Logo do Cometa Alegria

Cometa Alegria teve a primeira apresentadora infantil negra da TV

A década de 80 ficou marcada, entre outros fatos importantes, pela passagem do Cometa Halley pela Terra, principalmente as crianças ficaram agitadas com a possibilidade de ver o astro. Os veículos de comunicação exploraram a imagem de sucesso do cometa para vender produtos ligados a ele e uma verdadeira invasão de objetos do espaço aconteceu no mundo infantil, o programa Balão Mágico da Rede Globo ganhou um personagem baseado no cometa e a Rede Manchete dois anos depois ganhou o Cometa Alegria.

Apresentado por Cinthia Raquel e Patrick Oliveira, com 8 e 7 anos, respectivamente, o Cometa Alegria era ambientado em um planeta com objetos exóticos e sem auditório, onde os apresentadores, vestindo roupas futuristas e coloridas, anunciavam a “próxima aventura”. O modelito do cabelo de Patrick baseado em Chitãozinho e Xororó e os trejeitos de Cinthia Raquel logo conquistaram as crianças de todo o país.

O Cometa foi o primeiro trabalho de Cinthia Raquel na televisão. Também foi a primeira vez que uma criança negra aprentou um programa de TV,. Cinthia migrou para a TV Cultura após o fim do Cometa, ondedeuvida à personagem Biba, da premiada série “Castelo Ra Tim Bum”.

Cinthia Raquel no Cometa Alegria
Cinthia Raquel no Cometa Alegria

O infantil Cometa Alegria era exibido às 8h da manhã, e tratava-se de mais uma sessão de desenhos animados da emissora, que em sua maioria exibia o acervo do Clube da Criança alguns da Hanna-Barbera, além de Mangás, entre os quais Os Cavaleiros do Zodíaco que tornou-se uma febre em todo o mundo. O Programa ainda era uma encenação “espacial”, ensinando e divertindo as crianças com temas sobre astros, viagens interplanetárias, utilizando conceitos de geografia, história e outras matérias.

Cometa Alegria transformou a vida das duas crianças, Cinthia Raquel começou a cantar com o Jairzinho e fez Shows por todo o Brasil, enquanto Patrick Oliveira começou a trabalhar com dublagens.

O Cometa acabou em 1992, quando a emissora passou para as mãos do Grupo IBF, e a nova gestão decidiu colocar Angélica nas manhãs. A mudança foi desfeita um mês depois, e para reativar a alegria matinal, foi chamada a atriz mirim Duda Litte.

Duda saiu da Rede Globo para apresentar o Dudalegria, que ficou no ar até 1996.

Texto originalmente escrito por Eduardo Yugo Ogura, em 08/06/2006