os Cristais do Arco-Íris e une-os com uma das suas lágrimas, transformando-a no Cristal de Prata, que se encaixa no seu Cetro Lunar. Com o poder do Cristal ela afasta os inimigos, mas Mamoru é capturado pelo Megaverso e forçado a segui-los. A Rainha Beryl era apixonada por ele e tentou corrompê-lo com a energia maligna para que ele a servisse e ficasse ao lado dela.

As guerreiras derrotam todos os generais e monstros até chegarem às portas do Megaverso e nessa batalha, as Sailors acabam por sacrificar as suas vidas, sobrando apenas Sailor Moon para acabar com a Energia Mega. Ela tem que enfrentar Mamoru, enfeitiçado pelo poder maligno, mas a heroína consegue fazê-lo acordar e lembrar-se de tudo. Usagi então derrota Beryl, que esta unida à Metallia (energia Mega) e usa o poder do Cristal de Prata para ressuscitar todos e escolhe viver no planeta Terra como uma garota normal em vez de se tornar novamente Serenity,com isso todos acabam perdendo a memória, com exceção de Lua e Artêmis. Assim termina a primeira fase do anime.

Texto originalmente escrito por Diogo Montano, em 24/09/1999

Sailor Moon – Um sucesso cancelado pela metade

Finalmente elas estão de volta! Depois de quatro anos fora do ar – o desenho estreou em 1996 na extinta Rede Manchete e foi cancelado (somente a emissora exibiu a primeira fase) – Sailor Moon está de volta, agora pelo Cartoon Network. E o mais legal dessa novidade é que capítulos inéditos podem pintar por aí, já que o anime saiu do ar no último episódio da primeira fase. A série completa tem 200 episódios, divididos em cinco fases: Sailor Moon, Sailor Moon R (Return), Sailor Moon S (Special), Sailor Moon Super S e Stars.

A Terra em perigo

Serena Tsukino não é um exemplo de guerreira. Chorona e burrinha, a heroína tem boas intenções, mas sempre se mete em encrencas. Um dia, enquanto corria para a escola, Serena salvou uma gatinha das garras de garotos. À noite, a mesma gatinha entra pela janela do quarto da menina e desata a falar apresentando-se como Lua.

A missão da gatinha é encontrar as guerreiras da Lua que haviam reencarnado na Terra para proteger o planeta de vilões que logo chegariam.

Serena não entende nada mas adora o broche que Lua lhe dá. O enfeite é uma peça mágica que transforma a garota em Sailor Moon, guerreira protetora da Terra.

Na primeira fase de Sailor Moon, a principal vilã é a Rainha Beryl. Ela vem com seus generais Jedite, Ziocite, Neflite e Malachite, do Megaverso para dominar a Terra. E para ajudar Serena, surge das sombras o misterioso herói Tuxedo Mask, sempre carregando uma rosa vermelha.

Além dele, também aparecem outras garotas. Ami, estudante inteligente que transforma-se em Sailor Mercury; Ami (Sailor Mars) tem poderes espirituais; Lita (Sailor Jupiter) é forte e boa cozinheira e Mina (Sailor V ou Venus). Este é o time da primeira fase.

Os personagens

Serena Tsukino
Atrapalhada, chorona e comilona, Serena tem 14 anos e transforma-se na guerreira Sailor Moon.

Ami Mizuno
É muito inteligente e tímida. Transforma-se em Sailor Mercury.

Rei Hino
É briguenta e é Rei, a Sailor Mars.

Lita Kino
É muito forte e ótima cozinheira. Transforma-se em Sailor Júpiter.

Mina Aino
Foi a primeira a lutar contra o mal, disfarçada de Sailor V, ou Sailor Venus. Está sempre acompanhada de Artêmis, seu gato falante.

Lua
Gatinha que chegou do reino da Lua para encontrar as Sailors na Terra.

Rainha Beryl- Beryl
Destruiu o reino da Lua e agora deseja conquistar a Terra.

Reportagem do site Herói

Texto originalmente escrito por Ricardo Santos de Almeida, em 11/04/2005